Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Porque a análise de manutenção da frota é fundamental no controle de saúde dos veículos

Descubra como a análise de manutenção da frota consegue otimizar as suas operações de transporte.
Prática da análise de manutenção da frota.

O ideal é que os processos e rotinas de manutenção tragam maior segurança no transporte, economia de recursos e eficiência operacional. Para avaliar esses resultados, você deve aplicar a análise de manutenção da frota.

Esse é um processo de avaliação realizado dentro do setor de gestão de manutenção da frota, com o objetivo de entender quais são as atividades realizadas, como é a rotina de manutenções e qual a efetividade das ações atuais.

Atualmente, utilizar dados na gestão de frotas não é mais apenas uma novidade, mas uma obrigação dos gestores que buscam atingir suas metas e gerar mais resultados positivos em suas operações.

Veja a seguir:

O que é uma análise de manutenção da frota?

A análise de manutenção da frota é o processo de reunir os dados da sua frota e interpretá-los na intenção de obter insights para a sua gestão, tanto identificando problemas quanto oportunidades de melhoria.

Essa análise é fundamental para obter os melhores resultados na manutenção da frota, tendo sua base na estratégia de uma gestão baseada em dados.

Afinal, a análise de dados concretos e reais do funcionamento da sua operação é a maneira mais precisa de entender as necessidades da sua frota. Quando se trata de manutenção, é possível gerar uma previsão de falhas, entender tendências de problemas e identificar os padrões de desempenho por veículo.

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

A tomada de decisões e implementação de ações corretivas têm sua melhor efetividade quando os dados são utilizados da maneira mais inteligente: nas análises da frota.

Como fazer a análise de manutenção da frota?

Determine um objetivo para a sua análise

Para começar, determine o objetivo da sua análise. Se a frota precisa reduzir os custos com manutenção preventiva ou corretiva, é preciso seguir uma linha de análise. Por outro lado, se o objetivo é realizar uma análise para entender quais veículos devem ser renovados, a sua análise seguirá um caminho diferente.

Tendo o objetivo definido, siga para as próximas etapas.

Faça a coleta e armazenagem de dados

Mais do que ter as ferramentas adequadas para coletar e armazenar os dados de manutenções da frota, você também deve garantir que esses dados sejam atualizados constantemente. Isso pode ser feito com ferramentas digitais e automatizadas, além de treinar os colaboradores para que as utilizem da mesma maneira.

Organizar esses dados em relatórios também é fundamental. Embora os sistemas de manutenção geralmente tenham essa funcionalidade, você também pode ter modelos prontos de relatório para preencher conforme coletar os dados.

Utilize os indicadores de manutenção

Na realização de uma gestão de manutenção de frota, você precisa identificar quais são as métricas e indicadores para acompanhar e medir os resultados de suas ações. É por meio desses KPIs que você consegue fazer a análise de manutenção da frota.

Os indicadores de manutenção podem ser: 

  • Tempo médio entre falhas (MTBF);
  • Tempo médio de reparo (MTTR);
  • Disponibilidade do veículo;
  • Quantidade de manutenções corretivas;
  • Custo de manutenção;
  • Quantidade de serviços por tipos de manutenção;
  • Entre outros.

Utilizando essas informações, você pode avaliar quais veículos estão com custos acima da média, analisando o custo, e entender também o motivo disso, usando o MTBF e a quantidade de serviços por tipos de manutenção.

Caso ainda não tenha realizado esse processo no seu planejamento de manutenção, determine o quanto antes quais são os indicadores que precisa registrar e analisar na sua gestão.

Melhores práticas na análise de manutenção da frota

Identificar as tendências e padrões

Conforme identificar um objetivo para a análise de manutenção da frota, você saberá também onde fazer avaliações de tendências e padrões. Por exemplo, um gestor que busca a redução de manutenções corretivas deve identificar:

  • Principais serviços corretivos;
  • Modelo de veículo que gera maiores custos com serviços corretivos;
  • Incidência de serviços corretivos por motorista;
  • Quantidade de serviços corretivos (total e por veículo);
  • Tempo médio entre cada serviço corretivo (por veículo).

Para cada situação, os indicadores e análises devem ser adaptados para que a análise faça sentido e você chegue a conclusões que trarão melhorias de verdade.

Analisar os custos de manutenção

Uma constante meta dos gestores é a redução dos custos de manutenção porque eles costumam ser bastante altos nas operações de transporte. Por isso, acompanhar e identificar os detalhes desses custos é uma tarefa indispensável.

Saber o valor direcionado conforme o tipo e serviço de manutenção realizado é tão importante quanto ter um número total de valor direcionado para as manutenções no final do mês.

Esse detalhamento é o que permitirá buscar as soluções para que os custos sejam, de fato, reduzidos.

Ter processos definidos

Qualquer gestão se beneficia com a implantação de processos. É por meio de uma padronização em atividades rotineiras de cada setor da frota que os melhores resultados surgem.

Na análise de manutenção da frota, é preciso que a coleta de dados seja realizada com a frequência correta e que sua organização esteja correta. Caso contrário, pode gerar mais problemas na frota do que soluções, como deveria.

Cada processo deve ser documentado e seguido de maneira consistente, envolvendo todas as partes relevantes da manutenção da frota, como os motoristas, técnicos e mecânicos.

Coletar os dados digitalmente

Para ter maior precisão e menos dor de cabeça nas suas análises, as ferramentas digitais podem ser a melhor escolha. Ao realizar leituras e preencher dados manualmente, as chances de haver erros é maior. 

Por isso, sistemas e plataformas online estão ganhando cada vez mais espaço na gestão de frotas. Garantir a integridade e a qualidade dos dados é essencial para uma análise precisa e eficaz.

Conheça uma solução focada em gestão de manutenção para otimizar e fazer a sua análise de manutenção da frota. Agende a demonstração gratuitamente.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.