Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Guia para gestão de frota de motos: como funciona e uso do checklist de motos

A manutenção preventiva é necessária em qualquer frota, seja caminhão, ônibus ou motos. Entenda agora a importância do checklist de motos e como usar na sua empresa.
Construa seu checklist de motos com maior facilidade.

Uma frota de veículos leves, como a de motos, embora seja de manutenção mais simples e barata que a de pesados, ainda precisa de uma gestão atenta e cuidadosa. Por exemplo, usando ferramentas como o checklist de motos e monitoramento de rotas.

Por muito tempo usadas no transporte urbano de refeições prontas, as motos agora estão se popularizando como um meio viável para transportar cargas. Claro, os volumes e características dos produtos diferem muito de outros tipos de veículos — principalmente dos caminhões, que são o meio de transporte de carga mais comum nas estradas brasileiras hoje.

O crescimento do uso da tecnologia e a necessidade de realizar entregas com mais rapidez são motivos marcantes para mudanças como essa na cadeia de suprimentos.

Inclusive, conforme o setor logístico passa por essas transformações na forma como os produtos são transportados, existe uma necessidade maior de realizar uma gestão mais estratégica e próxima do chão-de-fábrica.

Por isso, vamos detalhar um pouco mais:

Como funciona a gestão de uma frota de motos?

Assim como toda gestão de transportes, é preciso estabelecer uma metodologia de gestão. Ou seja, definir quais são as tarefas de uma rotina na frota, padronizar a realização dessas tarefas, instaurar a coleta de informações sobre veículos, pneus e viagens para ter conhecimentos reais na tomada de decisões, etc.

Por serem veículos de pequeno porte, as motos transportam embalagens pequenas e leves. Isso não quer dizer que elas estão livres de riscos como acidentes, roubos ou danos ao veículo.

A gestão, antes de mais nada, é o melhor caminho para prevenir esses problemas. Ainda mais, é com o planejamento cuidadoso de um gestor que as entregas são realizadas cumprindo prazos corretamente, controlando e otimizando os gastos da operação, e aumentando a durabilidade dos veículos.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Em uma situação como a de uma pequena empresa, com poucas motocicletas, pode acontecer de não ter um gerente de frota dedicado. Isso afeta o modo como os veículos são cuidados — e mesmo se há qualquer tipo de processo de manutenção sendo feito.

Por isso, é essencial encontrar recursos para investir em uma gestão focada ou, no mínimo, em treinamentos para conscientizar os motoqueiros a realizarem os cuidados necessários.

Uma coisa é certa, em qualquer caso, a necessidade de manutenção preventiva é nítida. Cada motorista deve criar e/ou usar um checklist de motos para garantir que seu veículo seja mantido adequadamente.

Quais os benefícios do checklist de motos para a manutenção preventiva?

Garantir que as motocicletas estejam em boas condições para realizar uma viagem sem qualquer problema é o principal. É uma questão de segurança para a frota e seus colaboradores, credibilidade para a empresa e redução de custos com consertos mecânicos.

De maneira geral, os benefícios se resumem em 3 aspectos principais:

  • Evitar a manutenção corretiva das motocicletas, diminuindo os custos com reparos;
  • Manter a moto em perfeito funcionamento, com níveis de fluidos e pressão dos pneus em medidas ideais para melhor o desempenho e aumentar a durabilidade dos veículos;
  • Dar aos motoristas a capacidade de conhecer seus veículos, assim como a liberdade de trazer sugestões e conhecimento para melhorar tanto o checklist de motos quanto a gestão da frota como um todo.

Por isso, mais do que ser de interesse do gestor montar um checklist e solicitar que todos os motoristas cumpram com a inspeção dos veículos, é de interesse dos próprios condutores garantir a eficiência de suas entregas sem interrupções.

Antes gastar 5 minutos diariamente em uma inspeção pré-viagem do que deixar o veículo parado na manutenção corretiva durante dias ou semanas após a ocorrência de um incidente na estrada.

Como fazer um checklist de motos?

O primeiro passo é identificar o que precisa ser incluído na lista de inspeção. Isso pode variar dependendo da marca e do modelo da motocicleta, mas há alguns itens em comum para todas, como a inspeção de freios e pneus.

Depois, é importante criar um cronograma para inspeções regulares. Essa programação deve ser pensada de acordo com a necessidade de cada frota. Assim, se a moto é utilizada todos os dias, a inspeção diária dos principais componentes é crucial. Caso só pegue estrada uma vez na semana, por exemplo, o checklist pode ser realizado com um intervalo de tempo e detalhamento de inspeção maior.

Também, é preciso definir qual será o modelo do checklist — papel, planilha ou software.

Ao optar pela primeira alternativa, já saiba que precisa dedicar mais tempo na construção e análise das informações dela. Afinal, precisa criar e desenhar ela para otimizar o tempo de inspeção, colocando todos os itens em uma sequência lógica de verificação do veículo.

A planilha, embora mais prática e dispensando o uso de papel, ainda tem um risco de erros e mal-entendimento dos dados. Já com o software para checklist de motos, você recebe produtividade, padronização e praticamente a eliminação de todos os erros. Além disso, a leitura dos dados e criação de relatórios é automatizada.

Qualquer que seja o modelo escolhido, seu próximo passo para criar o checklist de motocicletas é apresentar à equipe a solução escolhida, ensinando a realizar o preenchimento e conscientizando sobre a importância de cumprir o cronograma.

O que consta no checklist para motos?

Embora existam variações entre marcas e modelos de motos, alguns itens comuns incluem:

  • Verificar níveis de fluido das transmissões;
  • Inspecionar o desgaste e pressão dos pneus;
  • Notar possíveis danos nas rodas;
  • Examinar freios, correias e filtros;
  • Verificar a fiação elétrica;
  • Conferir o óleo do freio e lubrificante do motor;
  • Analisar a limpeza do sistema de arrefecimento.

É possível fazer checklist com celular?

Sim, totalmente possível através de um sistema digital de checklist de motos. Além de possível, é bem mais prático e rápido de criar e usar. Ficou curioso em conhecer melhor essa ferramenta?

Dá uma olhada nesse vídeo que mostra a abertura de ordens de serviço após completa a inspeção de um veículo:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.