Direção perigosa na frota: consequências e como evitar

A direção perigosa deve ser evitada a todo custo nas frotas de transporte. Entenda o que é direção perigosa, além de como identificar e evitar nas suas operações.
A direção perigosa é um risco para todos, saiba como evitar.

Praticar a direção perigosa na frota é uma ação que prejudica não só a segurança no trânsito, mas também o funcionamento da frota, conservação dos veículos e reputação da empresa.

Inclusive, tudo o que for considerado direção perigosa também é passível de multa, trazendo prejuízos financeiros ainda maiores à operação.

Para evitar todos esses danos, você deve entender o que é direção perigosa e como pode ser identificada na gestão de frotas. Confira, a seguir:

O que é direção perigosa?

Direção perigosa é qualquer ato na condução de um veículo que gera riscos ao motorista, veículo ou demais condutores na estrada. Dentre as ações, estão falar no celular, aceleração excessiva, arrancadas e freadas bruscas de maneira proposital.

Caso alguma dessas ações aconteça por um motivo “externo”, não é considerado um ato de direção perigosa. Por exemplo, frear bruscamente ao se deparar com um buraco na via ou tentar desviar deste.

O que diz a lei sobre a direção perigosa?

A direção perigosa não é explícita diretamente na legislação, mas o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) registra, em alguns artigos, o que são as ações de uma condução arriscada e qual a consequência para quem praticá-las.

Artigo 173

O artigo 173 diz que é proibido disputar corridas na estrada, sendo considerada uma infração gravíssima com um valor de multa de quase três mil reais, apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.

Artigo 174

No artigo 174, realizar ou promover competições com manobra de veículos sem permissão da autoridade de trânsito é descrito como uma infração gravíssima e multa de quase três mil reais, com a apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir para todos os envolvidos, organizadores e participantes.

Artigo 175

O artigo 175 menciona a arrancada brusca, derrapagem, frenagem com deslizamento ou arrastamento como ações que devem ser evitadas, mediante penalização de infração gravíssima e multa próxima de três mil reais, além da apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.

Multa de direção perigosa

A multa de direção perigosa é aplicada caso sejam pegos em flagrante motoristas praticando ações como as descritas no caráter de manobra perigosa na condução de um veículo.

Quanto é a multa de direção perigosa?

O valor é R$2.934,70 para a primeira infração em 12 meses. 

Isso porque, como indicado nos artigos 173 a 175, há o valor de multiplicação 10 no valor para uma infração gravíssima.

Porém, caso seja uma reincidência, o valor passa para R$5.869,40.

Quantos pontos na carteira?

Cada infração cometida pelo motorista que seja considerada uma prática de direção perigosa soma 7 pontos na CNH. Além de ter a carteira e direito de dirigir suspensos.

Como recorrer a multa de direção perigosa?

É possível recorrer a essa multa como qualquer outra: primeiro, passando pela defesa prévia, depois entrando com os recursos de primeira e segunda instância.

Quais são as consequências da direção perigosa para a frota?

Praticar a direção perigosa com um veículo da frota gera problemas tanto ao motorista quanto à empresa. Veja quais são:

Segurança

A segurança no trânsito é o principal fator afetado quando existem práticas inadequadas e também envolve terceiros. Parte da gestão de frotas é garantir que os motoristas tenham consciência de seu papel na frota e que entendam o quão importante é terem práticas seguras na estrada.

Portanto, caso esteja acontecendo a direção perigosa, o gestor deve saber identificar e tomar as medidas necessárias para evitar prejuízos.

Aumento de custos com manutenção

Os custos com manutenção passam dos limites planejados quando começam a acontecer muitos serviços corretivos. Ou seja, manutenções não planejadas e com quebras e falhas que não foram identificadas no processo de inspeção da frota.

Essa é uma das consequências da direção inadequada, mas também pode ser um dos indicadores para você investigar este possível problema.

Multas e questões judiciais

Toda a burocracia de multas, acidentes e processos também envolvem um aumento de gastos não planejados. 

Além disso, geram estresse e prejudicam a produtividade das operações, visto que é necessário dedicar muito tempo para resolver essas questões judiciais.

Prejudica a reputação da empresa

Os veículos corporativos são identificados com a marca da empresa, então se forem vistos com uma conduta inapropriada, podem trazer um mau olhar à reputação do negócio e prejudicar a conquista de novas oportunidades.

Como identificar a direção perigosa na frota?

Para saber quando um motorista está praticando a direção perigosa, você precisa identificar os sinais através de práticas como o controle de manutenções, a rotina de gestão de motoristas e o monitoramento de frotas em tempo real.

No controle de manutenções, você consegue avaliar o que está acontecendo dentro do planejado inicialmente, identificar as manutenções mais frequentes e entender os motivos pelos quais acontecem, entre outros fatores.

Depois, na gestão de motoristas, há determinações e metas para cada um dos profissionais da frota. 

Dessa forma, você consegue avaliar quem está com bom desempenho e, cruzando com os dados de manutenção da frota, você também identifica quem está gerando mais prejuízos.

O monitoramento de frotas, por meio da telemetria, por exemplo, registra dados de velocidade média da rota, tempo de ociosidade do veículo, acelerações e frenagens realizadas e muitos outros tipos de comportamentos na direção. 

Todos que permitem entender e diagnosticar as práticas de direção perigosa na frota.

Como incentivar as boas práticas na direção?

Há diversas maneiras de incentivar os motoristas a terem comportamentos que contribuem para os bons resultados da empresa.

Trazer treinamentos, como o de direção defensiva, e fazer o controle dos motoristas por meio de tecnologias são ações fundamentais para garantir a segurança na condução dos veículos da frota.

Um dos métodos também é fazer bonificações por meio das pontuações  de boas práticas em um ranking de motoristas. É um modelo bem conhecido por ser, também, um dos mais efetivos.

Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle de motoristas. Faça o download do modelo desenvolvido pela Prolog e aproveite todos os benefícios na sua gestão.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.