Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como roteirizar entregas de forma gratuita

Confira o passo a passo de como roteirizar entregas da sua frota usando o Google Maps, uma opção 100% gratuita e eficiente.
Como roteirizar entregas pelas Google Maps.

Você já conhece todas as maneiras de como roteirizar entregas na sua operação de transportes?

Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas de roteirização surgiram nos últimos anos. Embora a maioria delas seja completa e eficiente, todas também possuem planos pagos.

O Google Maps já é uma alternativa muito usada no cotidiano pessoal, mas também é de grande valia para frotas que precisam economizar em seu orçamento. Afinal, é uma ferramenta que fornece informações completas de maneira gratuita.

Você consegue traçar o trajeto ideal, com informações primordiais oferecidas de forma instantânea, como o tráfego de trânsito no momento da partida. Além de uma minimização do tempo de percurso, com rotas inteligentes, gerando a redução de gastos

Confira, nesse post:

Como roteirizar entregas pelo Google Maps?

A roteirização de entregas do Google funciona por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicativos), dividida em três grandes produtos: Maps, Routes e Places. 

Isto é: mapas, rotas e lugares — onde a ferramenta “Routes” é a encarregada no processo de roteirização.

Dentro do Google Routes, as principais API’s são:

INFOGRÁFICO
6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.
  • Directions: Oferece rotas de transporte público, particular e a pé;
  • Directions Matrix: Concede a distância e o tempo de viagem de uma rota recomendada;
  • Roads: Promove a criação de itinerários com base em dados como o limite de velocidade, entre outros.

Confira o passo a passo de como roteirizar entregas pelo Google Maps:

Passo 1 – Definição do ponto de partida e destino

Exemplo de roteirização de entrega no Google Maps.
Selecione o trajeto que deseja realizar.

Ao abrir o aplicativo no celular ou o mapa pelo navegador desktop, você já vê a tela mostrando o mapa a uma caixa de pesquisa.

Se o seu dispositivo possui autorização de acesso à localização, é muito provável que o local de partida seja preenchido automaticamente. Nesse caso, você pode fazer uma pesquisa do ponto de chegada para conseguir alterar, também, de onde o veículo precisa partir.

Passo 2 – Seleção do meio de locomoção

Exemplo de veículos que o Google Maps cria rotas.

O Google Maps oferece diversas funcionalidades, sendo uma delas os meios de locomoção, oferecendo rotas para bicicletas, carros, ônibus, etc.

Essa etapa é importante ter bastante atenção, pois as rotas variam de acordo com o meio utilizado. 

Isso pode acontecer porque alguns caminhos não permitem a passagem de veículos pesados, por exemplo. Ou a entrada de carga e descarga dos veículos é em uma entrada diferente dos veículos comuns, então a rota precisa ser outra. 

Podem ser vários os motivos também, então confira sempre o veículo selecionado para cada rota.

Passo 3 – Inclusão dos pontos de paradas

Exemplo para adicionar pontos de parada em uma rota de entregas.
Escolha os pontos de parada da rota.

Normalmente, quando se planeja uma entrega, é considerado não só a distância até o ponto final, mas também a otimização de tempo durante a operação.

É possível criar trajetos com até 25 pontos de referência, que podem estar localizados dentro e fora da cidade, do estado e do país. Para isso, basta clicar no ícone com sinalização de “+” abaixo da primeira chamada.

Contudo, para saber como roteirizar entregas com máxima precisão e economia, você deve lembrar:

Ainda que a inteligência por trás do mapa do Google consiga calcular rotas excelentes incluindo todos os seus pontos de parada, ela não consegue determinar a melhor ordem para realizar essas paradas.

Dessa maneira, você já deve incluir as paradas necessárias na ordem que considera mais adequada para que a ferramenta consiga otimizar o tempo de realização das entregas.

Nota: O mapa permite a inclusão de pontos de parada apenas para viagens de carro ou bicicleta.

Quais são outros tipos de roteirização?

Roteirização por inteligência artificial

A inteligência artificial é uma tendência logística, já sendo utilizada em diversos setores das operações de transporte. Na roteirização de entregas, ela ainda é pouco conhecida, mas a promessa é grande:

Você pode esperar encontrar um sistema que realiza uma primeira rota. A partir disso, ele acompanha o veículo no trajeto, aprendendo detalhes de paradas realizadas, velocidade percorrida, e assim por diante.

A cada caminho percorrido, o sistema consegue otimizar, por conta própria, os demais roteiros.

Roteirização por sistemas específicos

Além de um sistema tão avançado quanto o de inteligência artificial, existem outros modelos de tecnologia que oferecem a roteirização, de maneira mais simples, mas ainda eficiente.

Nestes, a roteirização acontece considerando todos os fatores importantes para que uma rota seja segura e econômica, como: horário de maior movimento, condições das estradas, condições de tráfego, distância a ser percorrida, e assim por diante.

O que o sistema tem de vantagem sobre uma ferramenta gratuita, como o Google Maps, é a possibilidade de salvar os seus roteiros e tê-los sempre disponível. 

Além disso, alguns modelos de software oferecem, simultaneamente, o monitoramento do veículo por GPS ou telemetria — uma vantagem para quem deseja uma gestão mais completa.

Roteirização estática

Indica que a roteirização não muda depois que os veículos saíram em rumo às entregas. Na roteirização estática, o planejamento é feito previamente a fim de diminuir as chances de imprevistos durante a viagem.

O motorista, portanto, obedece o trajeto como uma espécie de “guia” de entrega, sempre respeitando os critérios de paradas, quilometragem desejada e horários determinados.

Roteirização dinâmica

A roteirização dinâmica serve justamente para dar conta do que não estava dentro do roteiro. Não se trata de um planejamento fixo — pelo contrário, ele pode mudar mesmo depois que os veículos já estiverem em rota.

É o caso de empresas que usam sistemas de roteirização capazes de rastrear os caminhões em tempo real, cruzando dados com outras informações, como o GPS.

Como roteirizar entregas impacta na operação?

A roteirização é essencial para a organização das operações de transporte, permitindo uma sequência de entregas lógica e econômica. 

Independente de como são criados os roteiros, os benefícios serão os mesmos:

  • Redução de custos logísticos;
  • Melhor cumprimento dos prazos de entrega;
  • Aumento na produtividade dos motoristas.

Em geral, é provável que, ao aderir ao Google Maps, você tenha um aumento do volume de produção (e de vendas) sem precisar elevar os investimentos e os custos fixos do transporte dessas mercadorias contratando uma solução de roteirização.

Vale pesar os dois lados para entender se apenas essa ferramenta já atende suas necessidades do momento ou se está na hora de dar um próximo passo: adquirir uma solução mais avançada de roteirização para a sua frota.


Continue lendo sobre outros aspectos da gestão de frotas para gerar economia e produtividade na sua operação — o material é gratuito, assim como o Google Maps.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.