Prolog App - Checklist Eletrônico

Procurando uma solução de Checklist Eletrônico para a sua frota?

5 diferenciais de usar o aplicativo checklist para caminhão

O aplicativo de checklist para caminhão traz muitos benefícios à frota. Descubra quais são e como usar na sua operação.
Entenda como realmente funciona o aplicativo checklist para caminhão.

Com o aplicativo de checklist para caminhão, você traz resultados à sua frota de maneira tão rápida e fácil que nem acredita.

Caso você já utilize uma planilha de controle, consegue ter noção de como a gestão dedicada faz toda a diferença para cumprir os objetivos e metas da frota. Mas, com o sistema digital, os processos são ainda melhores.

Confira, a seguir:

O que é o aplicativo de checklist para caminhão?

Essa é uma tecnologia que auxilia na inspeção de veículos da frota — nesse caso, de caminhões. 

No aplicativo, é criada a lista de itens que devem ser revisados e, quando aberto no celular para realizar a tarefa, basta ir clicando em “OK” (verde, indicando que está tudo certo) ou “NOK” (em vermelho, indicando haver algum problema no item).

Para que serve o aplicativo de checklist?

Ele substitui o tradicional checklist de papel, trazendo mais agilidade e produtividade na rotina de inspeções de veículos da frota.

Além disso, ele é uma ferramenta que te ajuda a entender melhor os veículos da frota e seu desempenho. Dessa forma, permite um melhor planejamento de manutenções e redução de custos operacionais.

Quais os benefícios de utilizar um aplicativo de checklist para caminhão?

Os benefícios do aplicativo checklist para caminhão são:

  • Mais agilidade nas inspeções de veículos;
  • Melhor produtividade na coleta e análise de dados;
  • Informações de desempenho dos veículos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Fonte de conhecimento para planejar as manutenções e cronograma de inspeção;
  • Compreensão do tempo médio de vida útil de um veículo.

Embora alguns desses possam ser, também, considerados benefícios da utilização do checklist de papel na operação, existem alguns diferentes do aplicativo que você deve conhecer. Confira a seguir:

Recursos do aplicativo checklist de caminhão (que o papel não tem)

Inclusão de fotos

As fotos são de grande valia para os mecânicos identificarem com rapidez o problema do veículo. Por mais que haja um item NOK (não OK) e uma descrição, a foto facilita muito o entendimento do que o motorista reportou em sua inspeção digital de veículo.

Uma curiosidade e prova de como essa funcionalidade faz a diferença para você: 


Durante o ano de 2022, foram incluídas um total de 6.774.430 fotos no sistema de checklist da Prolog (dados de outubro de 2022).

Usabilidade

O checklist de papel precisa ser utilizado ocupando as duas mãos, além de não ter (na maioria dos casos) uma organização pensada de maneira prática.

Ele costuma ser criado em ordem alfabética, ao invés de ser em uma ordem que faz sentido na inspeção, o que pode ocasionar ao motorista dar diversas voltas em torno do veículo, aumentando em vários minutos o tempo de inspeção.

Além de demorar mais para o motorista ter que parar para apoiar a prancheta e escrever antes de partir para um próximo item.

Em muitos casos, isso se torna um problema tão grande que os motoristas simplesmente não realizam a inspeção e entregam o checklist em branco ao gestor.

Mas, quando realizado, ainda que sejam poucos minutos de diferença, o tempo total de inspeções no final do mês pode acumular algumas horas que poderiam ser economizadas.

Por outro lado, o checklist digital tem uma excelente usabilidade. O motorista consegue verificar os itens do check facilmente com apenas uma mão, enquanto a outra dá o OK ou NOK.

Inclusive, o aplicativo permite criar questionários personalizados para cada momento e/ou para cada veículo. Então, você pode ter um check de saída, um de retorno, um check de faróis ou um check completo. 

Você quem decide de acordo com as necessidades da frota!

