Principais problemas na caixa de direção e como identificá-los

Confira como reconhecer os problemas na caixa de direção e garantir melhor dirigibilidade e direcionamento dos caminhões da frota.
Quais são os problemas na caixa de direção que podem atrapalhar sua viagem? Entenda agora.

Com o passar do tempo, as peças de um caminhão perdem a qualidade, apresentando desgaste e falhas. Entre eles, podem surgir problemas na caixa de direção, sistema responsável pela melhor dirigibilidade do motorista.

Quando há dificuldade para manobrar, as chances do problema estar ligado a caixa de direção do caminhão são grandes. Por isso, é importante saber reconhecer alguns contratempos que esse equipamento pode manifestar.

Não há muito segredo sobre a sua função quando você reflete sobre o nome. Resumidamente, a caixa de direção é o dispositivo central que determina o direcionamento do veículo. Vamos entender melhor o que isso quer dizer?

O que é a caixa de direção?

De modo geral, a caixa de direção é composta por mais de um item — um conjunto de equipamentos. A função de tais equipamentos é realizar a movimentação do volante para transmitir às rodas o caminho correto a seguir.

Além disso, existe mais de um tipo de caixa de direção de caminhão, conheça as mais comuns:

  • Caixa de direção mecânica: composta por pinhão e cremalheira, é mais “dura” ao dirigir, pois depende completamente do esforço do motorista.
  • Caixa de direção hidráulica: o sistema hidráulico utiliza uma bomba acoplada ao motor que, com o auxílio de um fluido, exerce a pressão necessária para a direção, resultando numa dirigibilidade muito mais leve. Justamente por esse motivo, é o principal modelo utilizado para caminhões hoje.
  • Caixa de direção elétrica: nesse caso, é composta por um motor elétrico, responsável por exercer a força necessária para virar o volante e as rodas. Lembrando que esse motor não depende do motor do veículo para realizar a sua função.

Independente do modelo que o veículo possui, é muito importante saber reconhecer os problemas na caixa de direção, já que o custo de seu conserto é alto.

Quanto antes resolver, menor é o risco de pagar caro, não é mesmo? Agora, vamos conferir:

Quais os principais problemas na caixa de direção e como identificá-los?

1. Ruídos na hora de manobrar o veículo

Os ruídos costumam aparecer ao manobrar o caminhão, levando o volante até o limite ou apenas o girando.

Aqui, as chances do problema estar na caixa de direção são grandes. Para garantir, é importante abri-la e observar a sua estrutura. Geralmente, é necessário lubrificar as peças ou verificar a mangueira de pressão.

2. Trepidação do volante

Ao dirigir em alta velocidade, o volante transmite uma vibração intensa para as mãos do motorista que é completamente normal.

O problema se encontra quando, ao dirigir em baixa velocidade, o motorista sente o volante tremer. Isso significa haver desgaste nas peças ou que uma manutenção irregular aconteceu na caixa de direção. Inclusive, o problema pode ser conhecido como volante “pulando” ao dirigir.

Antes de partir para o conserto, comece calibrando os pneus e confira a necessidade de um balanceamento e alinhamento dos eixos. Afinal, a trepidação pode vir desses detalhes, ok? Vale fazer o teste.

Se o problema persistir e a vibração continuar acontecendo em baixa velocidade, chegou a hora de levar o caminhão para um profissional verificar a caixa de direção.

3. Direção pesada e resistente

Se, ao dirigir, o volante estiver pesado, apresentando dificuldade para manobrar o veículo, há problemas na caixa de direção. O que pode estar acontecendo é o vazamento de óleo ou falha na bomba de direção hidráulica assistida.

O que fazer então?

Como primeiro passo, confira o nível de óleo. Em seguida, prossiga para uma investigação profissional na caixa de direção.

4. Engrenagens desajustadas

A falha nas engrenagens é um problema mais difícil de ser reconhecido. Ele acontece quando as rodas viram sozinhas ou quando, ao girar o volante, as rodas perdem velocidade. É preciso estar muito atento.

Ao ser percebido, encaminhe o veículo diretamente para a manutenção. É necessário realizar um diagnóstico mais preciso com a ajuda de um profissional em problemas na caixa de direção.

5. Problemas na barra lateral e barra de ligação

Na maioria dos casos, o primeiro e perceptível sinal desse problema é o empenamento do volante. Internamente, a caixa de direção pode estar sofrendo de desalinhamento, folga ou inversão de peças na hora da montagem.

Como podemos perceber, esses dois últimos itens são falhas difíceis de notar. Apenas a inspeção frequente do veículo conseguiria identificar e, é claro, seria indispensável a realização de uma análise mais profunda — um checklist completo do veículo.

Para não deixar nenhum detalhe para trás, o checklist nas revisões da frota é a melhor alternativa. Ele consiste em uma lista com itens fundamentais para conferência, incluindo peças e outros componentes do veículo que devem ser observados para encontrar possíveis desgastes ou falhas.

Com um “ok” ou “nok” é possível reconhecer a urgência de vistorias ou até mesmo agendar futuras revisões de maneira muito mais precisa, assegurando o bom estado e desempenho do caminhão.

Quais itens incluir no seu checklist para identificar os problemas na caixa de direção?

Em primeiro lugar, é importante possuir o apoio de um mecânico de confiança e especialista no setor de frotas de veículos pesados para realizar as manutenções da sua transportadora.

Pode ser tanto de uma oficina externa, quanto uma contratação própria de equipe exclusiva na empresa.

O checklist deve ser realizado pelo próprio motorista ou um auxiliar. É recomendado que uma inspeção geral ocorra em toda saída e retorno de viagem, e uma inspeção completa seja feita uma vez ao mesmo ou antes de uma viagem de longa distância.

Considerando todos os problemas da caixa de direção e os motivos que levam a eles, você consegue identificar os principais itens para incluir na sua verificação. Dentre eles:

  • Desgaste das peças que compõem o sistema de direção do caminhão;
  • Calibragem dos pneus;
  • Balanceamento do veículo;
  • Vazamento de óleo do motor;
  • Falha na bomba de direção hidráulica;
  • Desgaste ou falhas nas engrenagens;
  • Volante (ver dificuldade para rodar, ruídos, empenamento, etc.);
  • Desalinhamento da caixa de direção;
  • Troca interna de peças na caixa.

Consegue perceber como existe muito o que se observar antes de encaminhar um motorista para uma viagem?

Cada um dos itens acima é fundamental para um transporte seguro e, se você não souber como começar o seu checklist de inspeção da frota, nós disponibilizamos alguns modelos gratuitos para você.

É só baixar e imprimir para começar a usar. Comece agora mesmo a organizar a manutenção da sua frota fazendo o seu download grátis.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.