Tudo sobre o rodízio de pneus na frota

O rodízio de pneus é uma atividade que ajuda a prolongar a durabilidade dos pneus da frota. Entenda o porquê e como fazer o seu rodízio.
Por que fazer rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é mais uma das tarefas que faz parte da gestão de frotas, na rotina do controle de pneus.  Não tem como negar: os gastos com pneus são altíssimos e um dos principais das transportadoras.

Assim, fazer o controle dos pneus e analisar os dados com frequência será um diferencial para que eles tenham uma vida útil prolongada e, com isso, a sua empresa ganha a redução de custos com a compra de novas peças.

Os pneus dianteiros do veículo carregam mais peso do que os traseiros. Por isso, caso o rodízio não seja realizado, os pneus da frente sofrem mais desgaste que os de trás. 

Além disso, esse desgaste também é influenciado pela direção e interfere no controle e dirigibilidade do veículo.

Para você entender ainda melhor o que é o rodízio de pneus e porque é importante, confira, a seguir:

O que é o rodízio de pneus?

Essa é uma forma de manutenção de veículos que, normalmente, vem descrita no manual do proprietário de cada modelo, já que diferentes veículos podem ter um modo diferente de realizar o rodízio.

O desgaste de pneus é um processo natural, mas ele pode ser reduzido com as precauções corretas, como através da realização do rodízio de pneus.

É importante evitar que ocorra o desgaste excessivo, já que existem muitos riscos de rodar com pneus carecas, principalmente em relação à segurança do veículo e motorista. Também pode levar a recusa de recape, quando o pneu não pode mais ser reformado e reaproveitado na frota.

Dessa forma, o rodízio de pneus se torna uma prática que contribui para aumentar a durabilidade dos pneus e manter a eficiência e produtividade da frota.

Para que serve o rodízio de pneus?

Objetivos do rodízio de pneus.

Ele serve para trazer economia a longo prazo nas operações de transporte. 

A partir de um menor desgaste nos pneus, você não precisa renovar esses ativos com tanta frequência, prolongando o uso deles — tanto por uma maior conservação das peças quanto pelo aumento de chances de recape após chegar em sua milimetragem mínima de sulcos (idealmente, de 3 mm).

Também aumenta a segurança ao dirigir, principalmente em curvas, pistas molhadas, subidas e descidas, trazendo maior estabilidade e garantia de uma frenagem em bom funcionamento.

Qual a importância do rodízio de pneus?

Sua importância está nos benefícios que proporciona à frota. Sendo eles:

Evitar a perda antecipada dos pneus

Quando se aumenta a durabilidade dos pneus, a consequência lógica é que se reduza a perda deles, certo? Essa é a grande ideia por trás do rodízio de pneus: 

Que os pneus fiquem trocando de posição para terem um desgaste mais uniforme. Dessa forma, reduzindo a perda antecipada de carcaça na frota.

Trazer uma queima mais eficiente de combustível

Quando os pneus desgastam de maneira mais uniforme, o consumo de combustível também é reduzido. 

Isso, pois o veículo tem as condições ideais de rodagem para fazer o mínimo esforço necessário, queimando combustível da maneira mais eficiente possível.

Ao contrário, os pneus desgastados acarretam em um maior consumo de combustível visto que diminui o atrito com o solo. Assim, faz com que o motor do veículo precise de mais força para se movimentar e gaste mais combustível.

Gerar mais segurança nas rotas realizadas

Se o desgaste dos pneus acontece de maneira mais uniforme, o veículo tem mais estabilidade e equilíbrio ao realizar as rotas e se movimentar. O motorista também sente mais conforto na direção, tendo menos balanço e sentindo menos trepidações em suas viagens.

Tudo isso garante mais segurança e menos chances de acidentes na estrada.

Economizar e reduzir custos na operação

Pneus que têm um desgaste mais regular também têm maior chance de recape, gerando uma economia de até 70% em relação a compra de novos pneus.

De maneira geral, a redução de custos acontece:

  • Realizando compras de pneus com maior intervalo de tempo;
  • Recapando mais pneus e realizando menos compra de peças novas;
  • Consumindo menos combustível por rota.

Como funciona o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus funciona pela troca das peças de lugar, sendo indicado para todo e qualquer veículo a partir de atingir a quilometragem indicada pelo fabricante.

Essa mudança faz com que o pneu desgaste de forma regular, aumentando a sua vida útil e reduzindo as chances de instabilidade ao dirigir.

Como fazer o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus possui a sua descrição no manual de proprietário do veículo, isso quer dizer que não é uma simples troca de lugares das peças. Existem diferentes formas de realizá-lo de acordo com o tipo de pneu. Geralmente, se dando destas formas:

  • Pneus convencionais (ou simétricos bidirecionais): possuem um rodízio conhecido como “X”. Colocando a roda direita na traseira esquerda e a traseira direita na dianteira esquerda.
  • Pneus unidirecionais: as rodas dianteiras devem ir para o lugar das traseiras e vice-versa.
  • Pneus assimétricos: o rodízio pode ser realizado em direções que respeitem a indicação de “exterior” e “interior” dos pneus.

Configurações do rodízio de pneus.

Cada modelo de veículo tem uma maneira mais adequada para realizar o rodízio de pneus, então o manual deve ser sempre conferido antes de fazer esse processo.

Para evitar erros e até ferimentos durante esse processo, o recomendado é que um profissional qualificado e certificado seja o responsável. Se o motorista do veículo tiver essa habilitação, melhor. Caso contrário, providencie alguém que atenda aos requisitos.

Quem faz o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus deve ser feito por um profissional. O mecânico responsável pela frota ou parceiro da empresa é quem pode fazer essa tarefa no momento certo e de maneira segura.

Existem alguns riscos de tentar fazer o rodízio por conta própria, não sendo um profissional certificado. Afinal, as peças são completamente retiradas e reintegradas ao veículo. Qualquer falha em seu encaixe pode ocasionar graves acidentes.

Se você possui experiência na área de manutenção de caminhões, é provável que já reconheça e possa assumir esses riscos sem problemas. 

Para uma frota de caminhões, os riscos são maiores. Geralmente, uma equipe maior é necessária para que essa atividade possa ser realizada com precisão e segurança.

Quando deve ser feito o rodízio de pneus?

Não existe um prazo exato, mas a recomendação é que aconteça a cada 5 a 10 mil quilômetros rodados. Esse é um prazo médio que evita um desgaste acentuado e que possa trazer danos maiores aos pneus.

Outros cuidados para conservar os pneus da frota

A gestão de pneus é uma das áreas da gestão de frotas que tem crescido e se tornado cada vez mais comum. Nela, estão incluídas tarefas que contribuem para o mesmo objetivo do rodízio de pneus: aumentar a durabilidade desses ativos e gerar economia e segurança na frota.

Algumas das principais dicas que você pode levar desse processo, além de ficar a recomendação para implementá-lo como um todo, são:

  • A cada 10mil km realizar os serviços preventivos de alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus;
  • Realizar a inspeção semanal de pressão dos pneus e mensal de profundidade dos sulcos, para evitar rodar abaixo dos limites recomendados;
  • Calibrar os pneus após cada rodízio ou demais serviços preventivos;

Uma última dica é usar um sistema para transportadoras que auxilia no controle de pneus. Para isso, o Prolog App é a solução ideal. Somos o melhor e mais completo software de gestão de pneus.

Você pode conferir o que é e todas as funções que realiza em nosso material completamente gratuito sobre a ferramenta — faça o download agora.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.