Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Listras coloridas em pneus novos: o que são e para que servem

Você já se deparou com listras coloridas na banda de rodagem ao comprar um pneu novo? Confira o significado dessa marca e qual a sua utilidade para quem trabalha na gestão de pneus.
Entenda a função das listras coloridas nos pneus novos.

Se você for até uma loja, vai reparar listras coloridas nos pneus novos. Elas ficam localizadas na banda de rodagem e apresentam variações no número de linhas e cores, mas, o que significam?

Ao contrário do que alguns podem acreditar, essas listras não representam nenhum tipo de defeito. Na verdade, são apenas uma maneira de gerar controle para os próprios fabricantes, a fim de melhorar o processo de distribuição dos pneus para lojistas.

Hoje, vamos explicar melhor a sua função, importância e o porquê você, como comprador de pneus, não precisa se preocupar com elas.

Abaixo respondemos as principais dúvidas a respeito das faixas coloridas dos pneus novos:

O que significam as listras coloridas nos pneus novos?

As listras coloridas nos pneus novos são utilizadas na fábrica para catalogar e separar os pneus por modelos específicos, auxiliando no momento do armazenamento e distribuição.

Ou seja, essas faixas são utilizadas apenas no momento da fabricação e não possuem serventia para lojistas, compradores ou gestores de frotas.

Então, para que servem as listras coloridas nos pneus novos?

Basicamente, elas funcionam como códigos alfanuméricos que detalham o tipo de pneu e seus parâmetros, auxiliando na organização dentro da fábrica e inspeção antes de ser encaminhado para as revendas.

Entre as suas utilidades, podem informar a deflexão máxima da força radial variável, a posição da válvula, o tamanho do pneu, a aprovação no teste de qualidade, entre outros dados fundamentais no momento da fabricação.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Elas precisam ser conservadas?

Não. Como elas não possuem nenhum tipo de utilidade na sua gestão de pneus da frota, não precisam ser conservadas. Inclusive, elas desaparecem rapidamente após iniciar a utilização dos pneus.

As listras afetam a qualidade do pneu de alguma maneira?

Mais uma vez, a resposta é não. As listras são aplicadas no pneu apenas de maneira superficial e não tem impacto na performance da peça. Tanto que, como falamos, elas somem em pouco tempo após iniciar sua rodagem nas estradas.

Elas têm algum papel na gestão de pneus?

As faixas coloridas possuem sua única função na produção, sendo dispensada em qualquer outra situação diferente dessa.

Portanto, é de sua responsabilidade marcar seus pneus, por conta própria, para identificação na gestão de pneus da frota, sempre que realizar uma nova compra.

O que realmente é necessário para a gestão de pneus?

Para fazer a gestão dos pneus da frota, é importante realizar a marca de fogo. Ela é criada através de uma ferramenta de ferro quente, marcando, na carcaça, a identificação de cada pneu individualmente.

Essa identificação pode ser feita com um marcador elétrico, assim que o pneu chegar à frota. Ou seja, ela não vem “de fábrica”. Cada empresa, responsável por sua frota, deve registrar os seus pneus com uma identificação única que auxilie na gestão.

Após a marcação, basta adicionar a identificação em um software de gestão e está tudo pronto. Através do aplicativo, você acompanha as necessidades de inspeção e manutenção dos pneus de forma intuitiva, automatizada e rápida.

Bônus: Como saber se o pneu é novo?

Existem algumas pequenas dicas que podem ajudá-lo a escolher um pneu na hora da compra, evitando cair em golpes. A primeira delas é identificar o tempo útil de um pneu, mesmo que não apresente mais as listras coloridas nos pneus novos.

Para isso, observe o DOT, conhecido como “código genético”, ou melhor, a idade do pneu. Este fica identificado nas informações laterais do pneu e pode ser verificado pelos dois últimos números registrados no pneu. Isto é, o seu ano de fabricação.

Assim, se o número for “0421”, significa que a fabricação ocorreu no mês 04 do ano de 2021. Leve com você neste ensinamento: optar sempre pela fabricação no ano vigente.

A segunda dica é:

Evite considerar o desgaste dos pneus na loja, pois mesmo quando estão apenas armazenados, podem apresentar alguns traços de corrosão. Por exemplo, não apresentar mais as faixas coloridas.

Mas vá com calma, tá bom? O desgaste de armazenamento é mínimo e pode ocorrer devido ao transporte, mudança de lugar constante ou limpeza por conta da poeira.

A terceira dica vai ajudá-lo a saber se o pneu é de primeira linha. E bom, aqui não há muitos segredos, apenas esteja atento às “grandes marcas” de pneus. Nomes como Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli são muito populares e apresentam excelente qualidade de produção.

A última e mais importante sugestão é:

Não pense que apenas pneus de grandes marcas são bons. Muitas outras linhas possuem pneus suficientes para a sua frota. Antes de qualquer compra, procure um especialista e busque identificar qual a necessidade da sua empresa e dos veículos que possui.

Um profissional vai encontrar um pneu que possa trabalhar perfeitamente de acordo com a necessidade de cada automóvel, terreno de tráfego, volume e artigo transportado.

Além disso, a gestão de pneus é essencial para identificar quais os pneus de melhor desempenho nas suas operações — algo também essencial para a sua economia. Para entender ainda melhor essa questão, faça o download gratuito do nosso e-book sobre gestão de pneus.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.