Realizar a aferição de pneus na frota traz muitos benefícios à sua gestão. Dentre eles, um melhor controle do desgaste dos pneus, evitando que sejam descartados antes de completar sua vida útil.
A aferição, ou inspeção de pneus, é uma prática para medir a pressão e profundidade dos sulcos dos pneus. A mesma é muito comum de ser negligenciada devido ao trabalho que costuma dar:
É preciso pegar os papéis e pranchetas, medidores de sulcos e pressão, e fazer o processo de aferição em cada pneu de cada veículo da frota. Dependendo do tamanho das operações, torna-se uma rotina maçante.
Ao mesmo tempo, é uma etapa crucial para garantir a economia da frota, com pneus de maior durabilidade e desempenho. Como alternativa, utilizar um cronograma de aferições ajuda a planejar o tempo necessário e ter a mão-de-obra disponível para tal.
Essa ferramenta traz maior praticidade e organização para a sua operação, indicando as datas corretas para você acompanhar os dados dos pneus.
Para isso, já foram desenvolvidas ferramentas que proporcionam máxima produtividade neste processo. A seguir, conheça:
- Como montar um cronograma de aferição de pneus?
- Quais ferramentas utilizar para criar o cronograma de aferição de pneus?
Como montar um cronograma de aferição de pneus?
Para começar o seu cronograma de aferição de pneus, montar um inventário de veículos e pneus da operação pode ser o melhor primeiro passo, caso ainda não tenha sido registrado.
Uma das informações mais importantes que você precisa nesse momento é o número de identificação do pneu. Assim, você tem o necessário para começar a agendar as inspeções de cada ativo e registrar os dados encontrados para cada pneu.
O que incluir no cronograma?
O seu cronograma deve conter algumas informações básicas, como a identificação da placa, do pneu, a posição em que está instalado e sua quilometragem rodada. Você pode ainda adicionar outras informações que considerar pertinente incluir para analisar posteriormente.
Agora, o que não pode faltar de maneira alguma são:
- Data da última aferição de pneus;
- Data prevista para a próxima aferição.
É interessante também ter a visualização da previsão de troca dos pneus, facilmente identificado quando for a hora de encaminhá-los à recapagem quando chegar a hora.
Quando fazer as inspeções de pressão e profundidade dos sulcos?
A ideia do cronograma visa também dar um entendimento maior sobre a resposta a essa questão. O mais comum é a medição de pressão ser realizada uma vez por semana e, a de profundidade dos sulcos, uma vez ao mês.
Porém, conforme você coletar e acompanhar esses dados, pode notar que as datas podem ser mais distantes ou mais próximas.
Para explicar melhor, você pode se deparar com pneus que mantêm a pressão constante semana após semana, apresentando pequenas variações apenas dentro de um 15 ou mais dias.
Dessa forma, vai economizar o tempo do inspetor (ou o seu próprio, caso seja sua responsabilidade) ao aumentar o prazo de aferição para a cada 15 dias.
O contrário também pode acontecer, no caso da inspeção dos sulcos. Se encontrar diferenças muito grandes de um mês para o outro, pode diminuir esse tempo de aferição de pneus para 20 ou 15 dias.
Assim, você consegue identificar com mais facilidade o que está acontecendo de incomum nas viagens de transporte e causando danos nos ativos.
Resumidamente, para cada pneu da frota, você precisa fazer:
- Aferição da pressão dos pneus: 1x por semana
- Medição da profundidade dos sulcos: 1x por mês
- Análise dos dados coletados e ajuste de frequências conforme encontrar pouca ou nenhuma variação, ou variações excessivas, prejudicando o entendimento das causas do problema.
Quais ferramentas utilizar para criar o cronograma de aferição de pneus?
Você pode utilizar ferramentas como as planilhas excel (ou google sheets, que permite a edição online com mais facilidade) para determinar as datas de aferição e responsáveis por realizar a tarefa naquela data.
Outra alternativa é usar um sistema de gestão de pneus com a funcionalidade de cronograma de aferições.
Melhor ainda, você pode utilizar o kit Prolog App.
O Prolog já é conhecido como uma referência em gestão de pneus. Isto porque nosso sistema é o mais completo do mercado, possuindo funções de:
- Movimentação de pneus em inventário e instalados em veículos;
- Visibilidade do nível de desgaste dos ativos;
- Visualização de placas com ordens de serviço abertas (para realizar serviços de pneus);
- Controle de manutenções e serviços em pneus;
- Emissão de relatórios automatizados e possibilidade de personalizar conforme operação e data, entre outros filtros;
- Identificação de aferições vencidas e cronograma das próximas inspeções.
Além disso, nossa solução conta também com o aferidor eletrônico — que mede a profundidade dos sulcos e se adapta, com a rápida aplicação de uma mangueira, para medir também a pressão de ar dos pneus.
Ou seja, tudo o que você precisa para determinar as melhores datas de aferição de pneus reunidos em uma única solução.