Conheça 4 ferramentas para realizar a coleta e análise de dados da frota

Os dados são necessários, mas para conseguir usá-los, você precisa de ferramentas para coleta de dados e análise com precisão. Conheça agora!
Quais são as melhores ferramentas para coleta de dados na frota?

Já conhecemos diversas ferramentas para coleta de dados da frota, mas nenhuma ferramenta por si só dá conta de suprir a necessidade de coleta na quantidade de processos diferentes que uma frota tem.

Por isso, muitas vezes, as transportadoras apostam em diferentes tecnologias e usam um sistema centralizador que conecta todos os softwares a partir de APIs.

Mas a pergunta de hoje é: em quais ferramentas investir?

Isso é o que respondemos ao longo deste post. Portanto, leia até o final antes de tomar sua decisão e fique agora com quatro ferramentas utilizadas para acompanhar os indicadores de desempenho da frota e otimizar a sua gestão!

Planilhas

Embora não sejam o meio mais eficiente de controle, já são um começo. Quem tem planilhas, tem acesso à informação!

Um dos pontos baixos é que a planilha não tem uma automatização na análise dos indicadores, mas coleta os dados necessários para você fazer, manualmente, os cálculos do que precisa.

Na verdade, as ferramentas de construção de planilha, como Excel e Google Sheets, permitem criar fórmulas para fazer somas, sequências, entre outras funcionalidades. 

Porém, você precisa saber o que está fazendo para não cometer erros na hora de construir as fórmulas e acabar com dados incorretos posteriormente.

Softwares

Temos uma boa variedade de softwares no mercado hoje. Algo que já esperávamos há alguns anos com o surgimento e rápido crescimento da tecnologia e da inteligência artificial. 

Enquanto elas assumem diversos setores no mercado como um todo, otimizando atendimentos e processos internos, na frota elas também podem ser usadas em diferentes etapas.

Por exemplo, aqui na Prolog oferecemos o sistema de gestão de pneus. Nele, os dados da aferição são inseridos em tempo real durante a coleta (via bluetooth) e o sistema faz todo o processamento e análise desses dados, entregando informações como a estimativa de vida e recapagem de cada pneu, assim como o CPK de cada um.

Há alguns sistemas que usam a inteligência artificial para criar rotas melhores para as viagens de transporte de carga da sua frota.

Outras tecnologias focam em rastrear as cargas e entregas, além de informações diversas sobre a média de velocidade do veículo, número de freadas bruscas ou momentos de aceleração excessiva, entre outros.

Todas essas são voltadas para os veículos e viagens em si, contudo, você também encontra softwares para planejar o financeiro da empresa, controlar a cadeia de suprimentos de comércio exterior, etc.

Três softwares bastantes populares incluem:

ERP

Ou “Enterprise Resource Planning”, que significa, em tradução livre, “Planejamento de Recursos da Empresa”. Esse tipo de sistema é o considerado mais completo. Ainda que faltem alguns recursos, ele consegue englobar algumas das funcionalidades mais importantes.

Dentre elas, o controle de frota, gerenciador de armazém e/ou estoque, gestão de colaboradores e fornecedores, integração fiscal e controle de documentações. Dependendo do sistema que optar para o seu negócio, poderá ter mais ou menos funções.

É vantajoso para quem busca centralizar mais funções e ter menos sistemas. Porém, na maioria dos casos, você precisa complementar ele com tecnologias de rastreamento e gestão de pneus, por exemplo.

Checklist digital

O checklist eletrônico (ou digital) é um facilitador e tanto para toda a equipe que precisa participar e acompanhar o processo de inspeção veicular.

Enquanto é melhor e mais prático para o motorista fazer o check usando o celular em uma mão e inspecionando o veículo com a outra, o mecânico já recebe em tempo real os problemas (com inclusão de fotos, quando necessário) e pode começar a trabalhar imediatamente. 

Por último, o gestor de frota não precisa analisar lista por lista para encontrar padrões ou problemas e entender os veículos para tomar decisões de compra ou troca. Basta acessar o sistema e acessar os relatórios que condizem com a sua necessidade no momento — ou personalizar seu próprio relatório.

Gestão de pneus

A gestão de pneus também não costuma ser uma funcionalidade oferecida dentro de outros sistemas de gestão. Isto porque ela tem uma função bastante específica (e importantíssima) de coletar informações sobre os pneus da frota.

Ao mesmo tempo em que a inspeção de pneus é realizada, os dados são inseridos no sistema e ocorre um cálculo para determinar: 

  • as condições atuais do pneu; 
  • a necessidade de calibragem;
  • possíveis motivos que estão causando desgaste excessivo;
  • possíveis soluções para evitar a perda precoce da carcaça;
  • entre muitos outros dados.

Assim como acontece no check digital, basta que o gestor acesse o sistema e escolha o relatório de sua preferência para analisar os pneus. Ou, acesse a dashboard, caso escolha Prolog para a sua operação, e explore todas as informações disponíveis.

Evolução do desempenho da frota

Para entender a verdadeira evolução de desempenho da frota, você precisa saber o que quer medir e, então, determinar os indicadores necessários.

Trazendo um exemplo para ficar mais claro, se você tem um objetivo de economizar combustível, pode trabalhar com metas mensais como “diminuir em X% o consumo médio de X veículos”. Para medir se está conseguindo ou não cumprir com isso, é preciso ter um sistema de gestão de combustível, rastreamento veicular e checklist eletrônico. 

Essa combinação dará as informações necessárias do quanto foi abastecido, quanto foi o valor gasto, qual foi o comportamento do motorista na estrada e se o veículo apresentou algum problema antes ou após o percurso.

Entre outras informações que você pode medir na sua frota para analisar o desempenho geral, estão a produtividade, manutenção, pneus e multas. 

Conheça o nosso canal do YouTube para receber ainda mais dicas sobre gestão de frotas:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.