Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

Respondemos todas as suas dúvidas sobre a solução Gestão de Pneus do Prolog

O Prolog tem uma solução de gestão de pneus que foca em agilizar e aumentar a produtividade da frota. Conheça melhor como usar o Prolog.
como funciona a gestão de pneus do prolog?

Para implementar uma solução efetiva e econômica na sua gestão de pneus, você precisa conhecer melhor como funciona e quais são os benefícios de usar Prolog.

Sabia que é possível acabar com as perdas antecipadas de pneus completamente na sua transportadora? 

Pois é, por mais que possa parecer difícil, é a mais pura verdade. A Conlog, que utiliza a solução Prolog desde 2018, eliminou completamente a perda de carcaças antes da hora por danos excessivos.

A pergunta que deve estar na sua cabeça é: como isso? Qual é a mágica que o Prolog faz para chegar nesses resultados?

 

O que a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz?

Não é mágica nenhuma.

Com o avanço da tecnologia em tantos setores, não havia porque a logística ficar para trás. Inclusive, esse é um mercado que tem muitas alternativas tecnológicas para tornar sua gestão de frota mais fácil e ágil.

Nesse sentido, a equipe Prolog pensou em um problema mais específico do controle de frotas: a gestão de pneus.

A perda precoce de pneus é um problema bastante comum em transportadoras, seja por falta de cuidados ou por cuidados inadequados. Antes de mais nada, quais são os pontos de atenção na gestão de pneus da frota?

  • Realizar a aferição de pneus;
  • calibrar os pneus com a pressão ideal;
  • coletar dados e abrir ordens de serviço quando necessário.

Esses são alguns dos principais e, aqui, entra o trabalho do Prolog.

O que é a nossa solução?

Nosso produto consiste em duas partes: o sistema e o kit de aferição digital. Um que é complementar ao outro. Ou seja, ao usar nosso kit de aferição, que diminui o tempo dessa tarefa pela metade, todos os dados já entram direto no sistema.

Assim, não existe mais a necessidade de anotar tudo em papel e prancheta para apenas depois de finalizada a aferição em todos os pneus as informações serem lançadas em um sistema de gestão de frota.

Mais do que isso, dentro do nosso sistema, você encontrará funcionalidades como o cronograma de aferições, análise de dados e controle de ordens de serviço.

Quais os benefícios oferecidos pelo Prolog?

Como já foi citado agora a pouco, o tempo de aferição com o nosso kit é reduzido pela metade — e nós podemos comprovar! Além disso, você terá dados mais confiáveis para realizar a análise e tomar decisões melhores para a sua frota.

Quanto aos pneus em si, você verá um aumento na durabilidade deles, pois terão menos desgaste em viagens e operações de transporte. Consequentemente, terá uma redução de custos.

Como funciona a solução de gestão de pneus do Prolog?

Já falamos sobre isso em outro momento, então a resposta hoje será mais resumida:

Temos uma metodologia que se divide em: cronograma de aferição, aferição de pneus, análise de dados e finalização de serviços.

No cronograma, você conta com uma lista de placas da unidade que são organizadas por modelo e ordenadas de acordo com a última aferição realizada. Já na etapa da aferição, os dados são enviados diretamente para o smartphone ligado ao aferidor digital.

Depois, acontece a análise de dados que indicará se algum serviço precisa ser feito. Ou seja, é nesse momento que a ordem de serviço será iniciada, indicando a necessidade de calibrar os pneus, de uma inspeção mais minuciosa ou de movimentação.

Por último, a finalização do serviço é feita, isto é: a OS aberta é fechada.

Como usar o Prolog na sua frota?

Normalmente, o responsável pela manutenção preventiva do caminhão é quem vai realizar a aferição dos pneus e este costuma ser o próprio motorista.

Basicamente, ele deve ter em mãos o kit de aferição do Prolog. Ao realizar essa tarefa, estará medindo tanto a pressão do pneu quanto a profundidade dos sulcos.

Desse modo, se os números estiverem abaixo (ou acima) do recomendado ou, se houver algum outro problema, será aberta automaticamente um ordem de serviços relativa ao problema detectado.

Tanto motoristas, quanto mecânicos e gestores de frota podem ter acesso ao sistema. Aliás, todos devem!

Então, sempre que a aferição for realizada, uma ordem de serviço, aberta, depois, fechada, todos que precisarem poderão acompanhar o processo.

Da mesma maneira, poderão acompanhar o preenchimento e a análise de dados em tempo real.

E aí, ficou alguma dúvida ainda? Pode nos chamar para conversar no chat aqui do blog, basta preencher seu nome e e-mail que alguém já estará disponível para te atender.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.