Conheça mais sobre o funcionamento do rastreamento de cargas

O que o rastreamento de cargas traz para a sua transportadora? Saiba o que fazer para alcançar bons resultados.
O que é o rastreamento de cargas?

Você sabia que, em 2018, foram registrados 22 mil ataques a motoristas de transporte de cargas? Esse é um dos motivos que torna o rastreamento de cargas essencial na gestão de frotas.

Um dos papéis do gestor de frotas é acompanhar todos os processos da operação de transportes, evitando danos e aumentando a eficiência. Afinal, falhas em qualquer parte do processo podem levar a grandes prejuízos.

O rastreamento de cargas é um dos recursos que surgiram para auxiliar o gestor de frotas a melhorar seu trabalho. Isto é, tornando algumas funções mais rápidas e precisas, como a realização de um melhor planejamento de rotas.

Além disso, outros detalhes podem ser observados por meio desse rastreamento, incluindo a velocidade média dos motoristas. Assim, a sua visão sobre o funcionamento da frota irá se tornar muito mais clara.

Primeiro, vamos entrar mais a fundo nesta questão:

O que é rastreamento de cargas?

Resumidamente, é o acompanhamento em tempo real da mercadoria que está sendo transportada, desde o momento que ela sai do estoque até a chegada no destino final.

Essa função costuma ser feita através de mapas digitais que permitem melhor visualizar a localização das cargas, muitos, com visualização do movimento das cargas em tempo real. Como mencionado anteriormente, os casos de roubos aqui no Brasil são excessivos, então o rastreamento de cargas surgiu devido à preocupação com a segurança do transporte

Apesar disso, o rastreamento não evita completamente os roubos, mas ajuda a tomar decisões e precauções mais rapidamente caso algo aconteça. Por exemplo, se o veículo sai da rota planejada e/ou para por muito tempo em um local não previsto, o analista da rota deve ligar e entender o que está acontecendo.

Outras funcionalidades desse artifício da logística incluem:

  • conferir se as rotas planejadas estão sendo cumpridas;
  • por qual motivo uma rota precisou ser alterada;
  • qual a velocidade média do veículo na viagem;
  • entender dados de aceleração excessiva e freadas bruscas;
  • tempo de pausa dos caminhões;
  • jornada de trabalho dos motoristas.

Em adição, o rastreamento é mais do que um auxílio para a empresa, ele ajuda o cliente a saber em que andamento está a chegada da sua compra.

Quais são os benefícios do rastreamento?

Dentre os benefícios do rastreamento de cargas, podemos citar:

Otimização dos roteiros de viagem

O rastreamento ajuda a entender como ocorreu a viagem, se tiveram paradas inesperadas, entre outros detalhes. Ou seja, para a próxima viagem, o planejamento do roteiro vai levar todas essas informações em consideração para melhorar a rota.

Assim, evitando fatores que atrasam a viagem ou a tornam mais cara. Por exemplo, pedágios, obras na estrada/rodovia, ruas de mão única e assim por diante. Nesse sentido, a economia da sua gestão de frota irá melhorar muito, pois você estará, de maneira geral, reduzindo custos.

Maior agilidade nas entregas

Com o rastreamento, existe uma necessidade maior de o planejamento e cronograma de entregas ser cumprido. Por isso, existe um esforço maior em cumprir com a promessa de prazo feita ao cliente.

Além disso, com o rastreamento, é possível resolver problemas inesperados que acontecem durante a viagem com maior facilidade.

Prevenção e redução de erros, roubos e extravios

Como você já sabe, o rastreamento de cargas surgiu para ajudar a evitar roubos em estrada. Dessa maneira, esse também é um de seus principais benefícios. As chances de roubos, assim como de erros na viagem e extravios de mercadoria, são reduzidas drasticamente.

Isso acontece porque, caso ocorra algo nesse sentido, sempre terá alguém observando, analisando e esperando para entrar em contato e lidar com os problemas que surgirem. Assim, é mais difícil alguém se arriscar a tentar qualquer coisa.

Tecnologias para auxiliar no rastreamento de cargas

Antes de mais nada, é preciso falar que o rastreamento de cargas, por si só, já é uma tecnologia. Os seus tipos incluem:

  • GPS;
  • RFID;
  • Telemetrias.

E no que consiste cada um desses?

Primeiro, o GPS é, com certeza, o principal meio sendo utilizado hoje. Ele pode ser através de satélite ou operadoras de telefone móvel. Nesse meio de rastreamento, é instalado um receptor no veículo que lê os sinais de satélites, calculando longitude e latitude, e envia à transportadora informações sobre a localização do veículo.

Depois, o RFID, ou radio-frequency identification, é um meio de rastrear e também ter uma comunicação mais clara acerca do transporte de cargas. Através de uma etiqueta fixada na carga que capta e transmite sinais de radiofrequência, pontos de monitoramento ao longo da cadeia de distribuiçao sao capazes de ler e repassar todas as informações para um sistema central na transportadora.

O diferencial aqui é que, mesmo que a carga seja retirada do veículo, o rastreamento continua sendo feito.

Por último, o que é e como funciona a telemetria? 

Essa é a principal tecnologia para dar ao gestor de frota informaçoes como a velocidade do veículo, o consumo de combustível e o tráfego em diversas regiões. Ela pode funcionar via rádio ou satélite e é a melhor escolha se você deseja entender todo o funcionamento da operação de transporte.

Curtiu o conteúdo até aqui? Entenda mais sobre o uso da tecnologia dentro da logística!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.