Quais são os ônibus mais populares no Brasil?

Esses 6 modelos de ônibus são os mais vendidos no Brasil até o momento. Entenda as características de cada um!
Conheça os ônibus mais vendidos no Brasil em 2021.

Com a volta à normalidade no transporte de passageiros, a renovação da sua frota de ônibus pode estar em pauta. Confira os ônibus mais vendidos no Brasil nos últimos anos e decida bem informado!

Embora não seja uma regra que o mais vendido é o de mais qualidade, trouxemos as principais características e pontos de comparação para esses veículos que se destacaram tanto. Vamos conferir!

Volkswagen

Depois de vários anos consecutivos na liderança, a Mercedes perdeu o primeiro lugar para a Volkswagen — segundo dados de janeiro e fevereiro de 2021. Foram 795 veículos emplacados durante esse período!

Porém, ao longo do ano, foi perdendo posição novamente e, com os números de vendas entre janeiro e outubro, passou para terceiro lugar na lista.

A empresa que tem a vertente Volksbus, possui o novo modelo para este ano: 15.190 ODR – ORE3, com capacidade de transportar até 59 pessoas, previsto para o transporte escolar.  

Mas a maior novidade está nos modelos 15.190 ODS e 22.280 ODS, combinando tecnologia, conforto e capacidade de passageiros aumentada. Ainda seguindo a linha dos modelos 17.230 ODS e 17.260 ODS, que já possuíam motor dianteiro e suspensão pneumática.

Mercedes

Após 7 anos líder de vendas (2019) com o modelo OF 1721, a Mercedes iniciou o ano em segundo lugar, com 671 ônibus emplacados nesses dois primeiros meses de 2021. Agora, já está novamente em primeiro lugar, tendo vendido mais de 4300 ônibus até outubro.

O modelo de destaque até então foi o OF 1721, de motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros e potência de 208 cv a 2.200 rpm. O grande diferencial é a economia no consumo de combustível pelo alto torque em baixas rotações.

Assim como o modelo da Volksbus, possui suspensão pneumática. Além disso, tem sistema de freio ABS, conexão para extração de dados de telemetria e sistema de desligamento automático do motor (EIS).

Este último funciona para viabilizar economia de combustível e redução de poluentes e ruídos desligando o veículo após, no mínimo, 4 minutos de inatividade.

Agrale

Até setembro, tínhamos a Agrale firme em terceiro lugar, com 2.112 ônibus comercializados. Porém, nos meses seguintes, foi ultrapassada pelas marcas Volare, Iveco, Volvo e Scania. 

Conhecida por investir em tecnologia na produção de seus modelos, a empresa possui duas linhas: a de Microbus e a de Midibus. Respectivamente, micro-ônibus e chassis compactos — ou seja, a empresa é voltada, principalmente, para operações urbanas e intermunicipais.

Em seus diferenciais, a montadora traz baixo custo operacional, assim como de aquisição. Além de segurança, conforto e eficiência!

Iveco

Em quarto lugar, a Iveco manteve sua posição durante todo o ano. Em outubro, atingiu a marca de 1048 vendas.

Suas linhas de produção contém modelos para fretamento, transporte escolar e transporte urbano no geral, focando em vans e micro-ônibus.

Volvo

Em quinto lugar no ranking geral, ficou a Volvo. Embora com vendas consideravelmente abaixo dos demais modelos, ainda fica à frente da Agrale — cujas vendas despencaram após um bom início de ano.

Em outubro, a Volvo totalizou a comercialização de 320 veículos. Inclusive, foram lançados dois novos modelos neste ano: o B420R+ e o B450R+. Nada mais que versões mais modernas e tecnológicas dos modelos que já tinham.

Alguns pontos de melhoria foram o sistema de segurança ativa, uma nova caixa de transmissão e um novo sistema de uréia (ARLA).

Scania

Já a Scania, que começou o ano em último lugar, chegou ao sexto com 175 veículos emplacados — até outubro. 

Dentre os modelos mais vendidos do ano, estava o K 400 6×2. Uma opção para operações rodoviárias de média e longa distância, motor 13 litros e alto torque de 2.100Nm.

Também se destacou o K 440 8×2. Um sucesso porque possibilita transportar mais pessoas em linhas interestaduais, visando uma redução de custos gerais da empresa de transportes.

Gostou de ficar por dentro dos ônibus mais vendidos no Brasil? Então você também vai curtir nossa newsletter semanal — se inscreva no formulário logo aqui embaixo, é só rolar a página mais um pouquinho.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.