Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Redução de riscos na frota através da tecnologia

Saiba como obter a redução de riscos na frota utilizando as inovações do mercado logístico.
Redução de riscos na frota: quais são as ações?

A evolução da tecnologia traz cada vez mais soluções que melhoram o controle da frota, sendo a redução de riscos de acidentes nas estradas uma consequência positiva.

As empresas de soluções em tecnologia logística, chamadas também de logtech, consistem na oferta de sistemas que permitem desde acompanhar a saída do veículo para uma rota, até o seu retorno

Assim, reconhecendo o desempenho da operação, como as ações do motorista em rota e as necessidades que o caminhão teve em tempo real.

Como responsável por uma frota, você precisa estar atento ao que o mercado tem de novidades para oferecer. Por isso, trouxemos, a seguir, algumas das principais tecnologias para a redução de riscos, incluindo:

Tecnologias para a redução de riscos na frota:

Monitoramento e rastreamento de frotas e cargas

Através de aplicativos e mapas digitais, o responsável pela gestão de frotas consegue visualizar em tempo real a movimentação do veículo e da carga.

Embora o sistema não evite roubos e acidentes, auxilia a manter os trajetos mais seguros diante de emergências, guiando o motorista para um novo caminho, quando necessário, de forma rápida e eficiente.

O sistema também traz funções diferenciadas, como:

INFOGRÁFICO
6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.
  • Conferência de rotas planejadas;
  • Motivo de alteração de rotas;
  • Velocidade do veículo em viagem;
  • Dados de acelerações e freadas;
  • Tempo de pausa do veículo;
  • Jornada de trabalho do condutor.

Gestão de Pneus

A gestão de pneus possui muitas funcionalidades. Uma das principais é identificar e cadastrar os pneus, os veículos e os colaboradores para iniciar o controle dos ativos.

A partir do primeiro passo, você consegue realizar e/ou monitorar a movimentação dos pneus, identificando a data em que a troca foi feita, qual posição o pneu foi instalado e o que aconteceu com o pneu que foi removido do veículo — se foi para o recape ou descarte.

Em ambos casos, o responsável consegue incluir fotos do pneu em questão, além de descrever o motivo para a seleção do serviço ou para o descarte da peça.

Além disso, o sistema de gestão de pneus traz a automatização do cálculo CPK e de relatórios e gráficos sobre a situação dos ativos. Possibilitando ao gestor a realização de análises mais certeiras e tomada de decisões efetivas na operação.

Quando o cuidado com os pneus está em dia, a redução de riscos é uma feliz consequência. Ao evitar problemas de pneus vazios, com baixa pressão, ou desgastados, diminuindo as chances de deslizamentos, aquaplanagem e, até de o pneu estourar, você tem viagens mais seguras e econômicas.

Checklist Eletrônico

O checklist eletrônico funciona como o checklist de papel: verifica os principais componentes do caminhão antes de partir para uma rota e até mesmo em cada parada durante uma viagem. Ou seja, tornando a locomoção mais segura durante as entregas.

De forma rápida e prática, uma lista de itens surge na tela do celular com apenas alguns cliques, possibilitando o OK e NOK (conformidade e não conformidade) de cada item inspecionado de forma intuitiva.

Além de permitir o acompanhamento do estado do veículo em tempo real, abrir chamados de ordens de serviço e armazenar dados de manutenção e verificação, o checklist eletrônico:

  • Gera checklists personalizados;
  • Cria cronogramas de revisão;
  • Armazena o histórico de manutenção;
  • Possibilita suporte especial para cada caminhão;
  • Permite acesso instantâneo aos dados e relatórios do veículo.

Sistema de Monitoramento do Condutor

O DMS, da sigla Driver Monitoring System, é um sistema que consiste em uma inteligência artificial. Esta age através de uma câmera, dentro da cabine do condutor, detectando comportamentos perigosos dos motoristas e emitindo um alerta instantâneo.

Dessa forma, contribui grandemente para a redução de riscos na frota.

Essa tecnologia é a mesma utilizada para sistemas de condução assistida, semi-automática ou automática. Possibilita também que o gestor de frotas acesse e avalie a direção e status do caminhão em tempo real.

O sistema de monitoramento do condutor capta movimentação e imagens internas, que podem indicar distrações dos motoristas, como se estiverem fumando ou falando no celular enquanto dirigem. Igualmente, detecta sinais de cansaço e fadiga, como bocejos ou olhos fechados.

Nas imagens externas, consegue identificar os riscos diretos de colisão através da proximidade de objetivos, veículos e pessoas.

Ainda que existam as Leis de Trânsito e mesmo a Política de Frotas em cada empresa, algumas situações de risco não conseguimos ter controle. Por isso, as soluções tecnológicas precisam ser implantadas como forma de gerar a redução de riscos e melhorar a segurança da frota.

O Prolog traz algumas dessas soluções, como a gestão de pneus e o checklist eletrônico. Conheça mais sobre elas em nosso site.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.