Manutenções mais frequentes na frota: quais são e como evitar

Identificar as manutenções mais frequentes possibilita a realização de mudanças necessárias na frota. Entenda mais.
Conheça os serviços de manutenções mais frequentes em uma operação de transporte.

Saber quais são os serviços de manutenções mais frequentes e programá-los conforme necessário é a melhor forma de aumentar a vida útil dos veículos de uma frota.

Isso se explica, também, porque os caminhões inspecionados regularmente geram maior produtividade e eficiência em suas atividades.

Porém, em alguns casos, se os problemas não forem abordados desde o início, essas manutenções podem gerar custos mais altos do que o previsto. Então, ter uma rotina para avaliar o veículo com frequência e de maneira preventiva é fundamental.

Entenda, a seguir: 

Serviços de manutenções mais frequentes na frota

Em um outro momento, já apresentamos as falhas mecânicas mais comuns em uma operação de transporte, agora trouxemos também as manutenções mais frequentes. Confira quais são esses serviços:

Carroceria

A carroceria fica suscetível a diversos danos em uma rotina, principalmente se o veículo não estiver nas condições adequadas para transporte, como desalinhado ou com pneus murchos.

Em alguns casos o veículo balança demais ou a carga não está bem posicionada e fica “batendo” nas laterais da carroceria. São ações que podem não causar prejuízos imediatos, mas, a longo prazo, trazem danos de desgaste, rachaduras e quebras nessa parte do veículo.

Por isso, serviços de reforma e manutenção na carroceria acabam sendo bastante comuns. Principalmente em frotas que trabalham com o transporte de mercadorias mais pesadas ou materiais de construção.

Sistema elétrico

O sistema elétrico de um veículo inclui desde as partes de iluminação, como farol e sinalizadores, até o motor de arranque e bateria do veículo. Dessa forma, as manutenções mais frequentes quando falamos na parte elétrica são:

  • Troca de bateria do veículo;
  • Troca de luzes do farol, lanternas e lâmpadas internas;
  • Reparos no motor de arranque.

Itens de segurança

A segurança de um veículo depende de diversos fatores, incluindo:

  • Freios: para quando é necessário parar um veículo ou diminuir sua velocidade;
  • Buzina: como forma de sinalizar e se comunicar em trânsito;
  • Macaco, cabo, triângulo e chave: ferramentas que devem estar sempre disponíveis para realizar pequenos reparos no veículo e, principalmente, em viagens de longa distância;
  • Limpadores de para-brisa: para evitar a perda de visão em dias de chuva acentuada;
  • Cinto de segurança: para dar maior segurança ao motorista em caso de batidas ou outros tipos de acidentes.

Todos esses itens devem estar em perfeito funcionamento para que uma operação de transporte tenha o mínimo de transtornos. Como são todos bastante utilizados, devem passar por revisões diárias e acabam sendo bastante comuns nos reparos de uma oficina.

Serviços nos pneus

Os pneus são o único ponto de contato de um veículo com o chão e estradas. 

Dessa forma, estão expostos a diversos danos em cada rota que realizam. Seja pelas condições climáticas ou pelos cuidados tidos com ele na central da operação, os pneus estão constantemente na lista de manutenções mais frequentes nas frotas.

Os serviços realizados para eles podem ser simples, como a calibragem de um pneu, que o próprio motorista pode estar apto a fazer. 

Por outro lado, há serviços que ajudam a preservar os pneus e garantir uma viagem segura e sem danos, como o alinhamento e balanceamento das rodas — estes feitos por profissionais qualificados.

A medição de milimetragem dos sulcos também deve acontecer periodicamente, a fim de entender se o desgaste das peças está regular ou não. Quando estiver desregulado ou acentuado, o pneu pode tanto ir para um serviço de reforma ou de substituição e descarte.

Como evitar que esses problemas ocorram?

Para evitar os problemas e reduzir a frequência com que um veículo vai para a oficina, você precisa de um plano de manutenção, criando e mantendo uma rotina preventiva. Através dela, os veículos são revisados com regularidade, impedindo que falhas e quebras inesperadas aconteçam.

Além disso, a gestão de manutenção é um setor fundamental para ter na sua frota.

Ele garante a produtividade e eficiência operacional da frota, programando as revisões e correções dos veículos para que estejam sempre em sua máxima performance. Dessa forma, as rotas são cumpridas conforme planejado e, os prazos da operação são cumpridos.

Sem uma rotina de manutenção, os veículos da empresa ficam mais suscetíveis às falhas mecânicas e podem interromper o ciclo logístico.

Dentre os benefícios de uma gestão de manutenção, podemos destacar:

  • Aumento da vida útil dos veículos;
  • Redução do risco de acidentes e multas;
  • Menos reparos e tempo de inatividade;
  • Diminuição de imprevistos, entre outros.

Dicas para realizar a gestão de manutenções da frota

Dê atenção à manutenção preventiva

A manutenção preventiva prevê danos e falhas ao caminhão. Mas, para que ela funcione da maneira adequada, os processos devem ser executados com periodicidade.

O planejamento de manutenção amplia a vida útil da frota e evita uma série de danos decorrentes do mau cuidado de peças e componentes.

Contrate profissionais qualificados

A contratação de profissionais pouco experientes pode gerar diversos riscos às operações de transporte, desde um veículo mal cuidado até prejuízos financeiros. 

Isso significa gastar duas vezes mais com consertos e reparos, além de interromper as atividades de entrega.

Compre peças de boa qualidade

Muitos pensam que optar por peças baratas é uma forma de gerar economia — o que é um erro.

Comprar peças originais diminui a chance de quebrarem antes do prazo ou danificarem outros componentes do caminhão.

Faça o gerenciamento de rotas

A roteirização é uma prática que favorece a eficiência das viagens e aumenta a vida útil dos veículos. Sabe por quê?

Quando a rota é planejada com antecedência, fica mais fácil de evitar trechos perigosos, esburacados ou com chances de roubo de carga.

Controle o consumo de combustível

O uso indevido do combustível é um indicador de que algo não vai bem, além de gerar despesas fora do previsto.

Quanto antes você perceber o alto consumo do combustível, mais rápida será a identificação do motivo e correção da falha com a manutenção correta.

Continue entendendo como funciona a gestão de manutenção.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.