A importância da gestão financeira e de ferramentas de abastecimento para frotas

Ferramentas que auxiliam a gestão financeira de frotas podem rastrear e gerenciar os custos de combustível e manutenção de veículos.
Faça a gestão financeira de frotas com uma solução profissionalizante.

Os gestores de frotas podem reduzir gastos e otimizar o gerenciamento por meio de sistemas, políticas, equipamentos ou tecnologias e estratégias de manutenção.

Antes de equipar os veículos com tecnologias adicionais ou implementar estratégias para economizar combustível, é importante avaliar sua frota e as ferramentas disponíveis para realizar uma gestão de frotas eficiente, assim como a gestão financeira dos veículos da empresa. 

Continue a leitura e veja como realizar uma gestão financeira de sua frota sem erros e quais ferramentas podem te ajudar nessa missão. Acompanhe!

Como fazer a gestão financeira de frotas?

A gestão financeira de frotas pode ajudar a economizar nos gastos com abastecimento e manutenção, permitindo que os gestores tenham total controle e mais praticidade em sua rotina. 

Para facilitar e realizar esse gerenciamento de maneira efetiva, existem ferramentas específicas destinadas a promover a economia de combustível. 

A utilização de tais ferramentas, gera a oportunidade de obter economias financeiras com melhorias na economia de combustível. Conheça essas ferramentas aliadas a seguir. 

Gestão financeira de frotas: quais ferramentas utilizar? 

Ferramentas que auxiliam a gestão financeira de frotas nada mais são que processos de monitoramento, rastreamento e parametrização de atividades nas quais os veículos de sua empresa fazem parte.

Os gestores geralmente têm acesso a relatórios com base nessas atividades, que fornecem informações sobre tendências, frequências de abastecimento e manutenção, e identificam áreas potenciais de melhoria.

Veja como funcionam essas ferramentas:

Cartão e Sistema de Gestão de Frotas

O gerenciamento de combustível da frota não precisa ser complicado. Não há necessidade de hardware volumoso ou programas complexos e caros.

O Cartão Gestão de Frotas da Vólus é a solução ideal e mais completa para a gestão de despesas de combustível e manutenção de toda sua frota. O sistema permite que o gestor acompanhe em tempo real toda a movimentação financeira em um portal de serviços online ou aplicativo, desenvolvido especialmente para os gestores de frotas, seja de administrações públicas ou empresas privadas.

Isso permite que os dados sejam atualizados perfeitamente desde o momento da compra do combustível diretamente para o software de gerenciamento baseado em nuvem, sem a necessidade de qualquer entrada de dados ou cálculos manuais. 

Com os cartões gestão de frotas, você pode limitar cobranças fraudulentas e, ao mesmo tempo, ter acesso a dados, relatórios e ter mais controle de inúmeros parâmetros em tempo real. 

Telemetria Veicular

Os gestores de frota podem monitorar o comportamento do motorista com ferramentas como sistemas de telemetria veicular que fornecem feedback para ajudar os motoristas a reduzir o consumo de combustível. Além  de fornecer informações de velocidade média e instantânea, distância percorrida, localização e tempos de parada. 

Além disso, os motoristas podem receber alertas em tempo real, ou podem acessar relatórios e gráficos posteriormente para analisar seus comportamentos de direção. Os gerentes de frota também podem acessar essas informações.

Algumas frotas combinam motoristas com veículos para identificar oportunidades de economizar combustível, como parar antes de um sinal vermelho para minimizar a chance de parar, minimizar a troca de marchas quando possível, evitar partidas e paradas agressivas e limitar a marcha lenta.

Dicas para melhorar a eficiência da sua frota

Mesmo os gestores de frotas mais experientes podem se beneficiar com algumas dicas para melhorar o gerenciamento dos veículos da empresa. Veja algumas:

Treinamento dos motoristas

A economia de combustível é reduzida em marcha lenta, velocidade, troca de marchas frequente ou inadequada, aceleração, frenagem agressiva ou frequente e rotas tortuosas. Muitas empresas treinam seus motoristas para adotar práticas de economia de combustível. 

Fornecer incentivos

Em combinação com programas de treinamento, os gerentes de frota podem incentivar os motoristas a adotar uma direção eficiente, oferecendo incentivos e reconhecimento.

Implementar políticas

Empresas públicas e privadas podem implementar políticas para estabelecer metas mínimas de eficiência, exigir métodos para economizar combustível ou estabelecer metas para reduzir emissões.

Algumas políticas corporativas especificam velocidades máximas de direção para segurança. As frotas também podem desenvolver listas de equipamentos ou estabelecer limitações na quantidade de carga transportada em um veículo. 

Otimizar rotas

O planejamento de rotas otimizadas ajuda a maximizar a eficiência do veículo, reduzindo as milhas percorridas, paradas nos sinais, o tempo gasto no trânsito e o número de veículos necessários para as rotas.

Faça a manutenção correta dos veículos

Realizar corretamente a manutenção da frota promove a economia no abastecimento com a implementação de práticas rigorosas de manutenção preventiva. Os motoristas devem ser cautelosos com dispositivos e aditivos que alegam melhorar a economia de combustível e reduzir a poluição, pois podem não ser legítimos. 

Vimos que uma gestão de frotas eficiente é fundamental para o bom funcionamento da frota, independente do tamanho e dos tipos de veículos que sua empresa possui. 

E a melhor maneira de fazer esse gerenciamento é com o Cartão Gestão de Frotas da Vólus. Com ele o gestor conta com uma ferramenta completa e eficiente que irá otimizar e facilitar seu trabalho diário com a gestão financeira de abastecimentos e manutenção.

Solicite uma proposta e leve melhorias para sua empresa com as soluções da Vólus!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.