Como identificar irregularidades nos pneus da sua frota

Conheça as principais irregularidades nos pneus de uma frota e saiba como controlar com ações práticas na sua rotina.
Conheça as principais irregularidades nos pneus que afetam a sua frota.

Conhecer quais são as irregularidades nos pneus é uma forma de encontrar soluções para evitar que isto aconteça.

A verdade é que, na maioria dos casos, os problemas podem ser evitados apenas pelo controle mais próximo da pressão de inflação e profundidade dos sulcos dos pneus. Desde cortes e furos até o desgaste da banda de rodagem, são todas irregularidades que conseguimos evitar ao realizar os processos da gestão de pneus corretamente.

Confira a seguir:

Quais são as irregularidades nos pneus e como elas acontecem?

Bolhas

As bolhas nos pneus acontecem pela força dos impactos recebidos em rota, por problemas de montagem e, em poucos casos, pela instalação incorreta do pneu nos veículos.

A direção defensiva é um dos principais meios de prevenção ao surgimento de bolhas nos pneus, pois evita colisões em alta velocidade dos pneus. 

Cortes

Os cortes, semelhantes aos furos, acontecem pelo choque com objetos pontiagudos na estrada. Também podem ser consequência de problemas na estrutura do veículo, como peças mal encaixadas e/ou salientes.

Para evitar que aconteçam, a manutenção dos veículos precisa estar sempre em dia e as rotas devem ser escolhidas com atenção, pensando nas condições e riscos que cada caminho pode representar aos pneus.

Furos

Os furos acontecem com mais frequência nas estradas, quando estão rodando. Parafusos, pregos ou até mesmo pedras são itens comuns que causam esse tipo de irregularidades nos pneus.

Alguns pneus mais modernos possuem a tecnologia “antifuro”, que é uma camada extra na parte interna da borracha que “cobre” o objeto do furo e desacelera a saída de ar dos pneus. Dessa forma, permite o veículo rodar por alguns quilômetros a mais sem ter sua segurança prejudicada, dando tempo suficiente para que consiga chegar a um posto ou borracharia.

Desgastes

Há diferentes tipos de desgaste de pneus que podem ocorrer, como o centralizado, o unilateral ou escamado, cada um com determinados motivos para acontecer.

A falta de balanceamento, por exemplo, faz a roda girar com menos contato no solo, o que gera um desgaste irregular na banda de rodagem. 

No geral, todos os tipos de desgaste levam à redução de vida útil dos pneus, muitas vezes impossibilitando também o processo de recapagem. Das irregularidades nos pneus, o desgaste é uma das mais comuns, mas também é a mais simples de ser controlada.

Fadiga da carcaça

A fadiga da carcaça acontece quando a banda de rodagem do pneu ultrapassa seu limite de desgaste. É o principal problema que leva à recusa de recape, reduzindo a vida útil do pneu e aumentando os custos da sua operação.

Pneu careca

O pneu careca acontece quando a banda de rodagem ultrapassa seu limite de desgaste e fica “lisa” — ou seja, ela perdeu toda a profundidade dos sulcos.

Como os sulcos são a parte do pneu que tem o trabalho de realizar a passagem de ar e água, gerando também a aderência ao solo, rodar com o pneu em estado careca se torna um grande risco à frota.

Fenda ou saliência

As fendas e saliências ocorrem ao passar em quebra-molas em alta velocidade. Também outros locais de relevo, como lombadas ou meio-fio podem ser a causa dessas irregularidades nos pneus.

A gravidade desse problema varia conforme a força e ângulo do impacto, mas, de qualquer maneira, não se recomenda o conserto do pneu nesses casos. Por isso, é fundamental que o motorista tenha boas práticas de direção para que o problema seja evitado.

Ressecamento

O ressecamento da borracha, além de ser um problema por si só, leva a um outro tipo de irregularidade: o pneu trincado

Essa situação pode acontecer por um motivo tão simples como estacionar o veículo em cima de uma mancha de óleo, visto que este produto pode ser corrosivo e causar danos na borracha.

A aderência do pneu fica bastante prejudicada, assim como a segurança do veículo e, para evitar que aconteça, você precisa inspecionar os pneus com frequência, assim como realizar as demais tarefas da gestão desses ativos, como a lavagem dos pneus para remover resíduos prejudiciais.

Consequências de rodar com irregularidades nos pneus

Realizar rotas com pneus irregulares traz consequências como:

Perda de equilíbrio e estabilidade

Qualquer veículo que roda com um pneu prejudicado perde estabilidade e equilíbrio, mas, principalmente os veículos pesados utilizados no transporte de carga. Não são raros os casos de caminhão tombado e uma das causas para isso acontecer são as irregularidades nos pneus.

Menos segurança em rota

Por conta da perda de equilíbrio, ou por maiores chances de derrapagem e aquaplanagem, como acontece com pneus carecas, os veículos ficam mais suscetíveis a acidentes em rota. A segurança do motorista, carga e terceiros é agravada.

Aumento na ocorrência de multas

Sabia que a multa de pneu careca é real? Embora seja voltada para avaliar as condições dos veículos como um todo, passou a ser conhecida por esse nome visto que os pneus são o principal motivo que leva ao recebimento desta multa.

Maiores custos operacionais

Se os pneus rodam com danos, trazem riscos e prejudicam outras partes do veículo, que acabam precisando também de mais manutenções. Além disso, os pneus desgastados aumentam o consumo de combustível.

Dicas para evitar e controlar as irregularidades nos pneus

Algumas das principais dicas para evitar as irregularidades nos pneus são: 

  • Evite a  aceleração e freada brusca;
  • Preste atenção às condições da pista;
  • Faça a calibragem correta e ideal para cada tipo de pneu;
  • Realize a inspeção dos pneus;
  • Faça o balanceamento e alinhamento do veículo com regularidade;
  • Evite a sobrecarga nos veículos.

O cuidado com os pneus é fundamental para o bom funcionamento das frotas de transporte e, por esse motivo, a gestão de pneus tem crescido muito nos últimos anos como uma alternativa para as frotas terem mais economia e segurança nas rotas realizadas.

Conheça a planilha de controle de pneus como solução para começar a ter um controle melhor dos pneus da sua frota. Faça seu download gratuitamente!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.