Existe uma frequência ideal para renovar os caminhões da frota? Qual a verdadeira importância dessa troca de veículos?
Quando se busca por estratégias para tornar a frota mais produtiva e econômica, a renovação de caminhões está inclusa.
Apesar de não ser tão frequente ou tão comumente vista como uma etapa estratégica, os veículos antigos aumentam o consumo de combustível, a emissão de poluentes, os acidentes em estradas, entre outros.
Por isso, mesmo que seja um procedimento de alto custo, é preciso ter ele em vista.
Para entender melhor o assunto e quando a renovação é necessária, continue lendo.
Importância de renovar os caminhões da frota
Por mais bem cuidado que seja um veículo, ele sofre desgastes pelo tempo de uso. Chega um ponto em que o veículo atinge seu limite e simplesmente não vale mais a pena.
De modo geral, quando começam a acontecer problemas com maior frequência, as alternativas são: motoristas com conduta inadequada, falta de cuidados com os veículos ou veículos ultrapassados.
Veículos mais modernos são mais econômicos e até mais atrativos para quem contrata os serviços da transportadora. Então o benefício é duplo. Além disso, outras vantagens que você deve considerar são:
Planilha gratuita para o controle de pneus na frota


Segurança dos motoristas
Veículos novos dão menos problemas, exigem menos manutenção e o aumento de segurança é consequência.
Ainda assim, não se deve postergar ou deixar de realizar as prevenções.
Outra coisa é que os sistemas de direção e suspensão mais modernos também auxiliam na melhoria de segurança dos veículos.
Proteção das cargas
Ao mesmo tempo em que os motoristas estão mais seguros, as cargas e/ou passageiros também. Nem sempre por funcionalidades do próprio veículo, mas pela facilidade que eles têm de permitir o rastreamento via aplicativos, por exemplo.
Valorização da frota
Conforme os veículos ganham mais anos de utilização, o valor de mercado deles diminui. Ou seja, a valorização da frota despenca.
Portanto, é necessário planejar a renovação de caminhões da frota tanto para conseguir um bom valor de venda (se for o caso) quanto para ter o orçamento disponível. Contudo, quanto mais antigos eles forem, menor o valor e, dependendo de quantos anos de uso tiver, o recomendado pode ser o descarte direto em um ferro-velho.
Padrão de qualidade
A evolução dos veículos tem relação direta com a qualidade dos mesmos. Ao passo em que novos modelos são lançados, eles já possuem otimizações baseadas tanto em pesquisas de mercado quanto em tecnologias voltadas para a logística.
Quanto mais novo o modelo, melhor a qualidade e desempenho do mesmo.
Produtividade na operação
Aqui, há uma questão que você precisa analisar:
Quanto a frota atual dá conta da operação? VS. Como uma frota renovada poderia aumentar a eficiência das operações?
Existe esse tempo médio de renovação justamente para você conseguir se planejar e calcular se o veículo chegou no ponto de gerar prejuízos para a transportadora.
Viajar com veículos de baixo desempenho não é apenas caro, mas gera clientes insatisfeitos e pode colocar em risco a vida dos motoristas.
Como saber se é a hora certa de fazer a renovação
Para ter noção do momento certo de troca de caminhões da frota, indicamos seguir algumas recomendações de referências na área.
Para exemplificar, o Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, diz que a idade média de circulação de veículos é de 10 anos.
Por outro lado, a Systemsat, empresa de rastreamento e monitoramento de cargas, recomenda que a troca seja feita quando os custos de manutenção ultrapassam 20% do preço médio do veículo, entre 5 e 8 anos.
Quer um guia para saber se a sua frota precisa ser renovada? Responda às seguintes questões:
- Você notou um aumento nas despesas e paradas para manutenção nos últimos meses?
- Estão acontecendo mais manutenções corretivas?
- O número de acidentes na estrada aumentou?
- O consumo de combustível se manteve estável ou aumentou nos últimos meses?
Além disso, fique atento para os principais sinais de renovação:
- desgaste da frota: pode ocorrer desgaste em diversas partes do veículo, principalmente da carroceria, chassi ou demais sistemas que garantem o bom desempenho em viagens;
- tecnologia ultrapassada: com a velocidade que surgem novas tecnologias, é fácil o seu veículo se tornar antigo e inadequado para as necessidades do mercado. Por isso, é preciso acompanhar as tendências e novos lançamentos;
- sustentabilidade: a cada ano, os veículos podem sofrer danos que aumentam os gastos e emissão de poluentes.
Planejando e executando a renovação dos caminhões da frota
Antes de qualquer decisão, você precisa de um planejamento financeiro. É o passo que determina toda e qualquer aquisição para a sua frota.
Em adição, você precisa levantar preços, entender as condições de pagamento, quais as linhas de financiamento, possibilidade de consórcios, e assim por diante.
Quando a gestão de recursos financeiros estiver ok, é hora de começar a analisar o histórico de manutenções da sua frota atual. Esse será um meio de entender quais veículos estão apresentando mais problemas e quais são estes.
A sua decisão poderá ser feita pensando no tipo de veículo que está em falta e como um novo modelo pode atender as necessidades da transportadora.
Isso significa que a próxima etapa é analisar os modelos e marcas de veículos que possam cumprir os seus requisitos.
Algumas perguntas para guiar a sua escolha: qual o segmento da frota? Qual veículo é o mais adequado? Você precisa de mais de um tipo de veículo? Qual o modelo mais econômico? Onde tem melhor custo benefício? A montadora oferece suporte, peças, etc.?
Igualmente, você precisa investir em tecnologia. Ficar por dentro das tendências e modernizações voltadas para frotas: veículos com sensores de marcha ré ou até mesmo caminhões elétricos.
Tecnologias para auxiliar no controle e cuidados com a frota também devem estar no seu radar. Softwares para agilizar e coletar dados dos veículos, como o checklist digital, serão vitais para decisões eficientes e certeiras.
Uma última, mas valiosa dica: planeje as próximas renovações desde agora. Muitas vezes, deixa-se de renovar os caminhões da frota pela falta de planejamento e contato com o financeiro da empresa.
Isto é, se você já sabe que daqui a 5 anos uma renovação pode ser necessária, já deixe isto em um plano a longo prazo e comunique todos os envolvidos nesta decisão. Antes mesmo de completar esse tempo, já faça a análise de modelos, levante preços e benefícios, etc.
Antecipar-se nessa decisão é uma maneira de tornar a sua frota e planejamento estratégico mais eficiente.
Que tal mais dicas para a sua gestão de frotas? Baixe nosso material gratuito: Guia Gestão de Frotas.