4 meios de fazer a identificação dos pneus da frota

A identificação de pneus é uma forma de se ter mais controle e organização sobre esses ativos. Conheça 4 formas de marcá-los!
Por que e como fazer a identificação dos pneus: você encontra a resposta aqui.

A única forma prática de estabelecer uma diferença entre os pneus da frota é a partir da marcação deles, permitindo que o controle desses ativos seja feito. Sem uma identificação de pneus, há muitas chances de erros acontecerem.

Sendo que cada veículo tem, pelo menos, dois pneus cada, acompanhar o estado e status de cada um se torna mais inviável conforme aumenta o número de veículos na frota.

Ou seja, o controle é impossível sem algum tipo de  marcação. Isso resultaria em desperdício e altos custos para os negócios.

Atualmente, temos quatro formas de criar esse “RG dos pneus”. Nesse texto, você entende como identificar pneus para controle com:

Como fazer a identificação de pneus para controle?

Marcação a fogo

A marcação de pneus com ferro quente é conhecida popularmente como marcação a fogo. No processo, o marcador grava uma sequência numérica na lateral dos pneus, diferente para cada ativo, que passa a ser a sua identificação nos sistemas da empresa.

Esse tipo de marca é realizada com o aquecimento dos números de ferro, usando gás ou carvão. Aqui, existe um receio pelo risco de queimadura por parte do colaborador ou pela danificação da borracha do pneu.

Embora você não consiga controlar a temperatura de gravação do marcador, existe uma pressão ideal para não perfurar a borracha. Por isso, é um processo de marcação de pneus que deve ser realizado exclusivamente por profissionais da área.

Marcador elétrico

O marcador de pneu elétrico é um tipo de equipamento portátil que geralmente apresenta saída de cabo para alimentação, alavanca para alteração numérica e alguns itens específicos que podem melhorar o seu manuseio.

Basta regular a numeração, ligar o seu marcador em uma rede elétrica, ajustar a temperatura desejada e aguardar o aquecimento para, então, aproximar a máquina do pneu.

Após a marcação, com luvas, o responsável pela tarefa deve raspar a área marcada com uma escova para retirar o excesso de borracha do letreiro/numeração. Assim, está pronto para ser inserido no sistema de gestão de pneus e levado ao inventário, ou instalado em um veículo.

 

Entenda mais sobre o assunto assistindo o vídeo:

Marcador a laser

Já o marcador de pneus a laser é um grande equipamento, mais moderno e tecnológico. A maioria dos modelos do mercado possui um painel com interface intuitiva e realiza marcações para leitura mecânica e códigos de barras.

Possibilita a marcação com letras, números, caracteres, frases e logos, trazendo uma identidade única para o pneu e melhorando ainda mais a segurança da frota.

Caneta para pneu

A caneta para marcar pneu é um marcador com tinta permanente. O ideal é comprar a cor branca e prestar muita atenção se, na sua embalagem, indica que pode ser utilizado em superfícies como a borracha.

Considerada uma caneta para uso industrial, é composta por óleo e solvente, levando em torno de 2 minutos para secar completamente após a sua aplicação.

A marcação do pneu com uma caneta permanente é completamente manual. Basta agitar o marcador, inscrever e aguardar o tempo de secagem. 

O problema dessa marcação é que a tinta, na maioria dos casos, acaba sujando e pode causar confusão na leitura dos números no pneu.

Por que é importante fazer a identificação de pneus?

É a partir de uma marcação que se pode buscar um item em estoque ou adicionar em um caminhão, tendo a visualização e acompanhamento exato de sua vida útil. Dessa maneira, a marca auxilia na localização e manutenção das peças.

Os pneus chegam nas frotas sem nenhum tipo de identificação, sendo sua responsabilidade encontrar o meio mais adequado e acessível para marcar os pneus da frota.


Ao cadastrar o pneu no sistema de gestão, você passa a ter maior facilidade no controle das peças. Dentre os benefícios, a identificação de pneus serve para:

  • Indicar em qual veículo ele se encontra;
  • Auxiliar no reconhecimento da sua pressão e profundidade de sulcos;
  • Avaliar a hora de enviar para a recapagem;
  • Mostrar quantos quilômetros já rodou;
  • Quais os valores gastos com aquisição e reformas.

Essas informações trazem conhecimento à sua gestão, permitindo ações mais rápidas e certeiras. Afinal, cada peça é única, e essa é a melhor maneira de dar atenção específica a cada uma delas. 

Além de trazer mais eficiência para a rotina, esses cuidados fazem com que o pneu renda mais vidas. Ou seja: melhora a economia da empresa.


Precisa melhorar o controle de pneus da sua frota? Ao adquirir a solução Prolog, você também recebe descontos e vantagens exclusivos para fazer a identificação de pneus da sua frota — confira agora.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.