Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como escolher um sistema de manutenção de frotas?

O sistema de manutenção gera organização e eficiência. Saiba como escolher o ideal para a sua frota.
Entenda como o sistema de manutenção contribui na sua frota.

O sistema de manutenção de frotas já deixou de ser uma tecnologia inovadora, desde que a sua necessidade se tornou fundamental nas frotas veiculares.

É o tipo de ferramenta que torna os processos de manutenção muito mais rápidos e eficientes, trazendo praticidade para o serviço e segurança no transporte.

Isso acontece porque o sistema é composto por etapas que garantem a passagem do veículo pela oficina e a inspeção dos componentes com regularidade, sendo eles consertados ou substituídos conforme necessário. 

Além disso, o sistema fornece o armazenamento de dados com acesso instantâneo em qualquer hora e lugar.

Conheça mais sobre essa ferramenta:

O que faz um sistema de manutenção de frotas?

Um sistema de manutenção armazena os dados dos caminhões como documentos, data das últimas e futuras revisões,histórico de consertos e trocas de peças, o que torna o acesso às informações dos veículos rápido e imediato.

Também funciona como um centralizador de informações, facilitando a operação de manutenção dos veículos ao reunir as ordens de serviços abertas e o controle de estoque de peças disponíveis para a frota.

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Em alguns casos, os sistemas possuem a proposta de controlar alguns indicadores de desempenho, que colaboram na criação do cronograma de manutenção, assim como de planejamento de troca e compra de novos veículos para a frota.

Como funciona o sistema de manutenção para frotas?

Não tem muito mistério, o sistema de manutenção funciona fazendo o controle das atividades que são essenciais nas operações de transporte. Incluindo:

  • Controle de inspeções dos veículos;
  • Abertura e fechamento de ordens de serviço;
  • Gastos com serviços preventivos e corretivos;
  • Gestão de peças em estoque;
  • Armazenamento e organização de dados sobre os veículos;
  • Geração de relatórios automatizados.

Entre outras possíveis funcionalidades, essas são algumas das mais importantes que você não pode deixar de ter na sua frota. 

A partir da alimentação do sistema com informações sobre cada uma dessas etapas, você passa a compreender melhor a sua operação. Assim, facilita a análise dos ativos e seus componentes a fim de tomar decisões melhores no dia a dia da frota.

De maneira geral, o sistema de manutenção nada mais é do que uma ferramenta facilitadora para o gestor da frota.

Qual o objetivo do sistema de manutenção?

O sistema tem como principal objetivo o controle de manutenção de frotas. 

Como consequência desse objetivo, entram todos os outros secundários, que podem até ser mais importantes, como tornar os veículos mais seguros para realizar as rotas, reduzindo as chances de acidentes, cumprindo prazos de entregas e aumentando a vida útil dos veículos.

Por outro lado, o sistema de manutenção também fornece dados para o planejamento e criação de metas da empresa, aumentando as chances de expandir os negócios e se colocando à frente da concorrência.

Por que ter um sistema de manutenção na frota?

É importante pensar que a boa gestão de manutenção envolve considerar os sistemas administrativo e financeiro da empresa. Visto que um caminhão com defeito e parado não realizará as entregas, e terá altos custos para conserto.

Com o uso de um sistema de manutenção de frotas, é possível incluir e acessar os dados em computadores e celulares com poucos cliques, tornando a rotina de trabalho mais fluida e segura, reduzindo as chances de erros.

Vale destacar também a redução de custos. Ela é alcançada através de um planejamento baseado nos gráficos oferecidos pelo sistema, que dá uma visão clara e detalhada do desempenho e resultados da frota.

Como escolher o melhor sistema de manutenção?

Escolher um sistema de frota compatível com as necessidades da empresa e com orçamento disponível é essencial. Para saber qual software disponível no mercado é o mais adequado para a sua operação, confira três dicas que podem te ajudar na hora de decidir:

1 Pesquise quais são os sistemas disponíveis no mercado

Antes de adquirir uma solução, faça o levantamento dos diferentes desenvolvedores de sistema de manutenção disponíveis no mercado.

Com uma lista completa e a identificação de todas as funcionalidades que cada um tem, você consegue realizar um comparativo e negociar com as principais opções que atendem às necessidades da sua frota.

2 Solicite uma  demonstração

O próximo passo é solicitar uma demonstração das plataformas que mais se encaixam no perfil que você busca para a sua empresa. Além disso, avaliar o preço do sistema e como ele se adequa na rotina da sua operação são passos bem importantes. 

Nesse momento, você deve tirar todas as dúvidas e visualizar o desempenho do software, identificando como ele pode agregar aos resultados da sua frota.

3 Avalie as automatizações e entregas do sistema

Na terceira etapa, tenha em mente o que de fato o sistema deve suprir na sua empresa, avaliando a funcionalidade de cada uma das opções que estão sendo consultadas. 

Peça para entender quais tarefas são automatizadas e atendem às dores da sua frota, quais os gráficos de resultados que a ferramenta gera para você analisar e se eles são suficientes para as análises e decisões que você pretende avaliar.

Entenda também como se dá a organização dos dados na plataforma, se a usabilidade do aplicativo e/ou sistema é intuitiva e fácil, entre outros fatores. Você precisa entender como funciona com facilidade e se os colaboradores da frota terão, igualmente, facilidade com o uso da ferramenta.

Todos esses fatores combinados ajudam a medir se a solução de fato vale a pena.

Se eles atenderem ao que a sua operação precisa, ótimo! Caso contrário, você já sabe que precisa buscar outra solução mais adequada à sua realidade.

Com foco em economia, segurança e produtividade, nós oferecemos soluções voltadas para a otimização da gestão de frotas nas suas operações de transporte. Inclusive, o sistema de gestão de manutenção de frotas. 

Conheça mais e confira todas as funcionalidades em nossa página.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.