Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Quais informações buscar na coleta de dados da frota?

A coleta de dados é essencial para a melhora da rotina e economia de uma operação de veículos pesados. Entenda o porquê.
Entenda como fazer a coleta de dados na sua frota.

A coleta de dados no setor do transporte e operações de veículos pesados ainda não está totalmente disseminada, mas está se tornando mais comum a cada ano.

Fazer a gestão de frotas é um trabalho que exige atenção, lida com altos custos e precisa constantemente de alternativas que busquem economizar tempo e dinheiro. 

Afinal, a melhor forma de trabalhar com soluções, ainda mais as tecnológicas, é avaliando os dados coletados durante uma rotina de trabalho, contando com a participação também dos motoristas e demais colaboradores.

Agora, para você entender de vez como é importante estar informado e atualizado sobre a situação de cada caminhão, vamos responder, neste post, as seguintes questões:

Você precisa fazer a coleta de dados na frota?

Sim! Você precisa usar dados na operação de transportes. Eles são importantes para a organização e progresso de toda empresa, sendo o principal aliado para atingir metas e objetivos específicos.

Considerando todas as etapas de uma frota de pesados, os detalhes que envolvem os cuidados com os caminhões, manuseio e transporte de cargas, rotas de entrega, documentações e segurança são muitos.

Dentro de cada etapa destas, existe a necessidade de acompanhar a rotina e o desempenho que eleve o desenvolvimento do setor e da empresa. É nessa hora que a coleta de dados traz suas maiores contribuições.

Observando as informações coletadas no dia a dia dos colaboradores, você reúne o necessário para pensar em estratégias que busquem trazer mais produtividade, agilidade e eficiência para a equipe e a frota.

INFOGRÁFICO
6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Além disso, auxilia na redução de custos e na consistência do serviço prestado.

Apesar de ser um excelente recurso, antes de iniciar o seu processo, é preciso ter atenção também ao excesso de análise. 

Quando o potencial da coleta de dados é bem explorado, você pode acabar se perdendo e fazendo análise de informações que, embora pareçam importantes, não contribuem para a sua base de conhecimento interna.

Ou seja, você perde tempo tirando conclusões que não geram decisões efetivas na sua gestão.

Para evitar isto, o seu primeiro passo deve ser realizar um planejamento de frotas visando a realidade do seu negócio, da sua empresa e frota. Desta forma, criando objetivos e definindo as métricas e indicadores de performance que sejam condizentes.

Agora sim, você está preparado para começar a sua coleta de dados e focar naqueles que realmente causam impactos positivos na rotina da operação de transportes.

Quais informações buscar na coleta de dados de uma operação de veículos pesados?

1 – Funcionamento dos veículos

Os caminhões são a base da frota, sem eles é impossível realizar qualquer tipo de movimentação de carga e mercadorias. E não é fácil adquirir novos veículos pesados sempre que a frota ficar desfalcada, pois os custos são altos.

Isto significa que é indispensável possuir um acompanhamento da conservação dos caminhões, algo que pode ser feito através das manutenções preventivas, com a inspeção diária antes e após os deslocamentos.

É um cuidado que parece pequeno, mas, ao registrar essas informações você tem maior controle e detalhamento quando acontecem problemas. Sendo estes, também, corrigidos mais rápido quando houver uma ocorrência.

Para descobrir qual é a causa dos problemas que ocorrem com os veículos da sua frota, você precisa estar acompanhando a rotina de diversas formas:

  • Monitorando as rotas em tempo real para entender se a rota planejada está sendo cumprida, quais as paradas realizadas durante o percurso, a velocidade média utilizada, entre outras informações que ajudam a descobrir se o motorista está dirigindo adequadamente.
  • Fazendo a coleta de pressão e profundidade dos sulcos dos pneus regularmente, seguindo um cronograma de aferição, a fim de determinar a pressão adequada de rodagem para cada modelo de pneu da frota.
  • Realizando o checklist de veículos com frequência, buscando problemas nos itens que compõem o caminhão e solicitando serviços de manutenção quando necessário, para evitar consequências maiores.

Tudo isso gera conhecimentos sobre o veículo que, com a análise posterior, auxiliam na descoberta de componentes que podem estar influenciando no mau funcionamento do veículo ou no seu consumo excessivo de combustível.

2 – Controle de combustível e abastecimentos

Já que não se pode controlar o preço do combustível, o jeito é encontrar outras formas de economizar, certo? Uma delas é acompanhar o gasto por quilômetro rodado.

