Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Manutenção para frota de ônibus: o que não pode faltar

Entenda as manutenções para frota de ônibus e o que é preciso para criar e manter um plano de manutenção eficiente.
Manutenção de frota de ônibus: como fazer.

Você entende o tamanho da responsabilidade que é cuidar de uma frota de ônibus e lidar com o transporte de passageiros?

Mais do que promover a segurança das operações, é preciso ter atenção ao conforto e experiência com os usuários do transporte. 

Por isso, diferente de um veículo de carga, a manutenção deve incluir itens como a verificação de estofados dos assentos, luz e ar condicionado individuais, dentre outros itens específicos desse meio de transporte. 

Para que essas inspeções aconteçam, é preciso ter planejamento, certo? Portanto, conheça agora:

Tipos de manutenção para frota de ônibus

Preventiva

O maior objetivo desse tipo de manutenção é antecipar os problemas e falhas no veículo, prevenindo a perda de eficiência operacional e produtividade da frota. 

Embora muitas operações ainda trabalhem, em grande parte, com a manutenção corretiva, já se provou que a prevenção auxilia na redução de custos e melhoria do desempenho dos veículos.

Isto porque ela é realizada conforme um planejamento prévio e seguindo cronogramas específicos. 

Com base no tempo médio de vida útil dos componentes do veículo e até do próprio ônibus, você consegue determinar qual a frequência ideal para fazer a inspeção de veículos.

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Corretiva

Essa manutenção acontece quando o problema já está presente, sendo necessário corrigi-lo. Geralmente, o problema é algum item do ônibus que quebrou ou falhas mecânicas.

Nesses casos, para a correção, é preciso que o veículo fique parado até ser consertado.

Costuma ser a preferência dos gestores, pois é simples: basta arrumar os itens que estragaram. Mas, de maneira geral, é um processo de baixa produtividade e altos custos envolvidos.

Preditiva

Menos comum e muito mais cara, a manutenção preditiva inclui a instalação de tags e sensores em cada ônibus. 

Com as rotas realizadas, esses itens conseguem entender o funcionamento e desempenho de cada veículo. Assim, identifica, pelas vibrações e sons produzidos, o tempo médio de vida útil do veículo e quando ele está próximo de apresentar problemas.

De certa forma, sua função é parecida com a manutenção preventiva, mas consegue identificar os problemas com ainda mais antecedência. Pois, as tecnologias possuem maior sensibilidade do que os motoristas para identificar o surgimento das falhas.

Ferramentas de gestão de manutenção para frota de ônibus

Sistema de gestão de manutenção

Um sistema desses pode ser bastante completo e abordar todos os itens que mencionamos abaixo também, como o checklist de inspeção digital e o controle das ordens de serviço.

Porém, nem todos são assim. Alguns podem estar mais focados na visualização de problemas veiculares, enquanto outros melhoram a gestão de orçamentos, serviços e estoque de peças.

Você deve sempre verificar as funcionalidades disponíveis no sistema de gestão de manutenção que está interessado. Assim, contrata aquele que melhor atende às necessidades da sua frota de ônibus.

Aplicativo para checklist

O checklist digital, como também pode ser chamado este aplicativo, é um meio de realizar as inspeções dos ônibus com mais agilidade.

Ao invés de carregar papel e prancheta ao redor do ônibus, todo o processo é feito apenas com o celular. Além de ser prático para o motorista, todos os dados também ficam salvos e disponíveis para o gestor, em tempo real.

Indicadores de manutenção

Não sendo bem uma ferramenta em si, os indicadores de manutenção são indispensáveis para uma boa gestão da sua frota de ônibus. Eles indicam os resultados das ações rotineiras da sua operação.

É possível identificar falhas e melhorias através da análise de indicadores, como a quantidade de ocorrências no período, a visualização de gastos por conserto e ocorrências por motoristas.

Outras alternativas, mais voltadas aos veículos, são o cálculo de tempo médio de conserto do ônibus e o cálculo de confiabilidade deste.

Metodologia 5S

A metodologia 5s é uma forma de gestão baseada nos princípios de:

  • Utilização: descartar aquilo que não é mais útil à gestão e à frota;
  • Organização: determinar métodos e padrões para o controle de cada etapa da operação de transporte;
  • Limpeza: manter o ambiente de trabalho e os ônibus da frota limpos e higienizado;
  • Saúde: priorizar a saúde física e mental de todos os envolvidos na operação, tanto pelo tratamento respeitoso entre colaboradores quanto pela implementação de processos que promovam a produtividade e agilidade na frota;
  • Disciplina: determinação da cultura empresarial, identificando os códigos éticos e morais a serem seguidos para garantir a integridade dos colaboradores e clientes.

