Guia da calibragem de pneus da frota

A calibragem de pneus é fundamental para evitar o desgaste de pneus e melhorar o desempenho da frota. Entenda como descobrir a pressão ideal.
Como a calibragem de pneus vai melhorar sua frota.

A calibragem de pneus é essencial na gestão desses ativos em uma frota. Ela evita o desgaste dos pneus, aumenta a segurança na estrada e reduz o consumo de combustível.

Todos esses são objetivos que os gestores de frota têm em comum. Porém, nem todos dão a mesma importância para os cuidados com pneus e calibragem desses quanto deveriam. 

Isso pode acontecer devido à falta de uma rotina de gestão de pneus ou até mesmo pelo esquecimento de uma tarefa que parece tão simples quanto a de calibrar pneus. A seguir, entenda:

O que é a calibragem de pneus?

A calibragem de pneus é um ajuste realizado nos pneus de um veículo para que eles rodem em condições ideais, sem causar danos à borracha e à estrutura interna dos ativos. Ela se dá pelo aumento ou redução na pressão de ar interna dos pneus.

A pressão é medida em PSI (libras) e pode ser realizada com ar-comprimido, mais comum, ou através da calibragem com nitrogênio, uma alternativa mais recente e com diversas vantagens. Outras medidas, menos utilizadas, são em BAR e kPa.

Qual a importância de fazer a calibragem de pneus?

É importante para evitar problemas nos pneus e veículos, reduzindo também os custos operacionais como um todo. Até mesmo o alto custo com consumo de combustível na frota consegue ser reduzido pela calibragem adequada dos ativos, pois reduz a resistência à rodagem.

A importância de calibrar os pneus também está em distribuir o peso do veículo adequadamente em todos os pneus, evitando que algum deles fique sobrecarregado e mais desgastado ou que o veículo perca seu equilíbrio em alguma rota.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Como controlar a calibragem de pneus na frota?

Maleta com o kit Prolog para gestão de pneus da frota.

É possível controlar a calibragem dos pneus através de ferramentas próprias para isso, contando tanto com os medidores de pressão de pneus quanto com as planilhas ou sistemas para registar as informações obtidas no seu controle.

Para apenas controlar a calibragem, você precisa fazer as medições semanais e corrigir quando estiver fora do padrão desejado. 

Mas, para encontrar a pressão de calibragem ideal que aumenta o desempenho e a durabilidade dos pneus, você precisa registrar os dados encontrados em cada aferição para poder fazer uma análise completa e tirar conclusões estratégicas a partir disso.

Qual é a calibragem correta dos pneus?

A resposta é simples: depende do pneu e do veículo. Cada modelo e marca, assim como o tipo de veículo em que está instalado, influencia na pressão correta dos pneus.

Geralmente, cada veículo possui uma calibragem recomendada no manual de proprietário que pode ser usada como ponto de partida. 

A partir dessa medida, você avalia como está o nível de desgaste dos pneus e o desempenho das viagens — usando informações como a quilometragem percorrida e o consumo de combustível, tempo de viagem, e ocorrências registradas.

Como regra geral: 

  • Se notar um desgaste maior nos ombros do pneu, precisa calibrar com algumas libras a mais. 
  • Se notar um desgaste maior no centro da banda de rodagem, precisa calibrar com algumas libras a menos.
  • Se não notar nenhum desgaste irregular ou fora do comum, a pressão já é ideal para este pneu e veículo da frota.

Confira o vídeo que preparamos sobre as dúvidas mais comum sobre a calibragem de pneus:

Dúvidas mais comuns sobre calibragem de pneus

Quando deve ser feita a calibragem de pneus?

Não é possível enxergar, olhando para o pneu, quando a calibragem é necessária. Por isso, você precisa conferir a pressão de cada ativo seguindo um cronograma. O mais comum é que seja feita a medição de pressão todas as semanas e o enchimento a cada 15 dias. 

O que é a pressão alta e baixa?

Quando a pressão está baixa, é um indicativo de falta de ar nos pneus, causando os pneus murchos. Os prejuízos vão do aumento no consumo de combustível a danos de peças e componentes do veículo.

A pressão alta significa que a calibragem está acima do necessário. Encher os pneus além do recomendado também pode acarretar em problemas como a deterioração acelerada da banda de rodagem e maiores chances de furos e cortes em estrada.

Quem faz a calibragem de pneus?

O próprio motorista é quem realiza essa tarefa. Porém, ao realizar a calibragem em postos de abastecimento, um frentista também pode ser chamado para auxiliar.

Existe necessidade de calibrar o estepe?

Sim, é preciso manter a pressão correta sempre. É bom estar preparado para imprevistos e, caso um pneu estoure em viagem, o estepe estará em perfeitas condições para assumir o seu lugar.

O recomendado é calibrar o estepe com duas libras acima do indicado, a cada 7 ou 15 dias, já que ele fica armazenado e pode esvaziar mais rápido.

Qual o prejuízo de um pneu com calibragem desregulada?

Alguns dos prejuízos da negligência com a calibragem de pneus incluem:

  • Redução da vida útil do pneu em até 20%;
  • Aumento de 10% no consumo de combustível;
  • Redução da vida útil da suspensão e caixa de direção.

Além de trazer prejuízos para a gestão, a calibragem desregulada também tem consequências para os motoristas e sua segurança em rota:

  • Desequilíbrio do veículo em curvas;
  • Aumento na distância de frenagem;
  • Desconforto na direção.

Como tornar o processo de calibragem de pneus mais eficiente?

Calibre os pneus quando eles estiverem frios

O ideal é que os pneus ainda estejam frios para a calibragem ser eficiente. O calor aumenta as chances de imprecisão na leitura da pressão, dando a impressão de que o pneu está mais cheio. Por isso, o pneu deve rodar, no máximo, 3 km antes de ser calibrado.

Caso já tenha rodado mais do que isso, espere alguns minutos com o veículo parado para os pneus esfriarem ou calibre com 2 a 3 libras acima do recomendado. Dessa forma, evita que o pneu fique muito vazio quando esfriarem posteriormente.

Tenha boas práticas na direção

Alguns comportamentos podem ajudar a manter a pressão adequada por mais tempo. A aceleração excessiva, por exemplo, superaquece os pneus e aumenta o desgaste deles. Então, deve ser evitada — inclusive para não aumentar as chances de acidentes na estrada.

Evitar freadas bruscas, fazer curvas em alta velocidade e subir ou descer em acostamentos também são ações que devem ser evitadas.

Siga um cronograma de aferição de pneus

Exemplo de cronograma de aferição dos pneus.

Se você faz a gestão de pneus e segue um cronograma de aferição, estará sempre em dia com a calibragem. De maneira geral, é preciso fazer a aferição de pressão a cada 7 ou 15 dias, e a inspeção do desgaste dos pneus, a cada 15 ou 30 dias.

Também é importante que os motoristas tenham consciência da importância de seus papéis na gestão de frotas, realizando suas tarefas conforme planejado e seguindo os cronogramas corretamente.

Utilize um sistema de gestão de pneus

Ao usar um sistema de gestão de pneus, você gera também um histórico das inspeções de pressão e calibragem. Esse que gera relatórios para análise e identifica os principais problemas com pneus da frota, além de soluções mais adequadas.

O sistema também entrega cálculos automatizados que contribuem no entendimento de quais marcas e modelos de pneus possuem um melhor custo benefício para a sua operação de transporte.


Gostou? Conheça o principal sistema de gestão de pneus do Brasil, baixe grátis o guia da Solução Prolog App.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.