Magalu começa operações com caminhões elétricos

Entenda porque a Magalu está investindo em frotas de caminhões elétricos e qual a tendência para esse tipo de veículo na logística.
caminhões elétricos são o futuro das frotas

Esse mês de outubro foi marcado pela inovação da Magazine Luiza nos caminhões elétricos. O investimento foi em 51 veículos para modernizar e diminuir o impacto das operações de transporte no meio ambiente.

A Magalu é uma varejista brasileira com pontos físicos e digitais. Há 64 anos no mercado, é uma das maiores consolidadas do país hoje. Inclusive, já adquiriu diversas outras marcas para o seu repertório, como a Netshoes e a Época Cosméticos.

Além disso, a plataforma digital também funciona como um marketplace de produtos variados.

Ou seja, as suas operações de transporte são gigantes! Atualmente, há cerca de 20 centros de distribuição da companhia espalhados pelo Brasil. Logo, o impacto das emissões de gases é alto.

Propósito da Magalu

Esta é uma empresa que gosta de ser reconhecida pelos cuidados com as pessoas, tendo ganho até o prêmio Gestão de Pessoas.

Agora, também está se posicionando como uma empresa sustentável e preocupada com o meio ambiente. Uma das ações que comprovam isso é a iniciativa, em parceria com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) da reciclagem de eletrônicos e eletrodomésticos de 2021.

Em relação ao transporte, a nova iniciativa de transformar as operações com veículos elétricos visa diminuir o impacto das operações no meio ambiente, com emissão zero de gases que causam o efeito estufa.

Operações de transporte com caminhões elétricos

Com 23 centros de distribuição no Brasil, a varejista tem em torno de 8 mil veículos para transporte de cargas e mercadorias. 

O primeiro passo para uma empresa (e mundo) mais sustentável já foi dado: em outubro, 21 veículos tipo VUC, comprados da montadora chinesa JAC Motors, iniciaram operações em três estados brasileiros: São Paulo, Bahia e Paraíba.

Até o final do ano, a empresa pretende chegar a 51 caminhões elétricos circulando para coletas e entregas.

Tendência dos caminhões elétricos no Brasil

Caminhão elétrico produzido no Brasil: e-Delivery.

Ao redor do mundo, a popularização dos caminhões elétricos é maior. Isso acontece, principalmente, pela falta de preparação das rodovias do nosso país. O extenso território dificulta viagens longas desse veículo, pois não apresenta postos de abastecimento adequados.

A tendência é que as condições de uso destes veículos melhore conforme as empresas investem na aquisição deles. Além da Magalu, outras empresas estão inovando e iniciando operações de transporte mais sustentáveis — Ambev, JBS, Coca-Cola e Seara.

Outra indicação da popularização é já haver desenvolvedoras de caminhões elétricos no Brasil. 

As vantagens, além da menor emissão de gases, os veículos possuem alta eficiência, integração com tecnologias e têm um excelente custo-benefício. Precisando de menos manutenção e reduzindo os custos da transportadora a longo prazo.

E o que você acha? Esses caminhões valem a pena? Siga a gente nas redes sociais para participar das discussões e assine nossa newsletter para receber todas as novidades — insira seu nome e email aqui no final da página.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.