Prolog App - Checklist Eletrônico

Procurando uma solução de Checklist Eletrônico para a sua frota?

O que não pode faltar no checklist do caminhão frigorífico

Entenda como montar o checklist do caminhão frigorífico e reduzir os custos de manutenção da sua frota refrigerada.
Inclua os itens certos no checklist do caminhão frigorífico.

Ter um checklist do caminhão frigorífico se torna uma tarefa indispensável para quem atua no transporte de carga refrigerada e precisa trabalhar com esse tipo de veículo.

Isso porque o transporte refrigerado é fundamental para manter a conservação e qualidade de produtos perecíveis, como carnes, verduras e laticínios, durante a movimentação desses tipos de produtos entre fábricas, centros de distribuição e pontos de venda.

A seguir, confira:

O que é o transporte refrigerado?

Esse tipo de transporte inclui tudo aquilo que precisa de refrigeração para ser mantido com uma conservação adequada de qualidade. 

Geralmente, é relacionado ao transporte de alimentos, mas também pode abranger as indústrias farmacêuticas, com o transporte de medicamentos e vacinas.

Como funciona o transporte rodoviário refrigerado?

Este funciona com a utilização de caminhões frigoríficos, que são equipados com sistemas de refrigeração avançados que mantêm a temperatura interna em um nível constante e adequado, independentemente das condições externas.

Para garantir uma operação segura e sem pausas inesperadas, a inspeção de transporte refrigerado é uma grande parte das rotinas das frotas frigoríficas.

Quais são os cuidados essenciais com caminhões frigoríficos?

Além de todas as verificações de um caminhão comum, inspecionando sistemas de freio, combustível e motor, por exemplo, é preciso monitorar aspectos específicos dos caminhões frigoríficos.

Para manter um caminhão desse tipo em bom estado de funcionamento é preciso monitorar constantemente a temperatura interna para garantir que os produtos transportados se mantenham dentro dos padrões de segurança alimentar.

Isso também inclui verificações regulares do isolamento do compartimento refrigerado e do sistema de vedação para evitar trocas de calor e aumento da temperatura interna.

Importância da manutenção regular do sistema de refrigeração

A manutenção regular do sistema de refrigeração é fundamental para o funcionamento adequado dos caminhões frigoríficos. 

Além de aumentar a vida útil do veículo e reduzir os custos com reparos emergenciais, essa manutenção preventiva, por meio do checklist do caminhão frigorífico, assegura que os produtos transportados permaneçam na temperatura correta durante todo o trajeto. 

Uma falha no sistema de refrigeração pode comprometer a qualidade dos produtos, principalmente em cargas perecíveis, e resultar em perdas significativas. 

Outro ponto importante é que a manutenção eficaz do sistema de refrigeração ajuda a manter a conformidade com as normas de segurança alimentar e regulamentações do transporte refrigerado, evitando riscos à saúde pública e possíveis penalidades legais.

Qual é o processo de inspeção dos caminhões frigoríficos?

O processo de inspeção do caminhão frigorífico e controle de temperatura em caminhões passa por três etapas:

1 – Verificação da estrutura refrigerada

Para começar, é preciso verificar a integridade da estrutura do compartimento refrigerado do caminhão, incluindo portas e selos. 

2 – Avaliação do sistema de refrigeração

Após verificar a estrutura, a inspeção do sistema de refrigeração deve avaliar o funcionamento do compressor, a integridade das mangueiras e a eficiência do sistema de ventilação. 

3 – Conservação mecânica e elétrica do veículo

Depois, é importante verificar o desgaste dos pneus, o sistema de freios e a iluminação, garantindo que o veículo esteja seguro para rodar na estrada sem causar problemas.

Quais itens incluir no checklist do caminhão frigorífico?

De maneira geral, a inspeção de um caminhão frigorífico deve ser metódica e abrangente. Porém, existem itens que apenas o transporte refrigerado precisa lidar. 

Por isso, no checklist de pré-viagem para caminhões frigoríficos, é fundamental incluir itens como a verificação de:

  • Temperatura do termostato;
  • Sistema de refrigeração do baú isotérmico;
  • Vazamentos ou danos no compartimento refrigerado;
  • Isolamento das vedações das portas;
  • Limpeza e desinfecção da câmara fria;
  • Sistema de degelo automático;
  • Perfurações ou falha no acabamento interno e externo da carroceria;
  • Funcionamento correto da balança, o mini termômetro e o carrinho logístico.

Além desses itens que são específicos para o transporte refrigerado, é preciso também considerar outros aspectos de funcionamento do caminhão: motor, freios, pneus, suspensão, faróis, e assim por diante.

O que fazer em casos de falhas no sistema de refrigeração?

Em caso de falhas no sistema de refrigeração, é fundamental agir rapidamente para evitar a perda de cargas perecíveis. Para começar, é preciso avaliar no local e fazer um diagnóstico inicial do problema.

Em caso de falhas simples, o próprio motorista pode tomar as atitudes necessárias, como ajustar o termostato para a temperatura correta ou certificar de que as portas estão bem fechadas e seladas para manter a temperatura interna.

Se o problema for grave, como uma falha no compressor, é necessário levar o veículo imediatamente para um serviço especializado.

Em ambos casos, é preciso verificar se o checklist do caminhão frigorífico está sendo realizado conforme previsto.

Para garantir que os motoristas saibam como atuar em momentos como esse, você deve ter procedimentos de segurança pré estabelecidos, geralmente por meio de um Plano de Gestão e Contenção de Riscos, e uma comunicação rápida e efetiva com a sua equipe.


Pronto para elevar o padrão de manutenção da sua frota de caminhões frigoríficos? Agende agora uma demonstração do nosso sistema de checklist eletrônico e descubra como podemos ajudar a otimizar seus processos de inspeção e manutenção.

Autor

Jade Zart

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.