Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como evitar os danos nos veículos de construção

Os veículos de construção enfrentam terrenos difíceis e podem sofrer muitos danos. Confira como planejar uma gestão que previna a perda precoce da frota.
Gestão de veículos de construção: entenda como fazer.

As empresas que trabalham com veículos de construção, como as de engenharia e construção civil, precisam ter uma gestão de frotas bem feita para evitar os danos excessivos nos veículos.

Por serem todos veículos pesados, é mais comum que sofram danos e tenham mais desgaste que outros tipos de frota. Porém, com os cuidados adequados, também podem ter uma durabilidade melhor e reduzir os custos da operação. 

O que você deve ter mais atenção é na hora da manutenção, pois é nesse momento que os principais problemas são identificados e corrigidos antes que cause a perda dos ativos.

Confira, no texto:

Quais são os veículos de construção?

Como falamos, são veículos pesados, capazes de sustentar  e transportar materiais como tijolos, areia, pedras, e assim por diante. Além disso, devem ter uma boa estrutura para transitar nos terrenos de construção — em muitos casos, são irregulares, cheios de terra e detritos.

Alguns exemplos incluem: 

  • Guindaste;
  • Retroescavadeira; 
  • Empilhadeira;
  • Caminhão-tanque;
  • Betoneira;
  • Guincho;
  • Trator.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Como fazer uma boa gestão de frotas de construção?

Visando o retorno positivo da gestão de veículos de construção, você precisa seguir um conjunto de ações que, de maneira geral, são semelhantes aos de qualquer outra frota. Isto é, controlar os custos, manutenções, abastecimento, pneus, dentre outros.

A boa gestão de frotas deve partir da visualização de maiores dificuldades no setor, para providenciar planos que sejam pertinentes à sua realidade. Dentre os mais comuns, podemos citar a dificuldade na conservação dos veículos, a instabilidade nos preços de combustível e a durabilidade dos pneus.

Confira o que mais é importante na gestão de frotas dos veículos de construção:

Controle financeiro

Esse tipo de frota é de alto valor, sendo essencial ter um controle próximo dos custos diários e gerais da operação, registrando todos os gastos e marcando quais foram imprevistos.

Ao analisar a quantidade de gastos além do orçamento no mês, e realizando a gestão completa da frota, você consegue ter a visualização dos problemas que levaram ao aumento de custos e identificar as melhores soluções.

Planejamento de rotas

O deslocamento dos veículos de construção precisa ser muito bem pensado por dois principais motivos:

  1. Eles são muito pesados, chegando a toneladas mesmo sem a carga carregada.
  2. Muitas vias urbanas não permitem a passagem desses tipos de veículos, sendo necessário conhecer as leis da cidade e planejar de acordo, evitando multas e acidentes.

Em adição, o deslocamento para um veículo tão pesado tem um alto consumo de combustível. Então, as rotas e a necessidade de movimentar o caminhão devem ser muito bem analisadas e planejadas.

Gestão dos pneus

O peso dos veículos faz com que o motor precise de mais esforço para se movimentar, gerando, também, maior atrito nos pneus. Então, mesmo que sejam produzidos especificamente para os veículos de construção, os ativos possuem um desgaste mais rápido. 

Como são peças de um alto custo de aquisição, acompanhar o seu desgaste e tomar todas as medidas necessárias para evitar uma perda antecipada é crucial para a redução de custos da frota.

Igualmente, cuidar dos pneus previne que maiores danos aconteçam na estrutura dos veículos. Dessa forma, você economiza duplamente — na compra de pneus e na correção dos veículos.

Manutenção preventiva

Dar atenção especial à manutenção da frota, identificando os cuidados específicos com cada tipo de veículo e trazendo as ferramentas necessárias para que tudo ocorra de maneira ágil e padronizada é fundamental.

Enquanto a manutenção corretiva pode parecer uma opção, não trazendo custos contínuos no dia a dia da operação, ela tem cobranças únicas mais caras que uma rotina de manutenção preventiva.

Nesta segunda alternativa, existe um cuidado diário, realizando checklists de veículos na intenção de antecipar a ocorrência de problemas. Como falado, ela traz custos mais frequentes à gestão, mas de menor valor acumulado que um conserto do veículo.

Além disso, quando o veículo vai para a correção direto, fica mais tempo parado e pode ter sua vida útil reduzida.

Cuidados para planejar as manutenções da frota de veículos de construção

Como as frotas de construção podem ter diferentes tipos de veículos, você deve ter atenção no planejamento de manutenções. Por exemplo, considerando que um caminhão tanque precisa de um checklist de inspeção diferente de uma empilhadeira.

Afinal, apesar de algumas semelhanças, os itens que compõem cada checklist são diferentes e até mesmo o funcionamento dos veículos traz problemas distintos. Enquanto um pode ser mais suscetível a ter pneus desgastados, o outro enfrenta mais problemas de vazamentos.

Dessa forma, você deve planejar e criar os modelos de checklist para cada veículo que possui. Além do mais, precisa entender qual a frequência necessária que cada máquina precisa ser verificada.

A criação dos cronogramas de inspeção é bastante útil na hora de instruir os condutores e demais colaboradores sobre a necessidade de manutenção. Assim, ninguém fica perdido sobre quando precisa verificar o veículo e o que deve procurar.

Para planejar ainda melhor a manutenção preventiva dos veículos, você precisa saber como montar o seu plano de manutenção com eficiência, quais as melhores ferramentas para facilitar o processo, e muito mais.

Por isso, nós preparamos também um post super completo sobre o assunto, trazendo tudo o que você precisa saber sobre a manutenção preventiva de veículos.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.