Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Manutenção de frota: entenda o embuchamento de eixo

O embuchamento de eixo serve para manter a saúde do seu veículo em dia, para um transporte adequado e a segurança do motorista. Confira como ele funciona e a sua importância.
O que é embuchamento de eixo? Nunca mais tenha dúvidas.

O embuchamento de eixo é parte do que mantém a suspensão de um veículo funcionando normalmente.

Isto porque é através da suspensão que a roda se mantém no chão, absorvendo o impacto e evitando que o chassi ou a carga sejam danificados. Porém, ao longo do tempo, é natural que as peças se desgastem e percam suas propriedades originais.

Algo que interfere diretamente na condução do transporte e na segurança do motorista. Indicando assim que é preciso ficar atento aos sinais de mau desempenho e garantir que a manutenção de frota seja feita seguindo o seu cronograma.

Mas, qual é o tempo certo para fazer o embuchamento do eixo? De quanto em quanto tempo é preciso colocar ele no cronograma? Bem, antes de chegar nesta questão, você precisa entender exatamente o que é esta tarefa. Então, siga lendo!

O que é o embuchamento do eixo?

O embuchamento do eixo, também conhecido como kit para manga de eixo, serve para recuperar as características de fábrica de um automóvel, alcançando novamente toda a sua capacidade elástica.

Como resultado, o motorista realiza uma direção mais leve e segura. Afinal, com uma suspensão cuidada, que absorve os impactos de forma correta, o veículo tem maior resistência aos atritos e impactos do chão.

É importante que esse momento seja dedicado para analisar toda a estrutura do kit, como o feixe de molas, olhetes e buchas.

Qual a importância do embuchamento de eixo?

Com as muitas estradas em más condições no país, é comum que as peças se desgastem de modo prematuro, afetando o sistema de suspensão inteiro.

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Por isso, esse tipo de manutenção deve ocorrer a cada seis meses. A menos que o condutor perceba alguma anormalidade antes do tempo, neste caso, deve recorrer a um especialista o mais rápido possível.

E como identificar este problema?

Um dos principais (e primeiros) acessórios a dar sinal de desgaste e irregularidade é o pneu. O motorista consegue notar facilmente uma irregularidade, pois afeta a forma como ele dirige e sua estabilidade nas curvas.

Assim, para a manga de eixo do caminhão, é feita a troca das seguintes peças:

  • Bucha dos pinos;
  • Arruelas;
  • Travas e rolamento da manga de eixo.

A troca dessas peças não só melhora o desempenho do conjunto de suspensão, como também aumenta a vida útil dos pneus, já que os preserva de um desgaste irregular.

Vale notar que uma análise detalhada de toda a estrutura do conjunto não custa caro e é um investimento necessário para prevenir problemas maiores e gastos que não estavam previstos.

Para evitar transtornos e ajudar a preservar a suspensão por mais tempo, é preciso respeitar o limite de peso da carga transportada. Isto porque, ao ultrapassar esse limite, ocorre o desequilíbrio da distribuição de força e peso, que resulta em maior esforço da suspensão.

Além disso, viajar com carga excessiva pode causar trincas no chassi ou na carroceria, aumentando também o risco da quebra do eixo e das lâminas do feixe de molas.

Outro cuidado importante é a lubrificação dos amortecedores, pois evita que eles acumulem sujeira e tenham sua movimentação prejudicada, perdendo a elasticidade do componente.

Para que serve o processo de embuchamento do eixo?

O embuchamento de eixo de caminhão serve para prevenir o desgaste das peças, garantindo a segurança do motorista e o bom funcionamento do transporte.

Ao realizar a manutenção preventiva, o conforto ao dirigir um veículo pesado é notável: garante a eficácia da suspensão e melhora a vida útil dos pneus, evitando maiores gastos.

Sabia que, em 2018, foram registrados 18.239 acidentes nas rodovias brasileiras envolvendo ao menos um caminhão?

Isto segundo dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que também prevê que falhas no trânsito se tornem a sétima principal causa de morte até 2030.

Por isso, e tudo que já falamos anteriormente, você não pode deixar de realizar a manutenção preventiva da frota e incluir o embuchamento de eixo nas suas revisões periódicas.

Por que o incluir na manutenção preventiva?

O embuchamento de eixo faz parte da manutenção preventiva obrigatoriamente, ainda que seja previsto apenas a cada 6 meses.

A quilometragem geralmente percorrida pelos veículos de transportes de cargas e de passageiros exige que todos os seus componentes estejam funcionando perfeitamente.

Portanto, a manutenção preventiva se torna essencial ao evitar danos ao veículo e podendo trazer até 30% de economia à sua gestão. Além disso, a rotina de prevenção auxilia para extrair o máximo de desempenho que seu caminhão oferece.

Ou seja: planos de manutenção preventiva saem mais em conta e garantem uma viagem segura ao caminhão, ao motorista e à carga.

Continue conhecendo mais sobre a importância da manutenção preventiva:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.