Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Dicas para otimizar a operação de frotas

A manutenção de frotas é um processo crucial para o bom funcionamento da frota. Confira as dicas para otimizar ainda mais as suas operações.
Confira essas dicas para a manutenção de sua frota.

Uma manutenção de frotas que não é organizada e planejada, traz um baixo desempenho para a frota, que pode prejudicar o fluxo das entregas.

A otimização logística é importante para o crescimento da empresa e para ter destaque no mercado. E, parte dela, representa melhorar os processos de manutenção dos veículos, seja alterando processos já existentes ou implementando novas ações na rotina.

Trouxemos algumas dicas para você colocar em prática e gerar mais eficiência na rotina da sua operação. Confira a seguir com mais detalhes:

Primeiro, entenda um pouco mais sobre porque adotar essas medidas na sua frota:

Por que você precisa seguir essas dicas na manutenção de frotas?

Elas auxiliam na redução de manutenção corretiva, que geralmente são de alto custo, mantendo os veículos da frota sempre em boas condições de funcionamento.

Com isso, os custos operacionais reduzem, já que grande parte dos componentes estão conservados e funcionando de acordo com o ideal. Eficiência que reflete também na segurança, já que a chance de acidentes por falha são reduzidos.

Vale lembrar que o consumo de combustível é outro que diminui. Com o motor saudável e pneu em boas condições, o deslocamento não força o componente do caminhão, queimando menos combustível.

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

O cuidado com o veículo é positivo para todos, visto que as entregas mantém seus prazos, os caminhões permanecem nas estradas, os motoristas viajam mais seguros e o gestor economiza em seu orçamento.

Dicas operacionais para a manutenção de frotas

Entenda os diferentes tipos de manutenção de frotas

Muito se fala em manutenção, mas você conhece os diferentes tipos que o veículo pode passar? São eles: corretiva, preventiva e preditiva.

No primeiro caso, os veículos vão direto para um conserto após ser identificado um problema moderado a grave. Um caminhão pode ficar dias ou semanas parado na oficina para as correções.

No segundo caso, são realizadas inspeções diárias e periódicas para serem identificados problemas pequenos, como desgaste de peças ou serviços de troca de óleo, limpeza de filtros, etc.

Para o último caso, na manutenção preditiva, você precisa ter mais recursos disponíveis para instalar as tecnologias necessárias. Pois, é um tipo de manutenção que necessita de tags e sensores para ler as vibrações e sons do veículo a fim de identificar pequenas alterações indicativas de problemas.

Tenha mão de obra capacitada

Para resultados melhores dentro da gestão de manutenção de frotas, tenha profissionais qualificados e atualizados, que busquem se especializar nos tipos de veículos que a empresa possui.

Também, é fundamental investir em cursos que aprimorem as habilidades dos colaboradores. Dessa forma, retendo pessoas de qualidade e interessadas em crescer e gerar resultados à empresa.

A mão de obra para a manutenção não são apenas os mecânicos, mas também, os motoristas. São eles que possuem a tarefa primária de realizar a inspeção dos veículos pelo checklist e identificar os possíveis problemas e serviços para repassar à oficina.

Utilize um controle de estoque e compra de peças

Em diversos serviços de manutenção, é necessário usar peças para trocar itens do caminhão que apresentam desgaste, falha ou que chegaram ao final de sua vida útil. 

Além de possuir um estoque para fazer essas substituições de maneira rápida, é importante ter o contato de fornecedores a fácil acesso para adquirir novas peças, quando necessário.

O uso de um sistema voltado para a gestão de manutenção, otimizando a busca de orçamentos e organizando as peças que já possuem na empresa, torna muito mais fácil reconhecer a necessidade de compra e realizar o pedido com antecedência.

Acompanhe as peças que desgastam mais rápido

Com o controle de veículos da frota e o histórico das manutenções, fica mais fácil identificar quando os componentes do caminhão já esgotaram sua vida útil e precisam ser substituídos.

Isso deve ser realizado utilizando os indicadores de manutenção adequados, como o MTBF.

Alguns itens importantes de observar são os pneus, filtros, pastilhas de freio, baterias e limpadores.

Controle de pneus

A partir de um controle de informações como marca de fogo, data de instalação, placa do caminhão e registro de manutenções, é muito mais fácil garantir resultados mais eficientes nas estradas, além de prolongar a vida útil dos ativos.

Cuidar dos pneus está diretamente ligado à segurança e funcionamento adequado do caminhão, fornecendo as melhores condições possíveis para a realização de rotas e deslocamentos.

Registre todas as informações

A única forma de ter o controle dos custos e dos veículos da frota, é através do registro de informações. Principalmente, para avaliar os dados gerados e entender pontos cruciais do funcionamento da operação, como quais são os caminhões mais eficientes e econômicos.

Além do uso de planilhas impressas e digitais, hoje o mercado conta com um grande número de sistemas que facilitam a administração da frota no geral, arquivando documentos em nuvens e possibilitando consultas imediatas.

Agende manutenções

Para as empresas de transporte que possuem bastante veículos, a melhor maneira de fazer o controle de manutenção é através de agendamento e programação de inspeções e consertos. 

Ou seja: organização antecipada.

Dessa forma, você evita que os veículos falhem durante as entregas, possibilitando suas manutenções antes que os prazos de desgaste de peças e componentes sejam ultrapassados ou esquecidos.

Além do mais, é uma ação que reduz os custos de manutenções vindas de problemas inesperados.
Isso pode ser realizado através de um planejamento da gestão de manutenção de frotas. Confira como fazer o seu plano de manutenção como um especialista.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.