Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

A marcação de fogo em pneus pode causar dano?

A marcação de fogo em pneus é a identidade do pneu. Ela serve para localizar e diferenciar as peças dentro de uma frota.
A marcação de fogo em pneus não deve causar danos, mas é preciso ter cuidados.

A marcação de fogo em pneus é uma prática fundamental de controle em uma gestão de frotas. Sem ela, não há como identificar individualmente cada ativo, abrindo um leque de possíveis problemas.

O registro é feito a ferro quente e grava números de identificação na lateral dos pneus, permitindo, posteriormente, o acompanhamento de cada um deles na frota.

Como nenhum pneu vem com essa marcação de fábrica, é preciso fazer ela assim que as peças chegam na frota, sendo este um fator de diferenciação que traz muitos benefícios.

Quais os riscos de marcar um pneu a fogo?

Quando a pressão na região marcada é excedida, há o risco de atingir as lonas e danificar o pneu, gerando um ponto frágil. Com a pressão nas laterais ao rodar, pode resultar na ruptura da carcaça do pneu e inclusive no seu estouro.

Além disso, como não existe um tempo determinado para a marcação e controle da temperatura, o risco de queimadura ao operador dos ferros aquecidos aumenta, além de riscos envolvendo o uso de gás e/ou o fogo do carvão.

Por isso, já existem vários equipamentos profissionais para fazer a marcação do pneu.

Mas, quem os utiliza, deve ter habilidade e conhecimento para que a gravação não seja muito profunda e não danifique a peça a ponto de torná-la inutilizável — e gerando altos gastos para sua reposição.

A marcação de fogo em pneus prejudica o ativo?

Se a marcação de pneus penetrar mais de 1 mm a fundo a borracha de pneu, ou se estiver muito quente, é possível prejudicá-la de forma irreversível e permanente. No entanto, se feita de maneira adequada, não traz nenhum malefício.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Pelo contrário, a marca de fogo em pneu permite o controle mais próximo de cada pneu da frota.

Como se prevenir dos danos causados pela marcação de fogo em pneus?

A marcação a ferro, sendo a mais simples e semelhante aos instrumentos utilizados para marcação de gado, é uma técnica antiga no mercado. Hoje, existe o marcador elétrico para pneu, que possui vantagens significativas.

Ele tem todos os números na mesma ferramenta e ainda conta com espaço para o logotipo da empresa. Por ter aquecimento elétrico, também é mais seguro que o bastão tradicional, pois não utiliza fogo ou gás, reduzindo o risco de acidentes.

O mais interessante é o seu custo de aquisição: inferior quando comparado à marcação convencional.

Para que serve a marcação de fogo em pneu?

Seu principal objetivo é facilitar a localização das peças, dando essa característica única a cada pneu. Isto porque, cada pneu terá uma combinação de números (ou números e letras) diferente. Assim, com facilidade, ele é identificado e localizado.

Dessa forma, você consegue sempre saber se o ativo está em inventário ou aplicado, e, nesse caso, em qual veículo está e a posição usada.

Você ainda consegue registrar os dados coletados sobre cada um, como os de pressão e profundidade dos sulcos, para providenciar ações que aumentem a durabilidade de cada item, além de melhorar o índice de custo por quilômetro rodado e o tempo de duração, diante de determinadas condições de uso.

E tem mais:

Com esse controle, você identifica o momento certo para enviar os pneus para recapagem, evitando a perda antecipada da carcaça.

Está vendo por que a marcação de pneus com ferro quente é tão necessária? Ela traz eficiência, economia e precisão na sua gestão de pneus.

Para que tudo isso seja possível, o pneu precisa ser cadastrado no software de gestão de pneus após sua marcação. Algo que o Prolog desenvolveu e oferece, com excelência, a mais de 500 operações no Brasil e no mundo:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.