Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O que é o índice treadwear e para que serve?

O índice treadwear está presente nos pneus e possui uma grande utilidade: informar o nível de desgaste do ativo. Confira mais sobre o que é e como acompanhar!
Entenda como usar o índice treadwear do pneu.

O índice treadwear serve para orientar o consumidor na hora de escolher qual pneu comprar. Além de ter um papel fundamental no acompanhamento de desgaste dos ativos na frota.

Dependendo das condições da estrada e do modo como o motorista dirige, o desgaste pode acontecer de forma mais rápida, aumentando as chances de acidentes e multas. Por isso, é importante checar o índice e entender qual a medida ideal para as necessidades da sua operação. Continue lendo para entender: 

O que é o índice treadwear de um pneu?

O índice treadwear é um indicador que determina o quanto um determinado pneu se desgasta ao longo do tempo de uso. Na lateral do pneu, você pode encontrar a escrita “treadwear” e um número ao lado, partindo de 60.

Como uma regra geral de “utilização” deste índice, o valor de referência é sempre 100. Então, se um pneu possui índice de 60, significa que terá um desgaste 40% mais rápido do que os demais pneus.

O contrário também se aplica: um pneu de índice treadwear 600 pode render até 4% a mais do que os demais modelos.

Geralmente, esse índice é feito sob testes em circuitos controlados: 

Os pneus são colocados à prova e comparados entre si em relação à taxa de desgaste da borracha, onde eles rodam cerca de 15,3 km numa mesma velocidade e asfalto para serem avaliados e determinar o valor com maior precisão.

Para que serve o índice treadwear?

Seu objetivo primário é identificar a taxa de desgaste dos pneus. Contribuindo, por exemplo,  para determinar a quilometragem média de rodagem de cada ativo.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Embora seja uma determinação confiável, vale lembrar que esse índice não deve ser um critério exclusivo para decisão de compra dos pneus da frota.

Isso porque o desempenho varia de acordo com as fabricantes, além dos hábitos de direção do motorista e os tipos de solo em que o caminhão trafega. Os materiais utilizados na construção do pneu, e qualidade destes, também influenciam no tempo que o pneu leva para desgastar.

Às vezes, o índice de 100 de uma determinada marca pode durar mais do que o índice 200 de outra. 

O motivo para isso é que os parâmetros de comparação nem sempre são iguais. Cada empresa avalia de uma forma única, embora todos os dados sejam inspecionados pelo Departamento de Transporte (DOT).

Na hora de comprar os pneus da frota, você deve considerar o tipo de veículo e rotas da sua operação. Assim, você consegue priorizar os ativos de índices mais adequados e que tragam uma maior durabilidade das peças.

Como acompanhar o índice treadwear?

Para isso, é indispensável citar o índice TWI. Pois, é apenas através dele que você consegue, de fato, acompanhar o desgaste do pneu. O TWI, também chamado “indicador de desgaste do pneu”, é uma marcação que fica na banda de rodagem do pneu, localizada a exatos 1,6 mm de profundidade em cada sulco.

Assim que essa marcação é atingida, significa que o pneu já não serve para continuar rodando e deve ser substituído. Caso continue com o pneu no veículo, ainda assim, terá, em pouco tempo, pneus carecas na sua operação.

Algo que é sinônimo de problema, causando a aquaplanagem e demorando para responder ao comando de frenagem, entre outras consequências.

Você pode facilitar o trabalho de verificação do TWI usando ferramentas modernas e tecnológicas também, como o aferidor eletrônico. Esse aparelho funciona de maneira prática, informando a profundidade de todos os sulcos do pneu em poucos segundos.

Ao inserir os dados em um sistema de gestão de pneus, as informações são interpretadas e geram relatórios que mostram o nível de desgaste de cada ativo e indica algumas sugestões do que você pode fazer para melhorar o desempenho dos pneus.


Entenda ainda mais sobre como acompanhar o desgaste dos pneus e analisar o índice treadwear de cada marca e modelo usando o Prolog App na sua operação — conheça nosso aferidor eletrônico e sistema de gestão de pneus.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.