Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Controle de pressão dos pneus: você nunca mais vai perder pneus antes da hora

O que você precisa para aumentar a durabilidade dos pneus e reduzir custos na frota é o controle de pressão dos pneus. Agora só falta você entender, aqui nesse post, o porquê e como isso acontece.
Métodos para controle de pressão dos pneus.

Fazer um controle de pressão dos pneus significa reduzir custos com combustível, manutenção, descarte e compra de novos pneus. “Qual a relação de todos esses fatores?”, você perguntou?

Bom, vamos lá:

Enquanto a pressão baixa gera maior contato com o solo, prejudica a borracha e aumenta o consumo de combustível. Também causa mais impacto para o veículo em buracos e estradas acidentadas, podendo quebrar ou desgastar peças antes de sua vida útil e gerando gastos com uma manutenção não-prevista.

A pressão alta, da mesma maneira, traz alguns estragos — principalmente quando falamos da segurança do veículo. Afinal, o equilíbrio deste fica prejudicado e as curvas se tornam um risco desnecessário de tombamento da carga.

Entendeu um pouco dos riscos e consequências da FALTA de monitoramento? Então confira a seguir os meios para começar o controle de pressão dos pneus da sua frota.

Quais são os meios de controle de pressão dos pneus?

Manualmente ou “no olho”

Controlar a pressão manualmente é o mesmo que dizer que você não tem um método confiável de controle. Aqui, estamos falando de táticas como o uso do martelo para ver se o pneu está firme ou não.

Outro meio é esperar que o pneu fique visualmente murcho para confirmar uma pressão baixa. De qualquer maneira, ambos são jeitos inadequados de medição.

Caso você ainda não tenha um medidor de pressão dos pneus na sua frota, você deve ir atrás! Porém, seguem algumas recomendações básicas para manter os pneus em boas condições:

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.
  • Calibrar a cada 5 mil km rodados;
  • Veículos de pouco uso, realizar a calibragem mensalmente — mesmo se o veículo estiver parado;
  • Quando a temperatura baixar (ou subir) drasticamente, fazer uma nova calibragem.

TPMS

Essa é uma sigla do inglês para descrever “sistema de monitoramento da pressão dos pneus”. Existem algumas variações desse sistema, então o modo de funcionar pode mudar levemente de um para o outro.

Entretanto, o objetivo final é sempre o mesmo: ter o controle de pressão dos pneus! 

Qual é o segredo?

Tratam-se de sensores instalados nas válvulas de cada pneu que enviam informações via rádio frequência à cabine. Interessante adicionar: o TPMS analisa individualmente a pressão e temperatura de cada pneu.

Ignorar o sensor quando ele dá avisos de pressão inadequada traz prejuízos: 

Afeta a estabilidade da direção, aumenta o desgaste dos pneus e o consumo de combustível. Por consequência, também aumenta a emissão de gases poluentes (CO²) na atmosfera.

Portanto, se decidir por aderir ao TPMS, dê atenção aos avisos que este trouxer. Você estará reduzindo os custos da frota e aumentando a segurança das operações de transporte.

Prolog App

A solução Prolog não tem captação da temperatura, como o TPMS, mas tem outro viés: 

Além do controle de pressão dos pneus, o sistema faz a coleta da profundidade dos sulcos.

Combinar e acompanhar essas duas informações sobre os pneus traz conclusões esclarecedoras sobre a pressão ideal e melhores modelos para cada momento do transporte.

Ao contratar essa alternativa, você recebe um aferidor digital e o software de gestão de pneus completo. Em questão de segundos, o aferidor coleta os dados de pressão e profundidade e já envia tudo via bluetooth em tempo real para o sistema.

Este que será o responsável pelo processamento e organização desses dados em relatórios (gerados automaticamente) sobre os pneus da frota.

Quer saber a previsão de troca para X pneu? Qual o modelo com melhor custo-benefício? Quantas compras serão necessárias nos próximos 6 meses? O Prolog te diz tudo isso e mais.

Tem como saber a pressão correta para cada pneu?

Sim, desde que realize o controle regular da pressão e desgaste dos pneus. Embora cada pneu já venha com uma pressão de ar recomendada, nem sempre ela é a mais adequada para o transporte sendo realizado.

De início, a recomendação deve ser seguida e respeitada. Porém, conforme o pneu for utilizado e monitorado, pode ser que você note a necessidade de ajustar o PSI da calibragem.

Por exemplo, se ao longo de 3 meses estiver notando um desgaste irregular ou excessivo, ajuste a pressão (5 PSI a mais ou a menos) de cada pneu e analise os resultados novamente após mais um período de utilização.

Inclusive, essas conclusões são facilitadas pela escolha de um sistema de gestão de pneus como o Prolog.

O controle de pressão dos pneus na sua frota é fundamental?

Com certeza! Para você ter uma gestão que se destaca pelos benefícios que traz, o monitoramento de pressão dos pneus é fundamental. O simples ato de controlar a pressão de ar pode reduzir seus custos em diversos setores da frota — como mostrado acima.

Um dado para deixar você pensando nos planos da frota:

A cada libra a menos no pneu, o consumo de combustível pode aumentar até 0,3% por quilômetro rodado.

E tem mais, os custos de implementação desse tipo de controle são MUITO inferiores ao custo que você tem hoje com o descarte antecipado de carcaça e compra de novos pneus.

Ademais, o controle de pressão dos pneus também dá o indicativo de quando é a hora da manutenção de pneus. Sempre com a intenção de evitar a recusa de recape e perda da carcaça antes da hora.

Faça esse controle para você conseguir aproveitar ao máximo a vida útil desses itens — conheça a solução Prolog.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.