Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O que você precisa saber sobre manutenção de pequenas frotas?

Da priorização de treinamentos até a análise de dados: descubra todos os segredos da manutenção de frotas pequenas. Leia agora!
Como cuidar da manutenção de frotas pequenas?

A manutenção de frotas pequenas pode parecer menos trabalhosa, mas é igualmente importante ter controle e saber como prolongar a vida útil dos veículos e pneus.

É difícil lidar com os desafios de sempre ter veículos nas estradas, por isso, a manutenção é uma tarefa que não deve ser negligenciada. Então, ainda que a sua frota tenha apenas 5 veículos ou 100 veículos, é hora de começar o seu controle de manutenção.

Inclusive, isso é essencial para você conseguir planejar e efetivar um crescimento mais rápido da sua transportadora. Confira algumas dicas!

Eduque motoristas da importância da manutenção

Quando falamos em manutenção preventiva o motorista tem um papel crucial. Afinal, ele é o principal responsável pela inspeção veicular e de pneus.

Por isso, não basta que você conheça a importância do processo e implante rotinas de cuidados que os motoristas podem não entender a necessidade. Há muitos casos de empresas de transporte que têm veículos em condições precárias pela falta de preenchimento dos checklists.

O motorista apenas faz um grande risco na lista de inspeção e entrega ela ao gestor indicando um veículo em boas condições. Ou, pior ainda, entrega o checklist sem preencher corretamente e apenas verbaliza os problemas que está tendo com o seu veículo.

Vieram algumas memórias na sua cabeça agora?

Então, isso apenas reforça a nossa dica: eduque e conscientize todos os motoristas da frota! 

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

E lembre-se: não basta realizar apenas um treinamento quando eles entram na empresa, por exemplo. É preciso ter um orçamento disponível para a educação contínua desses colaboradores (e sua também, claro).

Escolha os pneus certos para o tipo de estrada

Os pneus diferem entre si de acordo com a profundidade dos sulcos e reforço da borracha. Para estradas de chão, por exemplo, é preciso que sejam bem resistentes, com uma alta severidade.

Já para viagens longas em rodovias, o pneu de baixa severidade tem um desempenho melhor já que oferece menos resistência à estrada e ajuda na economia de combustível. Por isso, você precisa saber quais são os tipos de pneus mais adequados para cada estrada.

Uma dúvida que pode surgir também é sobre estradas mistas, né? Nesse caso, você precisaria de um pneu intermediário (média severidade). Mas você pode aprender tudo em mais detalhes aqui!

Torne os processos da inspeção veicular (e atendimento de OS) mais eficientes

Nem sempre é o caso, mas caso tenha um mecânico disponível para a sua frota, é necessário alinhar o trabalho dele com o do motorista e o seu próprio, como gestor. 

Se você já investiu em um sistema de checklist digital, essa comunicação se torna mais rápida e prática, já que as OSs são abertas e ficam disponíveis em tempo real para toda a equipe.

Porém, se a realização da inspeção ainda é manual, você precisa criar um método de inspeção e abertura de ordens de serviço que seja efetivo. O veículo precisa chegar no mecânico com tempo para ele identificar e consertar o problema — sem ser apressado e ficar mais viável a cometer erros.

O que você mais precisa é evitar atrasos e manter os veículos em funcionamento!

Levante dados sobre a frota para tomar decisões melhores

Ao contrário do que alguns gestores podem acreditar, a manutenção de frotas pequenas também precisa de dados concretos! Aliás, principalmente as frotas pequenas que almejam um crescimento a longo prazo devem investir em tecnologias para coleta e análise de dados.

Por serem poucas pessoas e muitos processos, é comum que as frotas pequenas tenham dificuldades para organizar e manter um cronograma de manutenção. Mas as consequências de uma troca de óleo atrasada ou da falta de calibragem de um pneu podem ser graves.

Portanto, repense a sua organização e invista em sistemas de controle de manutenção para frotas — sabemos que a proatividade faz a diferença para ter uma gestão realmente eficiente, né?

A visualização completa de manutenções é o que você ganha com um software de checklist digital, sabendo quais veículos têm mais problemas, quais motoristas causam mais prejuízo, que tipo de problema é recorrente, e assim por diante. Uma gestão com decisões baseadas em dados reais é garantia de resultados mais positivos.

Utilize veículos adequados à carga

Assim como existe um tipo de pneu certo para cada estrada, há veículos mais apropriados para o tipo e peso da carga transportada. Esse último, em específico, costuma não receber tanta atenção, tendo muitos casos de carga excessiva que prejudicam muito a estrutura dos veículos e pneus.

Use Prolog App

Com o nosso sistema de checklist eletrônico, é muito prático e rápido de realizar inspeções. Você não precisa se preocupar em tirar essa tarefa da rotina por ser muito demorada e atrapalhar os horários de entregas no dia. Afinal, nosso produto reduz o tempo de inspeção pela metade!

Além disso, você tem acesso a todo o histórico de manutenções, relatórios automatizados e visualização da saúde de todos os veículos da frota em poucos cliques — esta é a funcionalidade “farol de checklist”.

Para conhecer mais, agende uma demonstração com a equipe Prolog clicando aqui nesse link ou abra o chat ao lado!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.