Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

Como montar uma planilha de controle de pneus?

Saber como fazer uma planilha de controle de pneus é um diferencial para a sua frota. Veja o que não pode faltar.
Monte uma planilha de controle de pneus profissional.

Você tem alguma ideia de onde começar e como fazer uma planilha de controle de pneus? 

Colocar os próprios veículos em risco parece um absurdo, mas é algo comum nas frotas. Isto acontece porque muitas empresas ainda não têm uma rotina de gestão de pneus efetivada.

Assim, a necessidade de um método de controle cresce.

Uma planilha é uma maneira eficaz de gerenciar pneus e pode ser adaptada às suas necessidades específicas. Você pode encontrar vários modelos excelentes online, desde que se certifique de que elas têm os recursos necessários para a sua frota.

Por outro lado, criar uma planilha de controle de pneus do zero oferece a capacidade de adicionar qualquer coisa que seja específica às operações da sua frota. Isso inclui adicionar campos para temperatura de armazenamento, idade do pneu, tamanho e tipo do aro e muito mais.

A parte mais importante da criação de uma planilha de controle de pneus é garantir que os números sejam precisos. Um pequeno erro pode levar a grandes problemas no futuro.

Como montar uma planilha de controle de pneus?

Para começar a sua planilha, é preciso reunir algumas informações iniciais, como: o que você precisa controlar, o número de pneus da frota e a listagem de veículos em funcionamento.

Você também precisará do tamanho e das especificações dos pneus, bem como a idade e a pressão de enchimento.

Após ter essas informações em mãos, você já tem a base para iniciar a sua planilha de verdade.

Como organizar a planilha?

A planilha deve ser organizada de forma fácil de ler e entender. Para facilitar ainda mais a criação da sua planilha de controle de pneus, aqui vai uma sugestão do que listar em cada aba da planilha: 

  • Todos os veículos da frota com suas placas.
  • Marca, o modelo e o tamanho de cada pneu. 
  • Controle de inspeção de pneus (pressão + profundidade dos sulcos, movimentação realizada, data da inspeção, previsão de troca, etc.).
  • Movimentação de pneus (onde está cada pneu da frota no momento).
  • Controle de serviços (listar todos os serviços e o valor gasto por mês em cada um).

Você ainda pode controlar, se for o caso, a temperatura real e desejada de cada pneu. Ainda mais, o custo por quilômetro e a quantidade de recapes por pneu e/ou por veículo. Vale analisar o que realmente é necessário para as suas operações de transporte.

Como usar a planilha de controle de pneus?

Comece listando o modelo de cada veículo com o tamanho e as especificações do pneu correspondentes em cada coluna que você criou.

Em seguida, indique com que frequência você planeja verificar a pressão (uma vez por mês, duas vezes por mês, etc.), qual é a pressão desejada (confira no manual do proprietário ou com o fornecedor de pneus) e a leitura de pressão atual. Esta é a etapa de configuração da sua planilha.

Tão importante quanto o controle de pressão dos pneus é a medição de profundidade dos sulcos deste. Portanto, é imprescindível ter esse registro também.

Outro ponto interessante é o cálculo de quanto dinheiro você economizaria por ano se atingisse a pressão desejada em todos os pneus. Esse cálculo considera os custos de substituição dos pneus e os ganhos de eficiência de combustível. 

Como você pode notar, existem muitas variáveis diferentes para criar uma planilha de controle de pneus. Ou seja, não é tão fácil quanto apenas inserir números em um modelo pré-fabricado.

Antes de mais nada, você precisa saber como fazer um bom controle dos pneus.  Entender a mecânica destes e suspensões do carro, além de saber quais cálculos usar para obter resultados precisos.

O que nos leva à próxima questão:

Como fazer um bom controle de pneus?

A primeira coisa que você precisa fazer é aprender sobre essa gestão. Entenda quais são as tarefas, o por quê é preciso fazê-las, quem é o responsável por cada etapa, e assim por diante. Tudo isso te dará uma visão muito mais clara de como realizar um controle mais eficiente.

Inclusive, se você está buscando como criar uma planilha para esse controle, também já está no caminho certo para alcançar o seu objetivo.

Dito isto, acompanhar o desempenho deles através do desgaste é uma das principais tarefas. Você precisa estar sempre acompanhando a profundidade dos sulcos — tanto por um medidor externo quanto do TWI (indicador de desgaste do próprio pneu). 

Treinar os motoristas para as tarefas de calibragem, rodízio e balanceamento é outra alternativa que você pode seguir. Assim como contratar especialistas para lidar com os aspectos mecânicos do veículo, com a montagem e desmontagem de pneus, para a recapagem, entre outros serviços que podem afetar a durabilidade e usabilidade das peças.

Dentre outras tarefas, você precisa saber a hora certa de realizar as movimentações de pneus e a hora certa de descartá-los. Sabe como isso é possível? Através do controle por planilha.

Se você estava se perguntando:

Vale a pena criar uma planilha de controle de pneus?

Saiba que, armado com esses dados, você pode decidir por conta própria se a criação de uma planilha de controle de pneus vale o seu tempo!

Você também pode optar por utilizar uma planilha de controle de pneus que já está pronta e economizar muito tempo do seu dia (e até mesmo semana). Afinal, construir uma ferramenta de controle não é tarefa simples, mas apenas fazer o download de um material pronto…Isso que é facilidade!

Confira o material GRATUITO que o Prolog preparou para você → Baixar Planilha de Controle de Pneus.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.