O ano de 2022 está se aproximando e queremos te perguntar: você já fez o planejamento de frotas?
Muitos gestores sabem ser preciso planejar com antecedência, mas muitos estão tão ocupados que esta tarefa passa batida.
Embora totalmente compreensível, é algo que deve ser evitado a todo custo.
É essencial para a gestão de frotas que você tire um tempo para analisar o ano que passou e entender qual é a melhor estratégia a ser adotada para os próximos meses.
Com isso em mente, nós preparamos um conteúdo para ajudar a guiar o processo e fazer um planejamento de frotas para 2022 que trará resultados brilhantes.
Por onde começar seu planejamento de frotas
Você precisa fazer uma análise de como foi o ano que passou, tanto externa quanto interna. Ou seja, do mercado que você atua, competidores e oportunidades, mas também de como a sua transportadora performou durante o ano, quais foram os altos e baixos dela.
Certamente, tudo deve ser feito baseado em dados reais. Assim, você garante estar criando metas para a sua empresa de maneira confiável e que estas serão, de fato, atingíveis.
As etapas básicas do planejamento de frotas são: coleta de dados, análise de informações e estabelecimento de objetivos e metas. Após isso, chega a hora da implementação de ações planejadas e o acompanhamento das mesmas para verificação de resultados. E, claro, os reajustes conforme for necessário.
INFOGRÁFICO
7 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota
- Conheça as principais ferramentas para otimizar e padronizar os processos de sua frota.
- Aumente o controle e visibilidade de sua gestão.
- Planeje 2022 com foco em eficiência e economia.

Toda essa última parte será apenas para quando o planejamento de 2022 já estiver em andamento.
Por mais que pareça simples, não podemos deixar de mencionar que tudo está envolvido nesse planejamento, desde o controle de combustível até a compra de novos caminhões para a frota.
O aviso aqui é: não negligencie essa tarefa.
Tendências do transporte de cargas para 2022
As tendências costumam surgir nessa época do ano e elas são bastante importantes para o seu planejamento de gestão de frotas. Por meio delas você consegue definir a necessidade de orçamentos, capacitações, entre outros.
Para 2022, mais do que nunca, as tecnologias se fazem presente.
Já tem algum tempo que a gestão de frotas é dominada por sistemas tecnológicos para auxiliar e substituir trabalhos manuais. Por exemplo, o checklist eletrônico já é usado em muitas transportadoras, tornando o processo de manutenção preventiva mais ágil.
Porém, também temos outras tendências da logística em vista:
Automação de processos
Existem sistemas para cobrir diversas tarefas da gestão de frotas, alguns mais completos, outros mais voltados para assuntos específicos.
Para explicar melhor:
Alguns softwares chegam a lidar com orçamentos, controle de combustível, controle do cronograma de manutenções, controle de rendimentos por veículo e assim por diante.
Enquanto isso, alguns sistemas são mais exclusivos, focados em tarefas únicas. Um exemplo disso é o sistema de gestão de pneus da Prolog App.
Com ele, você tem o controle total dos pneus da frota, contando com o cronograma de aferições, a abertura de ordens de serviços para corrigir eventuais problemas e uma análise de dados para entender quando está na hora de realizar a troca desses componentes do veículo.
Sustentabilidade
As medidas para transformar o transporte de cargas em uma atividade menos prejudicial ao meio ambiente estão chegando com força — tendo até eventos voltados para a “descarbonização do Brasil”.
Optar por veículos novos e modernos que têm uma queima mais eficiente de combustível, ou mesmo veículos a gás e elétricos, está sendo prioridade nas frotas.
Business Intelligence (BI)
A “inteligência de negócio”, como pode ser chamada em uma tradução livre, é tendência por um motivo simples:
O uso de dados para tomar decisões conscientes e certeiras.
Todas as informações sobre a saúde da frota são reunidas nessa plataforma de BI. Dessa forma, você consegue identificar quais as vantagens das suas operações de transporte, assim como as falhas que têm atualmente — principalmente em relação à falta de produtividade e gastos excessivos.
O que fazer para melhorar a gestão de frotas em 2022
A melhor coisa que você pode fazer para o seu planejamento de frotas para o próximo ano é estudar. Isso inclui tanto estudos sobre a sua própria frota, entendendo os números e as estratégias realizadas para ter esses resultados, quanto leituras sobre as novidades do seu setor.
Você pode ainda aprender um pouco mais sobre o mercado financeiro para 2022 e saber se é a hora certa para fazer investimentos na compra de novos caminhões, por exemplo.
Estar atualizado é um ponto-chave para fazer um bom trabalho e tomar decisões corretas e eficientes.
Para isso, nós estamos aqui sempre trazendo o que você precisa saber para melhorar sua transportadora.
Confira nosso material que inclui 6 tecnologias para o seu planejamento de frotas para 2022 — baixe gratuitamente!