Cada uma destas etapas traz ações para melhorar os serviços e otimizar as rotinas operacionais da frota.

Controle de ordens de serviço

Em muitos casos, a plataforma de checklist possui esta funcionalidade. Caso não seja a sua realidade, é preciso considerar algum meio eficiente de fazer a gestão das ordens de serviço da sua frota.

Elas identificam o serviço a ser realizado, descrevendo qual foi o problema encontrado e qual a solução desejada. Às vezes, solicitando o orçamento para o serviço.

É fundamental que você tenha um histórico dessas ordens, para evitar perder informações importantes que poderiam auxiliar a sua análise da frota e tomada de decisões.

O que não pode faltar no plano de manutenção da sua frota de ônibus

Rotina

Você deve estabelecer a rotina ideal para que as manutenções aconteçam sempre que necessário e da forma correta. Responda questões como: 

  • O que deve acontecer diariamente? 
  • Quem é o responsável por cada tarefa?
  • Quais ferramentas o motorista precisa à disposição?
  • Quando é preciso fazer a coleta e análise dos dados de um ônibus?

Entre muitas outras questões, você já consegue ter uma ideia de onde começar e do que deve estar descrito no plano de manutenção da sua frota de ônibus.

Organização

A estrutura do plano de manutenção da frota de ônibus deve ser bem organizada, para que todos possam entender e acompanhar conforme necessário.

Defina, ao longo do seu documento:

  • Identificação dos veículos;
  • Custos previstos (de compras, serviços, limpezas, etc.);
  • Utilização adequada de veículos e ferramentas;
  • Descrição da rotina;
  • Tecnologias e ferramentas de gestão de manutenção utilizadas;
  • Métodos de análise e acompanhamento de resultados.

Cronograma de manutenções

As inspeções devem acontecer com alguma frequência, sendo necessário ter checklists para os diferentes momentos: diário, semanal, quinzenal e mensal. Em alguns casos, há também as listas trimestrais, semestrais e anuais.

Cabe a você identificar os itens a serem revisados e o tempo médio que necessitam de serviços, assim, prevendo a revisão deles antes de atingir esse tempo.

Além disso, você deve planejar os serviços preventivos que já sabe que devem acontecer, como: rodízio de pneus, balanceamento e alinhamento de rodas.

É interessante já ter uma data prevista para eles, mas ajustar, adiantando ou postergando, conforme achar válido. Isso porque os serviços devem acontecer a cada cerca de 10 km rodados e isto pode acontecer a diferentes tempos. 

Nem sempre um veículo vai atingir a marca esperada no tempo planejado pelo gestor, então ele pode ajustar o cronograma conforme achar necessário também, segundo o controle de quilometragem realizado.

Coleta e análise de dados

Você precisa definir as ferramentas de manutenção para usar no seu dia a dia, encontrando as melhores alternativas para coletar os dados que deseja acompanhar.

Por exemplo, se precisa ter maior controle de ocorrências por motorista, precisa implementar um checklist digital com assinatura ou um controle de viagens e motoristas.

Seja qual for o seu objetivo, o auxílio das tecnologias de coleta e organização de dados é crucial. Igualmente, facilitando as análises que precisa fazer, através da geração automática de relatórios.

Relação dos itens a serem inspecionados

Na frota de ônibus, você precisa dar atenção a alguns critérios mais exclusivos desse tipo de veículo. Como falamos, a limpeza interna e verificação do estofado dos bancos são fatores indispensáveis.

Os itens mais comuns também devem constar na inspeção, como os pneus, suspensão, motor e freios do ônibus.

Além desses, monte a relação de todos os itens do caminhão que precisam ser revisados com frequência. A partir desta lista, você consegue distribuir itens de tempo de inspeção semelhantes em um mesmo checklist.

Dessa forma, o seu cronograma fica mais completo e efetivo.


Entenda como uma das maiores empresas de Santa Catarina conseguiu organizar e otimizar as manutenções da sua frota de ônibus utilizando as soluções Prolog.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.