Case Master Express

Segurança, economia e agilidade: os pilares obtidos pela Master Express após a implementação do Prolog

Em apenas um ano, a Master Express conta os diversos frutos já colhidos pela implementação do checklist eletrônico do Prolog. Veja o case completo.
A Master Express teve muitos benefícios com o uso do Prolog.

+ 190

placas cadastradas

+ 44,7 mil

checklists realizados

+ 1,4 mil

OSs de checklist concluídas

O Desafio

A Solução

Atendimento prestativo, disponibilidade de melhoria na frota e relatório para análise para correções.

Wellington, Coordenador da Frota da Master Express

Um gestor de frotas precisa de controle total sobre suas operações de transporte. Isso inclui saber onde, quando, como e o porquê de tudo o que acontece.

Com a evolução das tecnologias, muitos sistemas voltados à logística e transporte foram surgindo. 

Dificilmente um único sistema é tão robusto a ponto de suprir essa necessidade. Por exemplo, um ERP é excelente para o controle de custos e ter uma visão geral dos veículos da frota.

Porém, este não consegue detalhar as manutenções da frota e disponibilizar informações para análise de problemas, soluções e melhorias. 

Por isso, os gestores buscam soluções para integrar e tornar sua gestão mais completa. Isto era o que a Master Express buscava, e o que Wellington, Coordenador na frota nos conta. Leia a seguir.

Sobre a transportadora Master Express

Em vigor desde 1991, o Grupo Master Express trabalha com um setor bem específico do transporte, este é o de logística hospitalar. Utilizam desde motos até o transporte aéreo para cumprir com seu objetivo de trazer as melhores soluções aos clientes.

Hoje, possuem 5 unidades espalhadas pelo Brasil. Apesar das poucas unidades numa extensão tão grande de território, não impede de realizarem seus serviços entregando em todas as cidades do país, conforme necessário. 

Toda a sua experiência se traduz na excelência do serviço prestado, sendo uma empresa referência no setor.

Gestão de frotas antes do Prolog

O que a Master Express mais precisava era identificar o condutor dos veículos na hora do checklist de inspeção.

O processo de manutenção preventiva, realizado com o auxílio desta lista de itens a serem verificados, é necessário (e essencial) para o bom funcionamento e conservação dos veículos. 

No caso, um dos indicadores de desempenho que as empresas podem optar por acompanhar é o de defeitos/problemas encontrados por motoristas.

Desta forma, o gestor consegue entender quais motoristas estão tendo condutas inapropriadas na direção e quais são as soluções mais adequadas. No mesmo sentido, podem entender se o problema está mesmo no motorista ou no veículo em si.

O problema é que, com os checklists de papel, essa identificação nem sempre é feita. Além disso, os erros no preenchimento de informações são mais frequentes e comuns, marcando que um item está OK quando não está e vice-versa.

Outro problema advindo dos checks de papel:

A demora no fluxo de informações, levando dias ou até semanas para que uma ordem de serviço fosse atendida pela equipe de mecânicos.

Isto gera a ociosidade dos veículos e até aumentam os custos da frota, já que, em muitos casos, são necessários veículos extras para suprir as necessidades da operação.

Reunindo todas essas questões, a solução ideal para a empresa era o checklist eletrônico do Prolog.

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Adquirindo e começando a utilizar o Prolog a partir de 2021, em apenas um ano a empresa já notou a resposta positiva para o que estava buscando. Recebendo maior agilidade na identificação do responsável pelo veículo e atuando na manutenção junto ao checklist preenchido.

Dessa forma, Wellington afirma que conseguiram passar a garantir que veículos que não estão em condições de rodagem fiquem retidos na central, algo que aumenta a segurança das operações.

Isto porque evita que itens críticos causem danos ainda maiores na estrada e situações de correções emergenciais com custos mais elevados.

Além disso, um benefício destacado pelo gestor é a análise dos itens e veículos que mais geram problemas, permitindo que tomem decisões mais efetivas nas manutenções preventivas e corretivas.

Wellington completa:

“Atendimento prestativo, disponibilidade de melhoria na frota e relatório para análise para correções.”

O checklist eletrônico ainda trouxe:

  • Ganho de produtividade com processo ágil: o preenchimento é feito via smartphone, sem necessidade de incluir manualmente no sistema após finalizada a inspeção.
  • Economia com papel: pois, agora, realizamos o checklist no aplicativo.
  • Redução de custos: através da manutenção preventiva, sanando problemas antes que causem mais danos.
  • Atualização em tempo real: ao terminar o checklist, as informações já estão disponíveis no sistema para qualquer análise.
  • Maior visibilidade da operação: informações disponíveis para toda a equipe e todos têm fácil acesso aos checklists realizados.
  • Mais segurança nas viagens: os processos de checagem antes da saída dos caminhões podem impedir que o veículo vá para a rua com itens críticos com problema, como o freio.
  • Inclusão de fotos na hora da inspeção: através da captura de fotos, conseguimos evidenciar melhor os problemas.

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • As aferições de pneus são feitas com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.