Case Rodalog - Soluções Logísticas.

Controle de dados e maior produtividade: os ganhos da Rodalog após implementação do Prolog

Após adquirir as soluções para gestão de pneus e checklist eletrônico do Prolog, a Rodalog aumentou sua produtividade e controle de dados para tomar decisões mais inteligentes. Leia o case completo!
Case Rodalog - Soluções Logísticas.

+230 mil

checklists realizados

+ 57 mil

aferições de pneus

+ 72,5 mil

ordens de serviço finalizadas

O Desafio

A Solução

“Tivemos um ganho em produtividade, em vista da digitalização dos dados e as informações antes feitas manualmente. Hoje, temos agilidade na estratificação dos controles de pneus e aderência dos checklist em rota.”

Rodrigo Lentino, Coordenador Corporativo de Frota da Rodalog

Com um de seus valores sendo o compromisso com o resultado, a Rodalog buscou no Prolog App a agilidade e praticidade em funções rotineiras da gestão de frotas.

Neste case de sucesso, você vê Rodrigo Lentino, Coordenador Corporativo de Frota da Rodalog, falando sobre a operação antes e depois do Prolog fazer parte da rotina das operações— tanto em relação à gestão de pneus quanto ao checklist eletrônico.

Confira como, de 2018 até o momento, a empresa recebeu os impactos dessas soluções tecnológicas na frota.

Sobre a transportadora Rodalog

Atuando no mercado do transporte desde 2010, a Rodalog – Soluções Logísticas já marca presença com suas 8 filiais em todos os estados do Sul do Brasil — RS, SC e PR.

Os serviços logísticos oferecidos incluem desde o transporte de insumos para a fábrica até a distribuição urbana para a casa dos consumidores ou pontos de vendas na cidade.

Inclusive, entre 2012 e 2019, ganhou 8 prêmios por sua performance de qualidade no setor logístico. Como uma empresa que já estava gerando um bom retorno, decidiram ir ainda além!

Então, para alcançar seus objetivos e continuar expandindo seu negócio, o Prolog entrou nos planos das operações Rodalog.

Gestão de frotas antes do Prolog

Há 12 anos atuando como operadora logística, a Rodalog vem se tornando uma empresa nacional.

Trabalhando com diferentes serviços, desde o apoio logístico na armazenagem de insumos e produtos, até a distribuição final de mercadorias, a transportadora precisa do máximo de organização e eficiência em seu dia a dia.

Porém, como toda empresa em crescimento, encontrou alguns desafios pelo caminho.

O grande problema deles, nesse caso: 

O controle de pneus e a visibilidade das condições de rodagem dos caminhões.

Faltavam informações e dados para entender os melhores caminhos do negócio. Assim como estavam pecando na produtividade, perdendo muito tempo em tarefas e anotações manuais.

A tecnologia logística veio como solução para muitas transportadoras. Cada uma com os sistemas que mais atendem às suas necessidades. Aqui, a gestão de pneus e o checklist eletrônico do Prolog App resolveram os dois maiores problemas que estavam enfrentando!

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Começando pela gestão de pneus, o kit do Prolog conta com o aferidor eletrônico e software completo, que lê e analisa os dados da inspeção de cada pneu. 

Ou seja, mesmo sendo necessário inserir o aferidor no pneu manualmente, as informações de pressão e profundidade dos sulcos são enviadas via bluetooth ao sistema, que armazena e organiza os dados em relatórios automaticamente — inclusive, indicando possíveis causas e níveis de desgaste para cada um.

Através dessa visualização completa e prática, a Rodalog resolveu um de seus principais problemas. Com mais de 50 mil pneus aferidos, Rodrigo afirma:

“Tivemos um ganho em produtividade, em vista da digitalização dos dados e as informações antes feitas manualmente. Hoje, temos agilidade na estratificação dos controles de pneus e aderência dos checklist em rota.”

Quando falamos em checklist, o sistema é desenvolvido para que cada operação possa criar seus próprios modelos. Assim, você pode ter checklists diários, completos, por modelo de veículo ou por elementos específicos (apenas faróis, por exemplo).

Isso foi um dos principais benefícios notados pela empresa contratante, afinal, já são mais de 200 mil checklists realizados. Segundo Rodrigo:

“[O maior benefício foi] Agilidade na estratificação e cruzamento dos dados. Facilidade pela customização da ferramenta melhorando a produtividade dos times envolvidos nos processos.”

Vai de cada gestor de frota, ou gestor de manutenção, entender as necessidades da operação e identificar quais os modelos mais adequados a serem aplicados na rotina que levam.

Além disso, e ainda mais importante para a Rodalog, é que os dados ficam salvos no sistema e podem ser facilmente acessados com filtros de tempo, modelo, operação, entre outros. 

E mais:

A ferramenta apresenta uma visualização de “Farol do Checklist”, isto é, um resumo de todas as placas da empresa e como está a “saúde” de cada um — se estão com a inspeção em dia, se estão OK para rodar em uma viagem ou se precisam de alguma manutenção (e indica qual a urgência desta correção). 

Desde 2018, a empresa já cadastrou 618 veículos no sistema, com o controle de 4.278 pneus e mais de 230 mil checklists! 

Em relação aos serviços inseridos na plataforma, já realizaram mais de: 

  • 57 mil aferições de pneus;
  • 4,5 mil serviços de pneus;
  • 72,5 mil ordens de serviço finalizadas.

Quando perguntado o que falaria para alguém sobre o Prolog, Rodrigo completa:

“Recomendaria, pois se trata de uma excelente ferramenta de gestão e controle dos dados concernentes a frota, facilitando e agilizando os processos de modo full time.”

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • Realização da aferição de pneus com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.