O que é a manutenção planejada? Entenda como usar na sua frota

Incluir a manutenção planejada na sua frota é fundamental para reduzir custos e aumentar a durabilidade dos veículos.
Entenda a importância da manutenção planejada nas operações de transporte.

A manutenção planejada é um dos modelos  de gestão que permite ter mais visibilidade e controle sobre os serviços realizados nos veículos da sua operação.

O planejamento funciona como um momento para avaliar a frequência de serviços e inspeções da frota, determinando um cronograma adequado e evitando quebras inesperadas dos veículos. 

Confira a seguir:

O que é manutenção planejada?

A manutenção planejada, ou “MP”, é uma prática da gestão de manutenção de frotas que contribui para a redução de custos e aumento da durabilidade dos veículos através de planos bem estruturados de inspeções e serviços de manutenção para os veículos.

Ela é também um dos pilares da Manutenção Produtiva Total (TPM):

  1. Manutenção autônoma.
  2. Manutenção planejada.
  3. Melhorias específicas.
  4. Educação e treinamento.
  5. Manutenção da qualidade.
  6. Controle inicial.
  7. TPM Administrativos.
  8. TPM Segurança, Higiene e Meio Ambiente.

Qual o objetivo do pilar manutenção planejada?

Cada um dos pilares tem seus próprios objetivos e o da manutenção planejada é acompanhar o desempenho dos veículos, avaliando quais precisam de inspeções mais frequentes, determinando o cronograma de inspeções e serviços, a fim de reduzir as falhas, quebras e custos com manutenção da frota.

Além disso, acabar com as manutenções não programadas é uma finalidade do plano de  manutenção.

Tipos de manutenção planejada

  • Manutenção Preventiva: Segue um cronograma de inspeção e serviços baseado em tempo de vida do veículo ou quilometragem de utilização dos mesmos.
  • Manutenção Preditiva: Monitora o desempenho do veículo através de tecnologias e analisa itens como a vibração e temperatura dos veículos.
  • Manutenção Corretiva: Ao notar sinais de problema nas rotinas preventiva e preditiva, a manutenção corretiva pode ser planejada e programada. Geralmente, acontece quando existe uma falha que não prejudica o funcionamento do veículo.

Qual a diferença entre manutenção planejada e não planejada?

A manutenção planejada possui rotinas de inspeção e controle das condições e desempenho do veículo, conseguindo prever o melhor momento para realização de algum serviço e sempre identificando com maior facilidade a origem do problema.

Quando planejada, também possui recursos que permitem um registro de dados para gerar relatórios de manutenção e tomar decisões mais concretas.

Na manutenção não planejada (ou não programada), o problema já aconteceu e causou uma parada do veículo, portanto ele vai direto para uma manutenção corretiva. A pior parte dessa manutenção é que a causa do problema nem sempre vai ser identificada.

Quando o motor falha, por exemplo, há diversos motivos: vazamento de fluidos, combustível adulterado, superaquecimento, problema nas velas, etc. Caso a inspeção seja realizada corretamente, esses pequenos reparos podem ser realizados antes de o motor falhar.

Porém, se o motor falhar antes de o problema ser identificado, o serviço será mais trabalhoso e demorado, pois um problema maior será corrigido e todas as causas terão que ser investigadas.

Por que a manutenção planejada é tão importante nas operações de transporte?

Os impactos da gestão de manutenção planejada são diversos. Dentre eles:

Reduz as manutenções corretivas da frota

Embora algumas manutenções corretivas possam ser planejadas e programadas com antecedência, não costuma ser assim na maioria dos casos. 

Ter uma rotina planejada para acompanhar os sinais de falhas é fundamental para que as correções sejam todas esperadas e programadas, reduzindo as quebras de veículos.

Melhora o controle dos custos com manutenção

Se tudo ocorrer conforme um plano determinado inicialmente, os orçamentos se mantêm dentro do esperado. O que significa que o seu controle também é facilitado, porque há menos solicitações e aprovações para realizar.

Aumenta a qualidade das operações de transporte

Se as manutenções são todas planejadas, significa que os veículos raramente ficam parados por muito tempo na garagem ou na oficina e também passam por menos serviços que podem afetar seu desempenho em uma rota.

Isso eleva a performance da frota e a qualidade das operações realizadas.

Aumenta a segurança dos motoristas

Com a aplicação da manutenção planejada e a direção responsável dos motoristas, as condições de uso do veículo ficam preservadas, evitando a quebra precoce e também, ajudando na redução de acidentes nas estradas.

Aumenta a durabilidade dos veículos e pneus

As inspeções constantes que identificam quando um serviço pode ser necessário ajudam a conservar melhor os componentes dos veículos e garantir que ele tenha uma vida útil estendida. 

Da mesma maneira, os pneus de um veículo são afetados por serviços de manutenção. A falta de uma geometria veicular, por exemplo, gera desgastes irregulares nos pneus, que reduz a sua vida útil e impede um processo de recapagem.

Como planejar uma manutenção?

Um plano de manutenção para a frota deve incluir, basicamente, três itens fundamentais:

1 – Avaliação dos equipamentos

Entender as falhas mais comuns, o custo médio que tem com manutenção, se ele está com um bom CPMV e qual o histórico de manutenções dele.

Essas informações ajudam a realizar uma análise do veículo e identificar o melhor planejamento de inspeções e serviços para ele, assim como qual o tipo de manutenção mais indicado.

2 – Identificação de falhas na rotina

Ao identificar os veículos que estão passando por muitas manutenções não planejadas, deve entender quais tarefas e atividades precisam ser incluídas na rotina dos colaboradores para que ele passe a ter uma manutenção adequada.

3 – Definição dos indicadores de manutenção

Mensurar as suas ações é importante para saber o que dá certo e o que precisa de novos processos. Alguns exemplos de indicadores de manutenção de veículos incluem: número de falhas pequenas, MTBF, MTTR, CPMV e confiabilidade, entre outros.

Para entender melhor o que você precisa para aplicar uma manutenção planejada na sua frota, confira nosso material de download grátis: Manual da Gestão de Manutenção.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.