Logo Cobeb.

Entenda como a Cobeb gerou mais economia e redução na perda de pneus da frota

Menos descartes de pneus, menos recusa de recapes, maior controle de pneus ativos e em estoque. Esses são alguns dos benefícios citados pela Cobeb após adquirir o Prolog.
O case da Cobeb mostra como o Prolog ajuda na economia da frota através da gestão de pneus.

+ 2%

economia de combustível

+ 15,7 mil

inspeções de pneus realizadas

- 50%

recusas de recape

O Desafio

A Solução

Ferramenta incrível, com um ganho enorme de produtividade nos processos relacionados à pneus.

Guilherme Martins, Supervisor de Frota da Cobeb

Para aumentar o controle e eficiência da frota, a Cobeb precisava de auxílio na parte de pneus e manutenção de veículos.

Guilherme Martins, Supervisor de Frota da empresa, conta o que levou à decisão de contratar o Prolog, incluindo os maiores desafios das operações de transporte da distribuidora de bebidas.

Confira também o impacto e resultados gerados após a implementação de nossas soluções.

Sobre a transportadora Cobeb

A COBEB – Cia de Bebidas Brasil, é uma revenda da empresa Ambev e tem sua matriz em Minas Gerais, na cidade de Lagoa da Prata. Hoje, já tem sedes espalhadas em diversas cidades do estado, como Abaeté, Bom Despacho, Formiga, entre outras.

Por sua parceria estratégica, trabalham apenas com o transporte e distribuição de bebidas da varejista, com marcas como Skol, Brahma, Spaten, Guaraná e Soda.

Gestão de frotas antes do Prolog

A Cobeb tinha dois principais problemas antes de iniciar o uso das soluções do Prolog: o desgaste prematuro de pneus e a falta da digitalização do checklist.

Por consequência, essas dificuldades geravam aumento de custos na operação, como o de compra de ativos, consumo de combustível e manutenção da frota.

Além disso, a falta de dados e controle de informações para tomar decisões eficazes acabavam levando à recusa de recape e uma compra pouco eficiente de modelos de pneus.

Portanto, na busca por ferramentas de controle que ajudassem no aumento de vida útil dos pneus e maior controle da frota, encontraram o Prolog.

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Embora o checklist eletrônico tenha facilitado as inspeções dos veículos da frota, trazendo uma ampla visualização da saúde dos veículos e ordens de serviço abertas e realizadas, os principais benefícios da Cobeb, como destacado por Guilherme, foram em relação à gestão de pneus.

Para começar, o maior destaque foi para o custo com pneus. Afinal, foi aumentada a durabilidade e envio de pneus à recapagem — a recusa de recape foi reduzida pela metade —, dando uma vida a mais para cada carcaça.

Isso leva também a uma redução no número de descartes antecipado dos pneus.

Nesse sentido, Guilherme afirma que o uso do sistema de gestão de pneus do Prolog foi muito impactante para a previsibilidade de troca dos ativos. Isto, pois, os dados gerados mudaram completamente a organização e compra dos itens.

Para explicar melhor: 

Com as análises de informações sobre os pneus da frota, foi possível descobrir quais os modelos de pneus que tinham uma baixa performance e quais apresentavam o melhor CPK — que, inclusive, também foi reduzido após a implementação do Prolog. 

As compras de pneus se tornaram mais certeiras, focadas apenas nos melhores modelos para a operação. Dessa forma, melhorando o desempenho e economia da frota.

Por falar em economia, ela chegou também no consumo de combustível. A explicação é que, conforme você controla os pneus, mantendo o desgaste sob controle e a calibragem sempre em uma pressão ideal, você torna a queima do combustível mais eficiente.

Segundo Guilherme, a redução foi de 2% desde o início do uso do sistema para controle de pneus. 

Outro ponto de destaque: 

O impacto na movimentação de pneus e inventário de estoque. Guilherme diz que a produtividade aumentou muito, simplificando o processo de atualizar quais pneus estão aplicados ou não, e mantendo essas informações sempre atualizadas.

Ele completa:

“Ferramenta incrível, com um ganho enorme de produtividade nos processos relacionados à pneus.”

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • As aferições de pneus são feitas com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.