5 meios de acompanhar o desempenho do veículo ao longo do tempo

Uma frota de pesados precisa de um gestor que se preocupa com a análise de desempenho do veículo. É o meio ideal para descobrir melhorias e reduzir custos.
Entenda o que analisar para descobrir o desempenho do veículo.

Estar a par do desempenho do veículo previne acidentes, multas e ajuda no aproveitamento total da vida útil dos automóveis.

Ainda, é importante ter esse acompanhamento para identificar problemas desde o início. Assim, permitindo que você possa resolvê-los antes que eles se tornem maiores — e mais custosos. 

Esta é uma realidade válida tanto para empresas de pequeno porte quanto para as grandes transportadoras. Até porque o desempenho do veículo influencia no tempo de entregas, qualidade do transporte e no valor de frete, sendo que o custo com consertos também pode ser um critério avaliado para montar os preços da empresa.

Dito isto, seguem algumas ações para te ajudar nessa análise:

Analisar quantas vezes o veículo foi para a manutenção corretiva

A manutenção corretiva só é necessária quando não existe uma rotina de inspeção de veículos preventiva na frota. Além de gerar um tempo de ociosidade do veículo, podendo ele ficar parado na garagem por dias ou semanas aguardando os consertos necessários, aumenta o custo envolvido no processo.

Isto acontece por dois motivos:

  1. Pelo tempo parado sem realizar entregas, trazendo a necessidade de mexer em outras rotas e veículos para atender às demandas;
  2. Pela compra de peças novas e gastos com equipes de mecânicos ser mais elevado que apenas realizar a inspeção e prevenir os problemas com antecedência.

Ou seja, é melhor diagnosticar e corrigir o problema quando ele ainda é pequeno. Só que tem um detalhe: mesmo com a prevenção em dia, o veículo pode acabar precisando de consertos.

De qualquer jeito, você precisa entender a frequência do veículo na manutenção corretiva.

Para isso, existem algumas opções:

  • Planilha de controle de veículos e manutenção;
  • Sistema de checklist e seu histórico;
  • Notas fiscais da oficina mecânica.

Em qualquer escolha, é importante ter registros dos números e análises dos motivos que levaram o veículo até a correção. Pense numa situação como essa:

Na análise de sua operação de transportes, você notou que um único veículo foi para a correção 3 vezes dentro de um mês. Algo muito errado está acontecendo, certo? Buscando uma resposta para isso, você identifica que o veículo chegou lá por diferentes problemas.

Isso pode ser indicativo que o problema não é o veículo, mas sim a falta de cuidado do motorista. Qual a solução? Conversar com essa pessoa e instruí-la da direção defensiva e econômica.

Num outro cenário, caso o veículo tenha ido para a correção todas as vezes pelo mesmo motivo, a indicação é que o desempenho dele está em péssimas condições.

No mesmo sentido, você precisa:

Acompanhar o custo com manutenção geral por veículo

O desgaste por uso é natural para todos os veículos, por isso mesmo as frotas já contam com prazos e orçamentos para a renovação da frota. Porém, antes de comprar novos veículos, você precisa analisar se realmente está na hora de realizar uma troca.

Isto é: 

Quando o valor de manutenção ultrapassa 20% do valor de compra original do caminhão ou ônibus, o desempenho do veículo já chegou em um limite e você precisa de um automóvel zerado.

Uma maneira de rastrear o custo de manutenção por veículo é gerar um balanço de custo da manutenção preventiva, além de, como mencionado acima, acompanhar todos os reparos e substituições feitos.

Essas informações podem ajudá-lo a entender quanto dinheiro está sendo gasto em cada caminhão e a tomar decisões sobre onde alocar seus recursos.

Isto pode ser realizado por meio das mesmas ferramentas, a exemplo da planilha ou software mencionados acima.

Você também pode observar a eficiência de combustível de cada caminhão e ver se há alguma área que pode ser modificada para melhorar o desempenho do veículo em questão. Às vezes pode ser um pequeno ajuste na calibragem dos pneus que faz toda a diferença na economia e produtividade de uma viagem.

Analisar o desempenho do veículo através do controle de desempenho dos pneus

Os pneus são o único ponto de contato com o chão, portanto, qualquer errinho cometido na gestão deles terá impacto no desempenho do veículo.

A baixa pressão pode gerar derrapagem e atraso na resposta dos freios, por exemplo. A pressão alta pode levar ao estouro do pneu em estrada, entre outras situações desagradáveis.

Então, para começar, a pressão dos pneus deve ser verificada cerca de uma vez por semana e sempre antes de viagens longas. É importante mantê-la correta para obter a melhor economia de combustível e maior vida útil dos pneus.

Em adição, é importante ter uma comunicação direta com os motoristas para eles poderem relatar quaisquer problemas que tenham enquanto estiverem na estrada. Isso ajudará você a acompanhar o desempenho de cada caminhão e fazer os ajustes necessários. O que nos leva ao próximo tópico:

Ter comunicação direta sobre o desempenho do veículo com cada motorista da frota 

Uma maneira de acompanhar a atuação da  frota é ter comunicação direta com os motoristas. O primeiro passo de uma gestão de motoristas é informá-los da importância que eles têm para a sua tomada de decisões.

Você pode usar todas as melhores ferramentas do mercado e rastrear todas as informações sobre localização do veículo, velocidade média utilizada, checklists realizados, tempo em que o veículo ficou parado nos intervalos de almoço ou na carga e descarga de mercadorias.

Mas, existe um conhecimento muito valioso que as ferramentas não conseguem te entregar: o dos motoristas.

Eles são o seu principal contato com o veículo. Pode ter certeza que, ao conversar com eles, na maioria dos casos, eles sabem te dizer exatamente como funciona, quais problemas está apresentando, o que poderia melhorar o desempenho do veículo e quais ações poderiam trazer essas otimizações.

Por isso é tão importante eles realizarem a inspeção veicular e registrarem as informações no checklist da empresa. 

Fazer o controle de combustível

Embora os valores de combustível sejam o pesadelo de quem busca realizar um planejamento a longo prazo, os constantes reajustes, principalmente aumentos, estão fora do seu controle.

Para manter o desperdício no mínimo, é importante que o gestor da frota tenha compreensão clara de como os diferentes parâmetros afetam o consumo de combustível. Além do mais, você precisa ter consciência de quais ações pode tomar para controlar e, até mesmo, reduzir custos.

Muitas vezes, o aumento no consumo é ocasionado por um mau funcionamento do veículo. Dentre os problemas, podemos citar danos nos cabos das velas, defeito no filtro de ar do motor ou nas bobinas de ignição.

Realizar a manutenção preventiva e notar essas questões antes que afetem o desempenho do veículo é um meio de otimizar a sua operação de transporte e, por consequência positiva, gerar economia de combustível.

Algumas maneiras de realizar esse controle: 

  • Regulando a velocidade, a potência do motor ou o uso de ar condicionado;
  • Melhorando o processo de manutenção do veículo;
  • Reduzindo o peso da carga;
  • Aumentando a eficiência do combustível com a calibragem correta de pneus.

A maneira mais eficaz é, em muitos casos, uma combinação dessas medidas. O seu papel aqui é estudar e analisar os dados da frota para saber quais medidas encaixam melhor na realidade da sua operação.

Para seguir nesse ritmo, confira nosso vídeo sobre KPIs da frota e aprenda mais, também, sobre os indicadores de desempenho de veículo:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.