Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Gestor de pneus: essa profissão vai se popularizar?

Você está interessado em se tornar um gestor de pneus? Entenda como essa profissão faz a diferença nas frotas — e a promessa para o futuro!
O que faz o gestor de pneus? Ele é essencial na frota? Descubra!

Se pensar bem, a profissão “gestor de pneus” parece algo óbvio por ser uma área da frota que gera tantos gastos. Parece natural querer alguém responsável por fazer a gestão disso, né?

Porém, não é o que acontecia até poucos anos atrás. Ainda hoje, muitas empresas não têm uma gestão de pneus apropriada. Porém, a realidade está mudando e é uma boa hora para investir na sua educação como um especialista em pneus.

Afinal, existe um crescimento da profissão e poucas pessoas preparadas para atender as exigências do mercado.

A evolução da gestão de pneus nas frotas

Há dois grandes “inimigos” das finanças de uma transportadora: o combustível e os pneus. Ainda que não tenhamos controle algum sobre os preços do combustível, nós podemos tomar medidas que diminuam muito os gastos com pneus na frota

E, como bônus, ajudam a tornar o consumo de combustível mais eficiente.

A gestão de pneus se torna cada vez mais uma parte essencial do gerenciamento de frotas. Através dela conseguimos enxergar e controlar estrategicamente esses itens da transportadora.

A rotina do gestor de pneus

O que o gestor vai fazer em seu cotidiano é acompanhar os ciclos de vida de todos os pneus da frota, buscando problemas, soluções e melhorias nos processos de cuidados dos pneus das operações de transporte.

Caso a empresa ainda não tenha um processo de gestão de pneus, parte do papel do gestor será realizar a marca de fogo e cadastrar todos os pneus da frota em um sistema de controle para poder iniciar a coleta de dados destes.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Conhecimentos e habilidades

Para que tudo isso seja possível, é preciso que o responsável pelo cargo tenha habilidades e conhecimentos sobre pneus, assim como de tecnologia logística. Por exemplo, ele precisa saber quais são os tipos de pneus, suas partes e nomenclaturas, assim como deve saber ler as informações técnicas da lateral.

Ainda mais, é preciso que o gestor de pneus saiba tudo sobre calibragem de pneus, os riscos da calibragem alta ou baixa, como identificar a pressão ideal para cada pneu, etc. Precisa saber como montar, desmontar, fazer rodízio, limpar e descartar os pneus.

Ah, e ainda precisa de conhecimentos sobre coleta e análise de dados. Apenas assim poderá efetivamente tomar decisões inteligentes e produtivas.

Quem pode se tornar um gestor de pneus

Quem já está envolvido na rotina da frota pode, com certeza, buscar especialização nessa área — desde o próprio gestor de frota até o motorista. Técnicos em pneus e analistas de pneus são profissionais que podem assumir o cargo sem problemas.

Além desses, engenheiros, técnicos e diretores de manutenção podem fazer cursos em gestão de pneus e serem excelentes adições para trazer resultados melhores à frota. 

Os sistemas de gestão de pneus e crescimento da profissão

A gestão de pneus é realizada, principalmente, através de sistemas próprios para isso. Até este também é o mesmo motivo pelo qual ela ainda não é tão popular nas operações de transporte.


Ainda há muita resistência na contratação de tecnologias, sobretudo em empresas mais tradicionais. Porém, a tendência é que a tecnologia continue crescendo e que os software de gestão de pneus estejam cada vez mais presentes nas transportadoras.

Afinal, quem não investe em tecnologia logística hoje, encontra muitas dificuldades no caminho e perde vantagem competitiva.

Assim, o gestor de pneu se torna uma peça essencial das frotas. Será ele o encarregado de ler todos os dados coletados na inspeção de pneus e de decidir o que fazer com isso.

Você está interessado em se tornar um gestor de pneus? Confira tudo sobre essa gestão em nosso guia de gestão de pneus — o download é totalmente gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.