Produtividade

Todos os pontos citados no tópico da usabilidade se aplicam para falar sobre a produtividade. Quando falamos sobre desperdício de tempo, estamos nos referindo também a uma menor produtividade.

O sistema digital, além de tornar o processo mais ágil e prático, também mantém um histórico do tempo utilizado para realizar cada checklist, assim como do tempo médio de conserto de cada ordem de serviço aberta durante uma inspeção.

Portanto, você pode ter um controle bem claro sobre a produtividade da equipe nesses aspectos.

Porém, não é apenas a questão do tempo de inspeção que cada motorista gasta, mas também do quanto a verificação dos veículos tem influência na produtividade da frota como um todo.

Isto é, quando um veículo apresenta problemas, ele não tem um bom desempenho e até acaba trazendo prejuízos à operação.

Por exemplo, problemas na suspensão, balanceamento ou alinhamento geram maior consumo de combustível. 

Já problemas nos faróis aumentam os riscos na estrada e podem gerar multas para a frota — assim como o detimento do veículo até que a situação seja resolvida.

Análises automatizadas

Uma verdadeira vantagem para o gestor é não precisar ficar em cima de TODOS os dados a fim de encontrar as informações mais relevantes. Por isso, um dos grandes diferenciais do aplicativo de checklist para caminhão é justamente a automatização de análises.

O checklist para logística é desenvolvido para salvar e processar as inspeções, organizando-as em diversos relatórios. Assim, o gestor só precisa buscar o relatório mais adequado para o que deseja entender.

Confira alguns exemplos:

  • Estratificação de ordens de serviço;
  • Quantidade de itens NOK;
  • Tempo de realização de checklist por colaborador;
  • Média de consertos por veículos.

Assinatura eletrônica

Em muitos casos, o motorista esquece de preencher seu nome no checklist ou simplesmente não dá a devida atenção a esse fato. Por vezes, pode ficar com receio de se identificar e mostrar que causou algum dano no veículo o qual ficou como responsável.

Ao utilizar o aplicativo de checklist para caminhão, isso não acontece mais. Os motoristas precisam ter sua assinatura registrada e, sempre que finalizar um checklist, devem incluí-la no sistema.

Controle na palma da mão

Você já se perguntou como fazer checklist na frota com celular? É isso que você tem quando escolhe implementar uma plataforma digital na sua empresa.

Todo o controle dos veículos da sua frota na palma da mão, que você pode acessar mesmo quando não estiver no escritório da operação.

Como fazer um checklist de inspeção de caminhão?

Quando você conhece os veículos da frota e o tempo médio que cada componente costuma apresentar problemas, consegue calcular um tempo previsto para revisar esses itens antes que apresentem alguma falha.

Em adição, para criar as listas de inspeção após adquirir um aplicativo de checklist, você deve pensar em quais os modelos de checklist precisa na frota.

O que não pode faltar no checklist de inspeção?

Depende do tipo de checklist que você está fazendo, mas alguns dos itens mais importantes são:

Checklist diário

  • Faróis;
  • Cortes ou furos visíveis nos pneus;
  • Freios;
  • Buzina;
  • Nível de combustível;
  • Cinto de segurança;
  • Pisca alerta;
  • Velocímetro e tacógrafo;
  • Vazamento de óleo.

Checklist quinzenal

  • Calibragem de pneus e estepe;
  • Nível de água do radiador;
  • Nível de água do limpador de para-brisa;
  • Nível de gasolina do reservatório;
  • Luzes do veículo, internas e externas;
  • Nível de óleo do motor.

Checklist semestral

  • Pastilha de freio;
  • Regulagem do freio de mão;
  • Troca total de óleo de motor e filtro de óleo;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Suspensão e rolamento das rodas;
  • Troca de palhetas do limpador (dianteira e traseira).

Entenda com mais detalhes como funciona um aplicativo de checklist para caminhão através de uma demonstração gratuita do Prolog App — agende agora.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.