Mitos e verdades sobre a economia de combustível

Muito se ouve sobre os hábitos que auxiliam na economia de combustível. Mas, será que todos eles são verdade? Descubra com a gente!
Entenda o que realmente gera economia de combustível na sua frota.

Com a constante alta de preços no último ano, encontrar maneiras seguras de gerar a redução de custos e economia de combustível foi uma forma significativa de manter os negócios firmes no mercado, sem prejudicar a transportadora e os clientes.

No geral, este já é um objetivo de todo gestor de frotas. Porém, na busca de alternativas e conhecimento para reduzir o consumo, encontramos diversos mitos que podem até gerar prejuízo.

Então, como saber quais, de fato, auxiliam a gerar economia?

A internet é o local mais acessível para esse tipo de informação, mas é preciso ter cuidado com o que você lê, pois nem todas as fontes são confiáveis.

 Por isso, decidimos preparar este conteúdo para ajudar você a economizar sem causar danos à frota. Confira as crenças e se elas são verdade ou apenas um mito:

Verdade: andar sempre em marcha alta gera economia

De maneira geral, manter o giro da marcha baixo gera, sim, economia de combustível. Isto é, quando andar em marcha alta e giro baixo.

Mas, é preciso estar atento à situação e ao veículo utilizado. Se a marcha não for compatível com o giro do motor, é provável que o contrário aconteça, aumentando o consumo.

Vale lembrar que isto é relativo aos veículos de câmbio manual. Quando dirigir com um câmbio automático, o melhor é evitar arrancadas bruscas e manter a marcha em posição neutra com o veículo parado.

Mito: desengrenar o veículo nas descidas economiza combustível

Quando o câmbio está em ponto morto, a central do veículo envia à injeção eletrônica a quantidade de combustível necessária para funcionar em marcha lenta. 

Porém, quando engrenado em qualquer marcha e em movimento, a central corta o envio, caso não haja comando do pedal do acelerador.

Curiosidade: esse fato foi verdade quando ainda se usavam carburadores. Hoje em dia, com o uso de injeção eletrônica, é um mito.

Verdade: manutenção em dia ajuda no controle do combustível

Sem dúvida alguma! Com a manutenção preventiva, os componentes do caminhão funcionam adequadamente, contribuindo para a economia de combustível.

Quando falamos em prevenção, você deve considerar as ações de inspeção dos veículos e realização de serviços, como o balanceamento das rodas e rodízio de pneus. Ou seja, ações que acontecem mesmo quando não existe um problema de fato — como diz o nome: preventivas.

Mito: aditivos reduzem o consumo de combustível

A única vantagem dos aditivos complementares, em alguns tipos de combustível, é a limpeza de resíduos da câmara de combustão do motor. Demais promessas são apenas mitos.

Verdade: ar-condicionado ligado aumenta o gasto de combustível

Sim, o ar-condicionado gasta gasolina. Contudo, depende da situação. Quer entender o porquê?

O sistema de ar-condicionado exige um esforço do motor do veículo, cuja função só é possível por meio da queima de combustível. 

Principalmente ao rodar em baixa velocidade, isso faz com que o ar-condicionado gera desperdício de diesel, sendo preferível abrir as janelas para circulação de ar.

Em contrapartida, andar com os vidros abertos em alta velocidade faz com que o caminhão perca a aerodinâmica, causando o efeito paraquedas, que exige ainda mais força do motor para rodar. Consequentemente, aumenta o gasto de combustível.

Neste caso, a melhor alternativa para economizar combustível é utilizar o ar-condicionado. Por isso falamos anteriormente que depende da situação.

Mito: a melhor velocidade para não consumir muito combustível, é 90 km/h

Não existe uma velocidade ideal que auxilie na redução de gasto de combustível.

A única verdade é que cada veículo possui uma velocidade que o faz ser mais eficiente, porém é um número muito específico de cada modelo/marca.

Verdade: hábitos de abastecimento podem gerar economia

O que você pode colocar em prática a partir de agora é:

  • Encher o tanque sempre que puder, pois, com ele cheio, há menos espaço de vaporização e seu consumo é mais lento.
  • Evitar encher o tanque até a “boca”, o que pode prejudicar o canister, filtro que deve receber somente o vapor do combustível.
  • Abastecer em postos que possuem gasolina de alta octanagem, pois sua compressão é mais alta e melhora o desempenho dos motores.
  • Procure abastecer em postos de confiança, onde existem menores possibilidades de baixa qualidade do combustível.

Mito: rodas desalinhadas não geram mais gasto

Rodas desalinhadas não rodam normalmente, acabam “puxando” o veículo para direções inadequadas. Então, a verdade é que o desalinhar dos pneus geram, sim, maior consumo de combustível.

Verdade: alto volume de carga gasta mais combustível

Todo veículo possui uma carga máxima recomendada pelo fabricante e deve ser seguida. 

Além de manter o consumo de combustível por quilômetro dentro da normalidade (pois não exige esforço acima do que ele suporta), evita o desgaste dos componentes do caminhão e multas nas rodovias.

Verdade: calibração afeta o consumo do combustível

Pneus que não estão com a pressão ideal possuem maior atrito com o solo, exigindo mais força do motor para manter o movimento e consumindo mais combustível.

Para saber como andam os gastos na frota, é fundamental possuir o controle de abastecimento de combustível. Se o gasto estiver acima do comum, coloque todas as dicas deste artigo em prática (menos os mitos, claro) e as apresente para os colaboradores da sua frota!


Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre as práticas que geram um consumo mais eficiente de combustível na sua operação? Faça o download gratuito do Guia da Economia de Combustível do Prolog.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.