Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

8 relatórios para entender os pneus da sua frota

Confira quais análises você pode fazer com os relatórios do sistema de gestão de pneus — todos automatizados pelo próprio software!
Conheça 8 relatórios do sistema de gestão de pneus Prolog.

Com a gestão de pneus se tornando mais importante a cada dia, você precisa de informações para entender o porquê disso. A gente te entende completamente. Por isso mesmo estamos acompanhando esse crescimento e trazendo mais e mais informações para você tomar uma decisão consciente e bem informada. Você já sabe que o nosso sistema automatiza relatórios de pneus, certo?

Mas que relatórios são esses? Isso é o que você descobre agora:

Previsão de troca

Para um melhor planejamento de orçamento e grandes compras como a renovação de pneus da frota, nada melhor que ter noção da previsão de recapagem (troca da banda) ou troca total destes pneus (descarte).

Com isso em mente, o sistema do Prolog tem uma inteligência que calcula a data para cada ação.

Através dos valores de desgaste médio dos sulcos dos pneus por quilômetro rodado, o sistema apresenta as datas de recapagem e/ou descarte de cada pneu. É importante registrar que, para que o cálculo ocorra com maior precisão, as inspeções de pneus devem ser feitas regularmente. 

Afinal, os dados só podem ser gerados a partir das aferições e quilometragens apresentadas pelo veículo no momento de cada inspeção.

Última aferição

A fim de analisar os pneus da frota no momento ou de entender como anda a frequência de inspeções, você pode acessar o relatório de “última aferição”. Este mostra a data de sua última aferição e os dados coletados no processo para cada placa.

Os principais dados são a identificação do pneu (marca de fogo), a pressão atual dele em psi, as medidas dos sulcos em milímetros e a data em que a inspeção foi realizada.

Serviços abertos e serviços fechados

Na verdade, estes são dois relatórios separados. O de serviços abertos é uma visualização de todas as “ordens de serviço” que estão em aberto no momento. O relatório também mostra o estado atual do pneu e a causa de abertura da OS.

Já o relatório de serviços fechados apresenta uma relação de todas as OS que foram fechadas na operação. Nela, você recebe os dados tanto sobre o motivo da abertura quanto à solução adotada para gerar o fechamento do serviço.

Resumo geral de pneus

Esse é um relatório bastante intuitivo! Você visualiza todas as informações gerais dos pneus por unidade da transportadora. Por exemplo, o status (análise, uso, descarte, etc.), valor  de aquisição, marca e modelo.

Além disso, qual a banda aplicada, em qual placa está aplicado, quantidade de sulcos que possui e as medidas do mesmo (no momento da última inspeção).

Cronograma de aferições

Um dos relatórios mais importantes para você acompanhar e determinar as datas para realização de aferições da frota. Nele, você confere o status atual e a data de vencimento da aferição para cada veículo.

A organização do relatório ainda identifica o modelo e tipo de veículo, a quantidade de pneus aplicados e a data prevista da próxima aferição.

Confira esse conteúdo em vídeo aqui:

Desgaste irregular dos pneus

O sistema de gestão de pneus Prolog identifica três níveis de desgaste:

  • Acentuado – 2.1 mm e acima
  • Moderado – 1.0 mm até 2.0 mm
  • Baixo – 0.1 mm e 0.9 mm

Mais que isso, o sistema identifica possíveis causas, ações e precauções para cada momento.

Nos relatórios de pneus sobre desgaste irregular, você consegue visualizar as informações de sulco, pressão, aferição e descrição do desgaste com causa, ação e precaução — além de poder ver fotos anexadas no momento da inspeção da aparência de cada pneu.

Aderência de aferição por placa

Para saber a aderência, em percentual, de aferição para cada veículo, esse relatório faz o cálculo para você. Aliás, a aderência é calculada tanto para a pressão quanto para os sulcos.

Você também consegue visualizar o máximo e mínimo de dias entre aferições e a quantidade de aferições dentro da meta, novamente, para pressão e para sulcos.

Aferições avulsas

As aferições avulsas são aquelas realizadas fora do cronograma previsto, por algum motivo específico. Elas ficam agrupadas neste relatório, por ordem de data de realização no período pesquisado.

É um auxílio para você não deixar nenhum dado de fora na hora de tomar decisões!

Quer conferir ainda mais sobre o sistema de gestão de pneus Prolog e outros relatórios de pneus? Agende uma demonstração agora!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.