Dia do caminhoneiro: qual é a data certa para comemorar?

O dia do caminhoneiro é comemorado em três datas diferentes. Confira quais são e sugestões para homenagear esses profissionais tão importantes.
Não tem uma data certa para o dia do caminhoneiro: entenda porque existem diferentes dias para celebrá-lo.

O dia do caminhoneiro pode ser comemorado em três datas diferentes: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.

As datas celebram os profissionais responsáveis por transportar mercadorias e cargas por cada canto do país, ação fundamental para movimentar o comércio.

É comum haver confusões com essas datas e até mesmo se questionar o porquê de comemorarmos em três dias diferentes. Isso é o que explicamos a seguir:

Por que comemoramos o dia do caminhoneiro em 3 datas diferentes?

30 de junho – Dia do Caminhoneiro no estado de SP

O ex-governador e jurista Franco Montoro, sancionou em 30 de dezembro de 1986, há exatos 36 anos, a Lei n.º 5.487, a qual determinava a data de celebração do dia do caminhoneiro em São Paulo.

O dia do motorista de caminhão é, portanto, celebrado no dia 30 de junho apenas no estado SP.

25 de julho – Dia de São Cristóvão

Essa data foi implementada há séculos e está ligada à passagem da fé católica. O dia de São Cristóvão, o santo padroeiro dos motoristas, é celebrado por todos os condutores de veículos em geral.

Nesta ocasião, é comum haver missas, procissões, festas e carreatas, onde ocorre a bênção dos transportes.

Se você tem dúvida de qual dia é dia do caminhoneiro, saiba que a data é comemorada por motoristas de ônibus, de carro, de caminhão, de motos e de qualquer outro meio veicular.

16 de setembro – Dia Nacional do Caminhoneiro e da Caminhoneira

Definida em 2009 por meio da Lei Federal n.º 11.927, o decreto foi assinado pelo ex-vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva.

Ainda que seja a data oficial no país, comemorada há 11 anos, grande parte dos caminhoneiros preferem ainda celebrar seu dia junto ao de São Cristóvão.

Qual é a importância de celebrar o dia do caminhoneiro na frota?

Ainda que esses profissionais sejam tão importantes para o andamento da economia no país, muitos sofrem com as dificuldades que as estradas possuem. A edição da pesquisa O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro, aponta as principais queixas dos motoristas:

  • Falta da segurança nas estradas (83,6%);
  • Alto valor do combustível (78,7%);
  • Má qualidade das estradas (78,7%);
  • Valor do frete com (34%).

A grande maioria dos motoristas também têm demandas por banheiros limpos, comida barata e internet/Wi-Fi — algumas necessidades básicas para o conforto de qualquer pessoa.

Sem contar com a distância da família, que é um fator a se considerar.

Como homenagear os caminhoneiros da frota?

Planejar a homenagem para o dia dos caminhoneiros é uma forma de mostrar a importância desses profissionais que são, acima de tudo, pessoas que trabalham por muitas horas nas estradas realizando entregas pelo Brasil inteiro.

Veja a seguir algumas sugestões de itens que podem ser dados de presente:

  • Óculos escuros – acessório essencial para quem precisa dirigir por longas horas, principalmente em dias ensolarados;
  • Almofada – item que aumenta o conforto na estrada;
  • Chaveiro personalizado – que remeta a viagem ou ao gosto particular do caminhoneiro;
  • Kit de banho – com toalha, sabonete e calçado (como chinelos e sandálias);
  • Tapa olhos – para ajudar na hora do descanso enquanto há muita claridade;
  • Entre outros.

Mensagens interessantes para o dia do motorista

Algumas mensagens como homenagem para esses profissionais são:

  • “Que a caçamba do seu caminhão esteja sempre lotada de alegria, prosperidade e muita proteção. Feliz dia do motorista!”.
  • “Sempre de uma maneira limpa e segura, ajudando a conduzir o progresso. Parabéns pelo seu dia!”
  • “Que São Cristóvão proteja seu ônibus. Seu serviço é indispensável. Feliz dia do motorista de ônibus!”

Qual é a data certa para comemorar?

Por não existir uma data única, é comum que muitas dúvidas surjam quanto ao dia certo para celebrar. Todas as três datas foram criadas de formas diferentes, mas homenageiam a mesma classe profissional: o motorista!

Esses profissionais lidam diariamente com inúmeras dificuldades e riscos durante o trajeto na estrada, como a distância dos familiares queridos, longas jornadas de trabalho, rodovias e postos de parada em más condições.

Não há data correta, mas escolher uma forma de homenagem é um ato de respeito e consideração, não importa a data escolhida.


Para te ajudar a valorizar ainda mais esses profissionais  e identificar oportunidades de bonificações, conheça nossa planilha para ranking de motoristas.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.