Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Índice de carga do pneu: o que você precisa saber

Descubra qual é a carga máxima para cada pneu da sua frota através do “índice de carga do pneu”. Entenda a tabela e cuidados apropriados!
Lembre-se de usar o índice de carga máxima para planejar as viagens da frota.

No universo de gestão de pneus, você com certeza já deve saber que existem algumas “regras” para o pneu. Uma delas, o índice de carga máxima.

Esse é um número que representa o peso máximo suportado por um determinado modelo de pneu, na pressão correta. O número representado na lateral do pneu, contudo, não é o peso da carga.

Para isso, é preciso consultar a tabela de índice de carga do pneu.

Como saber o peso que um pneu suporta

Todos os pneus, de qualquer veículo, são fabricados com as principais informações em sua lateral. Então, quando precisar saber a data de fabricação, diâmetro, velocidade máxima e, claro, o peso máximo suportado, você precisa conferir os números e letras na lateral de cada modelo. 

Veja onde encontrar o:

Índice de carga do pneu

A ordem das informações, geralmente, é: 

  • Marcação DOT;
  • Data de fabricação;
  • Largura e altura;
  • Radial ou diagonal;
  • Diâmetro;
  • Índice de carga do pneu;
  • Índice de velocidade do pneu.

Portanto, para saber qual o limite de carga suportada dos pneus da frota, você precisa conferir a penúltima informação. Esta é, também, o último número que aparece visto que  o índice de velocidade é representado por uma letra.

Tabela do índice de carga do pneu*

ÍNDICE DE CARGACARGA (KG)
80140
90150
100160
110170
120180
130190

*Tabela resumida, para conferir todos os valores, de 80 a 199, clique aqui.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Como saber a capacidade de carga de um caminhão

Mesmo já sabendo o limite do pneu, é importante ter essa informação? 

SIM!

Por dois motivos:

  1. O pneu pode suportar um peso maior que o veículo;
  2. O veículo pode suportar um peso maior que o do pneu.

É preciso cuidar para que tanto veículo quanto pneu estejam com limites condizentes de carga, assim nenhuma parte será danificada durante o transporte.

O peso máximo suportado por um caminhão é calculado por eixo e o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é o principal responsável por determinar essas quantidades. 

Cuidados além da carga máxima

Para um veículo e para os pneus da sua frota durarem mais, cumprindo com toda a sua vida útil, você precisa cuidar muito bem deles. Dar atenção ao índice de carga máxima é apenas um dos fatores cruciais para isso.

Em relação aos veículos…

Você precisa ter um cronograma de manutenção preventiva, realizando a inspeção veicular conforme previsto.

Através dessas inspeções, é possível ter um controle maior sobre pequenos cuidados, como a troca de óleo do motor ou a troca de filtro do ar condicionado.

Você deve, é claro, determinar os itens de cada checklist de inspeção por frequência. 

Por exemplo, em um checklist diário não precisa constar a análise de conservação do cinto de segurança do banco de passageiro. Porém, é estritamente necessário a verificação dos faróis e nível de combustível.

Falando de pneus…

Eles devem ter um cronograma próprio para eles! O checklist tem uma análise “por cima” dos pneus, o inspetor deve anotar se tem algum dano visível a olho nu ou não.

Já na inspeção de pneus programada, é preciso usar o aferidor digital e coletar dados da profundidade dos sulcos e pressão dos pneus.

Assim, confirmar se a peça está em boas condições de uso, se precisa de algum serviço (como calibragem ou envio para recapagem) ou, mesmo, se deve ser descartada.

Você pode aprender ainda mais sobre pneus e gestão de pneus em nosso e-book gratuito. 

FAÇA O DOWNLOAD DELE AQUI.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.