Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como realizar o controle de quilometragem do veículo

A quilometragem do veículo é o seu histórico de rodagem, é a partir dela que você entende melhor sobre as possíveis falhas dos caminhões.
Como verificar e acompanhar o controle de quilometragem do veículo.

A quilometragem do veículo é um número que todo mecânico, motorista e gestor de frotas deve saber interpretar, sabe por quê?

É a partir dele que é possível realizar o cálculo de consumo de combustível por quilômetro e planejar revisões para manutenções preventivas e troca de peças. Assim, torna-se mais fácil manter o veículo em boas condições para trafegar pelas rodovias, evitando maiores problemas como falha de componentes do caminhão ou parada total do veículo durante uma entrega.

Para realizar o controle de quilometragem, é preciso entender também sobre sua importância e saber:

O que pode ter influência na quilometragem do veículo?

O funcionamento do hodômetro e registros realizados são peças fundamentais para montar a visualização da quilometragem do veículo da frota. Esta é uma forma de verificar potenciais falhas no veículo e alguns cuidados são fundamentais para manter a frota em circulação de forma segura.

Portanto, os pontos de atenção incluem:

1. Originalidade do hodômetro

Desde o surgimento dos hodômetros eletrônicos, fraudá-los ficou mais difícil, isso porque até mesmo os veículos mais antigos que possuem o aparelho analógico receberam dispositivos que asseguram a quilometragem.

Porém, todo cuidado é válido.

Possuir um scanner automotivo na oficina da empresa ou levar o caminhão até um profissional que realize a verificação é sempre a melhor opção para garantir que o veículo não tenha rodado mais do que consta no painel.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

A atenção para esse detalhe deve ser dobrada em casos de compras de caminhões e máquinas usadas.

2. Rotina de checagem

Para realizar uma rotina de checagem, é importante possuir uma padronização de processos. Com um método pré-definido, é muito mais simples realizar check-ups que analisem a necessidade de manutenções com frequência, mas de forma rápida e prática.

Através de checklists para monitoramento você pode verificar não apenas a quilometragem do caminhão, mas também a sua iluminação, funcionamento dos freios, nível do óleo e todos os equipamentos fundamentais para um trajeto mais tranquilo.

Isso nos leva a outro importante cuidado:

3. Registro da quilometragem do veículo

Todo registro é importante quando o assunto são os caminhões da sua frota. Isso porque esses dados, quando armazenados, ajudam a reconhecer falhas e desgastes de peças que necessitam de trocas.

Inclusive, a quilometragem possui forte influência na hora de entender os problemas de um veículo. Quando o seu número está muito alto, significa que rodou longas distâncias, que podem ter alterado os componentes do caminhão.

Como realizar o controle de quilometragem?

Observando o hodômetro do veículo no painel do caminhão é uma maneira rápida e comum de realizar o controle. Melhor ainda se for através da rede eletrônica, com scanners, e a ajuda de um bom profissional. 

De maneira geral, a quilometragem do veículo pode ser realizada por:

Controle manual

O controle manual pode ser realizado com uma planilha de controle de quilometragem e abastecimento. De forma que, a cada manutenção e/ou abastecimento do veículo, seja registrado o número identificado no hodômetro.

No mesmo sentido, os registros podem ser feitos pelo checklist de entrada e saída do veículo, quando se anotam as quilometragens antes e após cada viagem.

Nesse caso, é preciso instruir o motorista a fazer a leitura corretamente para que os registros tenham o máximo de precisão.

Controle por sistema

Um sistema de controle de frotas é sempre a melhor opção. Além de ser mais prático, a sua funcionalidade é garantida. Na verdade, opções como o rastreador de frotas já podem cumprir essa função com eficiência.

Isso porque o controle será realizado através de um acompanhamento do caminhão em tempo real, com base nos dispositivos de monitoramento instalados no veículo.

Qual a importância de realizar controle de quilometragem do veículo?

Quando um motorista faz uma rota com frequência, é possível calcular o seu gasto. A partir do momento que esse valor muda, pode ser que algo esteja errado com o caminhão, gerando mais consumo. Alerta de manutenção!

Por outro lado, pode ser que o motorista começou a dirigir de maneira irresponsável e deve ser notificado.

O controle de quilometragem ainda permite entender e planejar melhor as inspeções veiculares. Conforme você lê e interpreta o hodômetro, consegue reconhecer problemas no veículo, sabendo a hora de verificar os pneus, freios e ainda outros fatores que fornecem a segurança no transporte de cargas.

Tudo isso para prevenir a perda de peças importantes e reduzindo consideravelmente as chances de acidentes.

Em adição, controlar a quilometragem é sobre conhecer o desempenho do veículo. Pois, por exemplo, torna-se possível saber quantos quilômetros o caminhão roda com X litros de combustível.

Além dessa identificação, é viável traçar rotas mais inteligentes e econômicas. Por falar em desempenho, isto é algo que você pode controlar por meio dos KPIs (indicadores de desempenho) da frota.

Dentre os principais, você encontra gastos com combustível e manutenção — dois grandes fatores relacionados com a quilometragem do veículo. Conheça ainda mais sobre esses indicadores e como utilizá-los na sua gestão:

Conheça os principais indicadores para a gestão de sua frota

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.