Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

Identifique a hora certa de trocar os pneus da frota

Saiba como fazer a previsão de troca dos pneus e identificar a hora certa de renovar eles, garantindo e aumentando a sua durabilidade.
Entenda qual a previsão de troca dos pneus da sua frota.

Saber a hora certa de trocar os pneus da frota é fundamental para evitar que os ativos da sua operação sejam desperdiçados. Porém, fazer a identificação de previsão de troca dos pneus não significa que é o momento de retirar o pneu de uso para descartá-lo. 

Representa, na verdade, o momento ideal para que o pneu seja retirado do veículo e enviado ao processo de recapagem — uma ação que contribui para o aumento de sua vida útil e redução de custos da frota.

Ainda mais, trocar o pneu na hora certa ajuda a prevenir acidentes e demais riscos à segurança na estrada. Por isso, tão importante quanto saber cuidar dos pneus da frota, é identificar o momento ideal de realizar a troca dos ativos.

Entenda a seguir:

 

Como fazer a previsão de troca dos pneus?

1 – Utilizando o TWI do pneu

O TWI, também conhecido como “Indicador de desgaste”, é uma marcação no fundo de cada sulco do pneu que indica o momento em que a banda está desgastada além de seu limite permitido e seguro.

Se notar que a banda está se aproximando dessa marcação, mesmo sem realizar uma medida da maneira mais adequada (com o paquímetro ou aferidor eletrônico), então já pode considerar uma previsão de troca dos pneus bem próxima.

2 – Realizar o controle da profundidade dos sulcos

Uma das atividades mais importantes na gestão de pneus da frota, é o controle da profundidade dos sulcos que é realizado para saber a que passo o desgaste da banda acontece.

Medir a profundidade dos sulcos é uma rotina que pode acontecer quinzenal ou mensalmente. Após alguns meses, você terá dados suficientes para entender qual a perda média de profundidade de cada modelo de pneu e fazer uma previsão de quanto tempo ainda tem pela frente até o desgaste chegar no seu limite.

3 – Acompanhar a pressão dos pneus

No controle de pneus, a calibragem desses ativos é uma tarefa indispensável. Sem a pressão correta, o pneu pode sofrer diversos danos, desde um desgaste irregular até um estouro em rota.

Embora não tenha um grande papel para calcular a previsão de troca dos pneus, é um dos indicadores de desempenho dos pneus que contribui na durabilidade da peça e, também, conservação desta para que possa ser recapada sem problemas posteriormente.

4 – Cálculo da previsão de troca dos pneus

O que fazemos é, através da inspeção de pneus, entender o quanto um pneu se desgasta de um mês para outro, como explicamos no processo de medição dos sulcos e fazer uma média de quantos meses teria até chegar em seu limite estipulado.

Por lei, o limite é de 1,6 mm, porém, deixar o desgaste ocorrer até esse ponto aumenta as recusas de recape, podendo fadigar a carcaça dos pneus. 

Geralmente, o limite determinado nas frotas de veículos pesados é de 3 mm, mas é algo que você pode determinar após analisar os dados de funcionamento da sua própria operação de transporte.

Primeiro, você precisa identificar a perda média de profundidade que os sulcos têm ao mês:

Cálculo da perda média de profundidade dos sulcos por mês.

Com esse resultado em mãos, você pode calcular a previsão de troca dos pneus:

Cálculo da previsão de troca dos pneus.

Confira no vídeo:

Por que acompanhar a previsão de troca dos pneus?

Porque ela ajuda a planejar os orçamentos da operação destinados à gestão de pneus, dando uma melhor visualização da quantidade de recapes que acontecerão no mês, assim como quantas peças novas devem ser adquiridas no mesmo período.

Além de ter o acompanhamento da vida útil do pneu, é preciso ter o controle de quando trocá-lo e a hora certa de encaminhar o ativo para a etapa de descarte.

Como coletar os dados para fazer a previsão de troca dos pneus?

O sistema de gestão de pneus é fundamental para facilitar a coleta e análise de dados sobre os pneus da frota.

Para isso, você deve também utilizar o aferidor eletrônico, uma ferramenta de inspeção de pneus que envia os dados de pressão e profundidade dos sulcos diretamente para o seu sistema via uma conexão bluetooth.

Além de ser o sistema ser uma das principais ferramentas para reduzir e até zerar o descarte de pneus da sua operação, também aumenta as vidas por recape e gera economia de combustível.

Isso já foi até comprovado por alguns dos cases de sucesso da Prolog, como você pode conferir em nosso material de download gratuito: Cases da Gestão de Pneus que você precisa conhecer.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.