Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Boas práticas para ter mais segurança no trânsito

A segurança no trânsito garante um deslocamento sem problemas, além da redução de custos na sua operação. Para isso, realizar treinamentos para motoristas é fundamental. Confira o porquê.
Conheça as melhores práticas para segurança no trânsito

A segurança no trânsito é, sem dúvidas, essencial para empresas que trabalham com frotas. Afinal, o sucesso da operação depende de como a gestão está preparada para aplicar o devido treinamento aos motoristas.

Por meio da direção defensiva, que visa atenção e cuidado para evitar acidentes, os condutores contribuem para o bom funcionamento da frota e preservação da segurança de todos.

Nesse sentido, não basta apenas adotar boas práticas, que diminuam gastos com combustível e desgaste de pneus, por exemplo.

É preciso que os condutores estejam cientes de seu papel em relação à promoção de segurança no trânsito, redução de custos da empresa, e aumento da durabilidade dos ativos da frota.

Dessa forma, realizando uma direção em conformidade com o desempenho esperado.

Confira, neste post:

Boas práticas para gerar mais segurança no trânsito

Prestar atenção em si e nos outros

Uma regra básica da direção defensiva é a atenção. Por isso, você não deve incentivar o uso de celulares, adesivos ou bonecos que fiquem no campo de visão do motorista. 

É preciso ter foco total na estrada, principalmente na condução de veículos pesados, para evitar acidentes da frota ou envolvendo terceiros.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Dar sinal corretamente

Quando o caminho tiver curvas muito acentuadas, é indispensável o uso da seta.

Inclusive, o motorista deve já dar esta indicação alguns metros antes da curva acontecer, mostrando aos condutores que estão atrás que ele pode precisar diminuir sua velocidade para realizar a manobra.

Respeitar a sinalização

As placas de trânsito possuem uma função muito importante: orientar os motoristas. 

Sendo assim, é preciso respeitá-las sempre. Esse é o papel dos motoristas. Agora, o seu, como gestor, é certificar de que todos os motoristas estão com as habilitações em dia e sabem identificar todas as placas e sinalizações existentes.

Manter a distância necessária

Existe um cálculo aproximado de uma distância que ajuda a manter uma segurança no trânsito, este diz que deve-se ficar a cerca de “3 carros de distância” do veículo que estiver à frente.

De maneira geral, quanto maior a velocidade do veículo, maior deve ser a distância entre ele e outro.

Assim, caso ocorra um imprevisto e seja necessário uma frenagem brusca no meio da via, há espaço o suficiente para evitar uma batida forte.

Saber as leis de trânsito

Algumas dessas ações são até dispostas na legislação brasileira. Inclusive, parte das responsabilidades do gestor de frotas é conhecer as leis de segurança no trânsito, para que possa acompanhar as multas da operação e saber como instruir aos motoristas que evitem desrespeitar essas regras.

Algumas das principais leis incluem: 

  • Respeitar os limites de velocidade máxima das estradas e rodovias;
  • Manter distância segura entre veículos;
  • Seguir as indicações de sinais e placas de trânsito;
  • Conhecer as regras de estacionamento em vias urbanas, assim como de locais apropriados para a carga e descarga de mercadorias;
  • Entre outras.

Importância de treinar os motoristas sobre segurança no trânsito

A gestão tem um papel importante na frota: é por meio dela que se controla e planeja processos com informações precisas a respeito dos veículos e também dos motoristas.

Quando bem feita, fica mais fácil identificar problemas como o aumento das despesas em relação ao combustível e manutenção dos caminhões devido a direção descuidada dos condutores.

Os gestores devem, a partir dos dados, oferecer treinamento sobre boas práticas no trânsito, como é o caso da direção defensiva, que traz qualidade e segurança aos motoristas na pista.

Treinar os motoristas é importante pelos seguintes motivos:

  • Otimiza a manutenção dos veículos;
  • Reduz os custos da frota;
  • Diminui os acidentes de trânsito;
  • Aumenta a produtividade dos motoristas.

Confira os principais treinamentos sobre segurança no trânsito para motoristas:

Conhecimento básico sobre o veículo

Apesar dos motoristas de frota serem habilitados para dirigir caminhão, cada veículo possui uma característica própria. Oferecer treinamento mais técnico sobre questões básicas de mecânica resulta no domínio completo do modelo usado para as viagens.

Utilização dos veículos

A política de frota não deve ser deixada de lado. Ela é fundamental para que, a cada contratação, se faça um treinamento completo e padronizado, abordando todos os detalhes. 

Você deve incluir, neste documento, informações sobre para que o veículo deve ser usado, quando e por quem, entre outras informações.

Uso de tecnologias

A cada dia que passa, novas ferramentas tecnológicas são lançadas no mercado com o intuito de agilizar processos que até então eram feitos manualmente. No entanto, é preciso um treinamento para que todos os envolvidos saibam como usá-los.


Para melhor administrar os condutores da sua empresa, faça o download da nossa planilha de controle de motoristas.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.