Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Para que servem os sulcos do pneu?

Você já sabe para que servem os sulcos do pneu? Uma importante função é providenciar a passagem de ar, gerando aderência e evitando o aumento de temperatura, mas ele faz muito mais que isso. Confira agora!
Para que servem os sulcos do pneu? Temos a resposta!

Um pneu é composto por muitas partes diferentes, inclusive pelos sulcos. Você já se perguntou para que servem os sulcos do pneu? Isso é o que vamos ver hoje.

Muito mais do que apenas trazer um padrão para os pneus do veículo, os sulcos são os “riscos” contínuos e centrais que formam um desenho no pneu. Neles, passam principalmente o ar e a água, em dias chuvosos.

Eles ajudam na performance do automóvel, aumentando a segurança do motorista e seus passageiros, evitando acidentes, melhorando a resistência do pneu, a dirigibilidade e muitos outros benefícios.

Para aprender a cuidar melhor dos pneus da sua frota, primeiro você precisa de uma resposta para esta pergunta:

Para que servem os sulcos do pneu?

Os sulcos têm algumas funções primárias como drenar água, gerar aderência na pista e refrigerar os pneus.

Por exemplo, em dias de muita chuva, quando a água forma uma camada sobre a superfície, acaba ficando entre o pneu e o asfalto, e gera o que conhecemos como aquaplanagem. Isso faz com que o caminhão fique instável, afetando os sistemas de freio e volante, e aumentando os riscos de acidentes.

É nessa hora que os sulcos entram em ação! 

Nesse caso, eles cumprem o papel de drenar a água que passa pelas ranhuras dos pneus, afastando-a através do movimento natural das rodas.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Outra função importante é o auxílio da passagem de ar, esta que garante mais aderência à estrada e uma frenagem segura. Além de evitar deslizamentos, ajudar no controle de temperatura dos pneus e reduzir ruídos.

O que mais é preciso saber sobre os sulcos?

Além de entender para que servem os sulcos do pneu, vale destacar que cada pneu pode ter de 2 a 5 sulcos. A quantidade para menos ou mais de canais podem ser encontrados em situações específicas, mas, geralmente, os pneus de caminhão e ônibus possuem 3 ou 4 ranhuras.

Eles também variam em posicionamento, largura e profundidade, tudo dependerá do tamanho da banda de rodagem do pneu.

Um ponto importante é que os sulcos têm uma profundidade mínima utilizada para medir o desgaste do pneu, servindo também para apontar quando está na hora de realizar uma recapagem ou a troca do item.

Como coletar informações sobre o sulco?

Qualquer que seja o método escolhido, você deve fazer a coleta medindo a profundidade dos sulcos. Os pneus hoje já são produzidos com o TWI, o indicador de desgaste do pneu, então você pode realizar a leitura deste para entender o nível de desgaste do pneu. Porém, também há diferentes ferramentas, tanto manuais quanto digitais, para realizar essa tarefa de maneira mais precisa e prática. 

Para saber se os pneus do seu veículo estão qualificados para a estrada e os sulcos estão desempenhando adequadamente as suas funções, você deverá realizar a medição de profundidade seguindo um cronograma de aferições.

A maneira mais segura de realizar a medição é com um medidor eletrônico de banda de rodagem, também conhecido como aferidor ou paquímetro medidor de sulcos. Ele consiste em um aparelho para medir a profundidade do sulco do pneu que, quando inserido na ranhura, faz a leitura e exibe em uma pequena tela quantos milímetros de sulco o pneu possui.

Uma forma popular de realizar a medida é com uma moeda de 1 real. Segundo circula pelos canais de informações e até mesmo entre motoristas, o anel dourado da moeda possui exatamente 1,6 mm. Ou seja, quando encaixado no sulco, a banda de rodagem precisa ultrapassar a parte dourada da moeda para estar apto para uso. Caso contrário, precisa ser trocado.

Entretanto, esse método não é seguro e nem recomendável, já que é uma forma caseira e instável de obter a resposta exata. Opte sempre pelo indicador TWI ou um aferidor eletrônico profissional.

Por que é importante saber para que servem os sulcos do pneu e acompanhar dados sobre eles?

Deixar de analisar e cuidar do desgaste dos pneus por meio dos sulcos pode gerar não apenas um risco para o veículo e motorista, mas também custos extras na sua frota.

Afinal, a profundidade mínima de um sulco é assegurada pelo artigo 4.º da Resolução 558/80 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e deve ser seguida rigorosamente. O seu descumprimento considera o pneu “careca” e gera a punição de 5 pontos na CNH mais uma multa por cada pneu que apresentar alto desgaste dos sulcos.

Como lembrete: 

Os sulcos de um pneu não podem ter a profundidade menor que 1,6 milímetros. Caso a banda de rodagem atinja essa marcação, é um indicativo de que o pneu chegou em seu limite de rodagem e, inclusive, é muito provável que aconteça a recusa de recape e você precise descartar o pneu imediatamente.

Portanto, determine um limite para as suas operações de transporte onde você ainda consiga enviar os pneus para um processo de recape e aumentar a vida do pneu em alguns anos.

Bônus: conheça 7 tarefas para evitar os desgastes dos pneus

Ao mesmo tempo em que você deve saber para que servem os sulcos do pneu e como realizar a sua medição, também precisa conhecer o que fazer para evitar o desgaste acelerado ou irregular dos pneus. Por isso, trouxemos algumas das principais tarefas necessárias para melhorar o desempenho e durabilidade destes:

  1. Calibre os pneus semanalmente, isso evita o aquecimento, reduz o consumo de combustível, aumenta a estabilidade em curvas e deixa a direção mais leve.
  2. Realize o rodízio a cada média de 8.000 km rodados, aumentando a durabilidade dos pneus e estabilidade na direção.
  3. Não ultrapasse a carga máxima indicada pelo fabricante do seu automóvel, isso evitará o desgaste acelerado.
  4. Realize a manutenção preventiva de peças ligadas aos pneus, como amortecedores, molas, freios, rolamentos e eixos, aumentando a sua durabilidade.
  5. Faça o balanceamento dos pneus, em média, a cada 10.000 km rodados, evitando a perda de tração, desgaste e desconforto ao dirigir. 
  6. Evite freadas bruscas e mudanças intensas de direção, assim as chances dos pneus ficarem irregulares são menores. 
  7. E, é claro, observe periodicamente o indicador de desgaste de rodagem, aferindo os sulcos e mantendo a segurança no volante.

Embora sejam diversas tarefas, a sua rotina não precisa ficar tão mais cheia assim. Com uma solução de gestão de pneus, as aferições são realizadas em apenas 1 minuto e todos os dados são enviados instantaneamente para o sistema de controle. 

Ainda mais, você tem relatórios automatizados e um cronograma de inspeções de pneu pronto para você utilizar na sua frota. Confira todos os benefícios dessa ferramenta e tire suas dúvidas agendando uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.