O combustível, quando consumido acima do normal pelo caminhão, indica que algo está errado. Mas, para ter o conhecimento sobre isso, é preciso da coleta de dados de todos os veículos, acompanhando variações excessivas no gasto com abastecimento.

Os motivos que podem levar a isto passam tanto pelo estilo de condução do motorista, quanto por possíveis problemas no caminhão e/ou pneus. 

Por exemplo, quando a calibragem está abaixo do que deveria, os ativos perdem sua força, tendo que o motor do veículo trabalhar mais, queimando mais combustível, para compensar.

O que você precisa, para analisar o consumo de combustível, é da coleta de dados sobre:

  • As manutenções do veículo, identificando os componentes que apresentam falhas e com que frequência isto acontece;
  • Os abastecimentos realizados por rota e distância percorrida, sendo possível através do rastreamento de cargas;
  • Desgastes dos pneus da frota, identificando seu nível e se já está na hora de trocar por pneus novos, em melhores condições.

3 – Monitoramento de desempenho dos pneus

Os pneus são peças essenciais do veículo e recebem o maior fluxo de danos por peso, chuva, sol e estradas em más condições. Isto acarreta na danificação da estrutura externa e, em alguns casos, também a interna, podendo ter como consequência acidentes e perda de eficiência e produtividade.

Por isso, acompanhar os pneus da frota é fundamental. Inclusive, você ainda gera outros benefícios através da gestão de pneus, como a economia de combustível, redução de manutenções preventivas e corretivas, e redução do descarte antecipado de pneus.

A fim de atingir todos esses resultados, você precisa realizar a aferição dos pneus, isto é, coletar os dados de medição de pressão e de profundidade dos sulcos. Estas são as principais informações necessárias para chegar em conclusões como:

  • A marca e modelo de pneu de melhor desempenho para a sua operação ou mesmo por rota praticada na rotina da frota;
  • Os pneus de melhor CPK na frota;
  • As causas do desgaste prematuro de pneus;
  • Por que você está enfrentando a recusa de recape;
  • Entre outros.

O registro desses dados são encaminhados para o gestor de pneus, que agenda todos os serviços e pode planejar melhor as manutenções e trocas.

4 – Otimização da roteirização

Conhecer o trajeto que a entrega realiza e seus perigos é importante, e somente com a roteirização e o uso de dados na frota isso é possível.

Coletar dados como quais ruas estarão na rota e a situação das mesmas, se o local de passagem corre o risco de roubo de carga, como é a movimentação nos locais, se há muitas curvas e semáforos e por aí vai.

Através de um sistema de monitoramento e roteirização na frota, é possível coletar essas informações, fazer a devida análise e buscar otimizar os resultados, como  por exemplo, a redução do tempo de entrega, gerando economia à operação.

Como fazer uma boa gestão de dados na operação?

Com o auxílio de tecnologias de gestão e integração de dados no controle de frotas. O surgimento das logtechs nos últimos anos trouxe soluções inovadoras para todas as áreas da sua operação de veículos pesados, desde o controle de finanças até a gestão de pneus.

Assim como você precisa entender quais são as informações mais importantes para analisar na sua frota, você deve buscar as soluções que contribuem para a coleta de dados pertinentes a elas.

Dentre as alternativas, você pode dar preferência para um checklist digital. Uma ferramenta que auxilia tanto na rotina do gestor quanto do motorista, permitindo que as inspeções sejam realizadas mais rapidamente e que todos os dados fiquem salvos automaticamente e disponíveis em tempo real no sistema.

Por outro lado, você pode ter maior necessidade na aquisição de uma solução para registrar os abastecimentos da frota, visualizando quais foram os valores e de quanto em quanto tempo novos abastecimentos são necessários.

Você ainda pode optar pelos sistemas de rastreamento, roteirização, gestão de multas, controle de documentações, e assim por diante. As opções são tantas que vale reforçar: uma gestão de frotas eficiente passa pela definição de suas prioridades.

De qualquer maneira, todos esses sistemas possuem uma série de formas de tornar todas as etapas do trabalho mais ágeis e seguras. Então, utilizar a tecnologia a favor da frota é o melhor investimento que você pode fazer.

Aqui no Prolog, as soluções para coleta de dados são o sistema de gestão de pneus e a plataforma de checklist eletrônico. Conheça como elas funcionam e tudo o que você pode analisar em uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.