Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Qual o momento certo de expandir a frota de caminhões?

O crescimento da empresa muitas vezes exige expandir a frota de caminhões e, consequentemente, aumentar os investimentos. Confira como realizar um planejamento e crescer no mercado de forma segura.
Saiba como expandir a frota de caminhões.

Quando há o objetivo de expandir a frota de caminhões, é necessário avaliar todos os relatórios da empresa e a demanda do mercado, para então descobrir se é a hora certa de aumentar os negócios.

Pensando em cumprir melhor os prazos e manter a segurança nas estradas, às vezes a única alternativa é comprar novos veículos. Com eles, vem uma extensa lista de outras obrigações e gastos. Por isso, um planejamento é indispensável antes da aquisição.

Tudo que demanda capital pode gerar algum receio, né? Mas, esse breve guia vai esclarecer o que chega com a expansão, com isso, vai deixá-lo mais seguro e confiante. 

Vamos começar:

O que fazer para expandir a frota de caminhões?

Quando chega o momento de aumentar a frota de caminhões, o ideal é seguir alguns passos que tornem a expansão financeiramente segura e garanta que você realmente está fazendo um bom negócio.

Pense o quanto você deseja expandir de acordo com o aumento da demanda que a empresa já possui ou esteja planejando para um futuro próximo. Existem algumas perguntas que devem servir de base nesse processo, elas são:

  • Quantos novos clientes eu vou/quero atender?
  • Quantos caminhões é preciso para cumprir essa demanda?
  • Quais tipos de veículos a empresa vai precisar? Considere o tipo de carga que transportará, o peso máximo e distância a ser percorrida.
  • Será necessário contratar novos motoristas? Se sim, quantos?
  • Há espaço no estacionamento?
  • Tem espaço para armazenamento de insumos e produtos?
  • A equipe de gestão, fiscalização e manutenção precisa aumentar? Se sim, quantos novos colaboradores serão?

Uma reunião com a gerência de logística é importante antes de qualquer tomada de decisão. Assim, é possível solucionar um número maior de dúvidas e iniciar um projeto de expansão com a certeza de que vai dar tudo certo.

Lembre-se que a frota necessita de manutenções e gastos recorrentes com seguros, tributações e combustível. O que queremos dizer com isso: 

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

É fundamental conhecer e respeitar os limites financeiros do seu negócio.

Por que expandir a frota de caminhões?

Todos querem um negócio bem-sucedido. Em muitos casos, isso não significa ter um grande número de clientes, mas sim, realizar serviços de qualidade e de alto volume para empresas importantes.

Para atender a esse tipo de demanda, a frota precisa estar preparada e, em muitos casos, isso significa expandir a frota de caminhões para conseguir atender tanto o transporte de matéria-prima, quanto a distribuição dos produtos finais.

Além do mais, a qualquer momento sua empresa pode receber novos contatos. E você, está preparado? Já tem um plano “engatilhado”?

Você precisa, pelo menos, saber o quanto de orçamento há disponível para poder dar aos clientes uma visibilidade de como consegue atender as demandas que chegam — ou uma previsão de quanto tempo levará para ter os ativos necessários para lidar com o tamanho das operações.

Quando uma oportunidade chega, crescer e aumentar a frota é uma necessidade fundamental para fechar esses negócios e mesmo transportar diferentes insumos e produtos.

Afinal, a logística é um setor certeiro e com enormes chances de crescimento. O Brasil possui mais de 60% do seu transporte de cargas realizado pelo modal rodoviário. 

Ou seja, prestando um serviço organizado e cumprindo as entregas com responsabilidade, é possível encontrar o seu lugar de destaque no mercado. 

Você também precisa aprender:

Como cuidar de uma frota de caminhões?

Para cuidar de uma frota, é importante conhecer os tipos de caminhões que existem e como eles funcionam para cada tipo de carga, a sua capacidade máxima e formas de carregar e descarregar. 

Esses detalhes vão ajudá-lo a lidar melhor, e treinar os motoristas e demais colaboradores, com a especificidade de cada modelo veicular.

Gerenciar os veículos também é o caminho para entender as necessidades da frota. É o momento de observar o que começa a apresentar falhas, nas revisões preventivas, e agendar manutenções com a finalidade de manter todas as partes do caminhão funcionando corretamente.

Outro ponto:

O monitoramento das cargas é indispensável. Ele garante a segurança dos produtos dos clientes, do caminhão e do motorista. 

Implementar um bom sistema de monitoramento é essencial para acompanhar em tempo real a movimentação das cargas e evitar riscos como roubos e extravios.

Quais são outras funções do gestor de frotas?

As rotas também devem ser bem administradas, pensando em trajetos mais seguros e com rodovias em boas condições. Sempre que possível, o gestor deve estabelecer caminhos mais curtos para acelerar a entrega e economizar combustível — mas ficando atente ao tráfego, quantidade de curvas e semáforos na pista.

Já que falamos em economia, o responsável por gerenciar a frota deve sempre acompanhar as mudanças de preços dos combustíveis e peças dos veículos pesados.

Além disso, precisa conferir as novidades do mercado logístico para implementar novas tecnologias e atualizar os planejamentos da frota para trazerem bons resultados na rotina da equipe.

Por fim, e não menos importante, todos os colaboradores da empresa devem receber treinamentos frequentemente para melhorar a qualidade dos serviços e incentivar a qualificação profissional no quadro de trabalhadores — e a tarefa do gestor é proporcionar e possibilitar essas ferramentas à seus colaboradores.

Com esse tanto de informação, você deve estar se perguntando: como estruturar tudo isso e não deixar nada para trás?


Nós temos a resposta e a solução, basta baixar o nosso Guia de Gestão de Frotas gratuitamente e começar uma gestão mais organizada, produtiva e econômica.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.