Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Quais são os custos fixos de uma frota?

Conheça quais são os principais custos fixos de uma frota e as melhores maneiras de otimizar os serviços de transporte da sua empresa.
Entenda quais são os custos fixos da frota.

Os custos fixos da frota são informações que devem estar inclusas no valor final do frete de cada entrega. Mas, você sabe quais são eles?

Quando paramos para pensar como as mercadorias chegam até os mercados e lojas que visitamos, podemos perceber que praticamente tudo que está ali chegou de caminhão.

Isso porque o transporte rodoviário é o principal responsável pela distribuição de produtos no território brasileiro.

Sendo o tipo de distribuição mais comum, possui uma demanda de serviços alta, que necessita de muita organização para se manter no mercado.

Incluindo a hora de fazer os cálculos de frete, pois existem diversos custos a considerar e aplicar em cima do serviço. Ao mesmo tempo, é necessário manter algum equilíbrio para não acabar com preços exorbitantes que afastam todos os clientes em potencial.

Mas, como fazer isso? Primeiro de tudo, você precisa conhecer quais são os custos que devem estar presentes nesta conta. Hoje, confira quais são os custos fixos da frota que você precisa considerar.

Para saber quais são os custos variáveis, leia nosso post específico sobre o assunto clicando aqui.

Quais são os custos fixos da frota?

Licenciamento, IPVA e seguros

Para o caminhão rodar nas estradas e a empresa trabalhar legalmente, precisa ter todos os impostos em dia. Já o seguro, é uma forma de evitar surpresas diante de acidentes ou roubo, garantindo um dinheiro que cubra eventuais problemas.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Essas obrigações são custos fixos da frota e não tem como fugir.

Anualmente, você precisa ter esses valores para não levar multas ou perder o direito de exercer seus serviços. Igualmente, cuidado para não perder os prazos e acabar recebendo essas mesmas consequências.

Salário dos colaboradores

Se o número de funcionários da empresa e seus salários são fixos, este também é incluído como um custo fixo da frota. Devemos levar em consideração os motoristas, responsáveis por transporte interno de cargas e abastecimento do caminhão.

É importante considerar também os valores de encargos sociais e benefícios cedidos aos colaboradores.

Entra também nos custos fixos alguns gastos com manutenção, relativos à equipe de mecânicos e auxiliares desta etapa da operação. Já as compras de peças e materiais usados para reparos são incluídos nos custos variáveis.

Depreciação dos veículos

Com o passar dos anos, todo modelo de veículo perde valor. Isso acontece porque surgem novos modelos, compostos por peças melhores e mais modernas.

Um caminhão comprado por R$300 mil, em 5 anos, passa a valer em torno de R$200 mil. Isso considerando que você realiza todos os cuidados apropriados de manutenção, mantendo o veículo em seu melhor estado de conservação.

É aí que entra a depreciação do veículo no custo fixo da frota, como um valor reserva para realizar a renovação dos veículos quando chegar a hora.

Esta acontece, dependendo da gestão realizada, em média, a cada 5 anos.

Portanto, durante este período, você deve estar cobrando no frete realizado e mais: guardando o respectivo valor para direcionar à compra de novos modelos. 

Custo oportunidade

Quando você compra um caminhão, você está deixando de investir em outros negócios que poderiam ter um rendimento mensal, gerando um retorno para você, como um aluguel ou mesmo um banco de investimentos.

Adicionar este valor aos custos fixos da frota da empresa, uma quantia responsável pela oportunidade, é uma maneira inteligente de evitar uma perda de dinheiro.

Inclusive, é um valor que pode auxiliar, também, na compra de novos veículos, entrando no cálculo de depreciação da frota.

Por que é importante saber quais os custos fixos da frota?

Quando a sua empresa é prestadora de serviço, como é o caso das transportadoras, é fundamental conhecer todos os custos que ela possui para adicionar ao preço final do frete.

Dessa maneira, os negócios não saem perdendo e dificilmente tem a chance de cair em falência. Já o cliente paga um preço justo pelo serviço que contratou.

O objetivo é que todos estejam em vantagem. Ainda mais, que você tenha o conhecimento do quanto investe e lucra para poder planejar a expansão da frota de forma segura.

Como melhorar a gestão de frotas a partir disso?

Saber e controlar os custos das operações de transporte da empresa fazem parte de um movimento maior: o desenvolvimento do planejamento estratégico da sua transportadora.

Nele, o levantamento de custos é uma parte essencial para determinar ações de cortes e reduções conscientes. Isto é, que não prejudiquem o funcionamento e eficiência da frota.

Basicamente, a lógica é:

Você sabe todos os custos fixos da frota, que são de pagamento obrigatório e não terão alterações no ano vigente.

Este valor deve ser reservado no seu orçamento (e considerado no cálculo de frete, como já foi estabelecido).

Agora, você tem um entendimento melhor dos custos variáveis e do quanto poderia economizar buscando soluções específicas para as áreas de maior impacto financeiro.

Para continuar expandindo seus conhecimentos e melhorar cada vez mais a gestão de frotas do seu negócio, confira o material gratuito que disponibilizamos em nosso site: 


O Guia da Gestão de Frotas – Torne sua Gestão Mais Eficiente — clique para fazer seu download e ter sempre à disposição.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.